NOTÍCIAS

Lar.png

Príncipe William homenageia Diana em prêmio

no dia em que ela faria 61 anos

WhatsApp Image 2022-07-01 at 11.15.33.jpeg

O príncipe William homenageou a mãe, Diana Spencer, no dia em que ela faria aniversário de 61 anos de idade. Nesta sexta-feira (1), o Duque de Cambridge, de 40 anos de idade, emitiu carta para falar às finalistas do Prêmio Diana, que exalta as pessoas de 9 a 25 anos de idade que atuam em ações sociais e trabalho humanitário.

 

Em uma carta comovente às vencedoras deste ano, William as chamou de "inspiradoras". "Parabéns por receber o Prêmio Diana hoje! Você faz parte de uma geração inspiradora de jovens que estão mudando o mundo por meio de suas ações, e admiro imensamente seus esforços", escreveu ele na carta, escrita em papel timbrado oficial do Palácio de Kensington.

"Admiro imensamente seus esforços. Suas histórias são notáveis. Muitos de vocês enfrentam grandes desafios em tempos difíceis, mas estão quebrando incansavelmente barreiras para criar um futuro melhor para todos nós", continuou ele.

O Duque de Cambridge, então, mencionou Diana Spencer na carta. "Vocês realmente são a personificação do legado de minha mãe e eu sei que ela ficaria muito orgulhosa de todas vocês. Acredito que não há melhor maneira de celebrar sua vida e trabalho do que reconhecer pessoas incríveis que dedicam tanto tempo e esforço para ajudar aqueles ao seu redor".

 

"Hoje, no que seria o aniversário de 60 anos de nossa mãe, lembramos de seu amor, força e caráter - qualidades que fizeram dela uma força do bem em todo o mundo, mudando inúmeras vidas para melhor", disseram William e Harry em comunicado conjunto lançado em 1º de julho de 2021. “Todos os dias, desejamos que ela ainda esteja conosco, e nossa esperança é que esta estátua seja vista para sempre como um símbolo de sua vida e seu legado”.

Lar.png

 

Instagram vai mostrar quem visualizou

o seu perfil? Entenda o rumor

WhatsApp Image 2022-07-01 at 09.01.28 (1).jpeg

Um rumor tomou conta das redes sociais nesta semana. Um suposto print da aba de atividades do Instagram mostra que a plataforma de compartilhamento de fotos iria mostrar quem visitou um perfil. O post viralizou no Twitter e a notícia começou a se espalhar com os usuários apreensivos com a novidade.

 

No entanto, até agora, o Instagram não publicou nenhum comunicado oficial sobre a possível atualização. Além disso, uma análise mais cuidadosa do print mostra que a fonte usada na nova notificação é diferente dos outros conteúdos apresentados na aba, o que indica que a foto não passa de uma montagem.

 

Por conta do rumor a palavra ‘Orkut’ entrou para os Assuntos do Momento do Twitter na tarde desta quinta-feira (30). Nas postagens, internautas compararam a suposta nova função do Instagram com a oferecida pela falecida rede social.

Lar.png

População mundial deve crescer

em 2,2 bilhões até 2050

WhatsApp Image 2022-06-30 at 11.43.15.jpeg

O relatório da Organização das Nações Unidas Habitat apontou que a pandemia desacelerou a vinda da população mundial para os centros urbanos, mas não freou o êxodo. Segundo o relatório, em 2050, a população urbana mundial deve crescer 2,2 bilhões.

 

Em 1950, mais de dois terços da população mundial vivia em zona rural, cerca de 2 milhões. Foi só em 2007 que a população mundial urbana ultrapassou a rural, mantendo-se predominante até o momento. Dados esses do relatório World Urbanizacion Prospects, produzido pela Divisão das Nações Unidas para a População do Departamento para Assuntos Econômicos e Sociais (Desa). 

 

O relatório da ONU apontou uma pequena mudança no início da pandemia da covid-19, em que as populações urbanas se refugiaram em zonas rurais, afastadas das cidades para se proteger. No entanto, o período foi rápido e mesmo com a alta incidência do vírus nas cidades, elas se tornaram pólo importante e de oportunidades para muitas pessoas. 

Com isso, o estudo deixa claro que as cidades vieram para ficar, e a pandemia foi um grande teste.

Lar.png

Alpargatas amplia programa de contratação

de pessoas trans nas fábricas

A Alpargatas, em parceria com o Alicerce Educação, está expandindo o projeto AlpaTRANSforma, voltado à inclusão social de pessoas transexuais no mercado de trabalho. Na primeira fase do projeto, com apoio da Prefeitura Municipal de Campina Grande (PB), 34 pessoas foram contempladas com aulas de reforço de ensino básico, e 28 pessoas foram contratadas para vagas nas fábricas da empresas. Agora, o objetivo é aumentar para 60 o número de colaboradores trans, ampliando também para a cidade de Santa Rita.

 

A parceria com o Alicerce se iniciou a partir de uma demanda da Alpargatas de ampliar a diversidade e inclusão em sua maior fábrica, e da dificuldade de  encontrar pessoas candidatas para as vagas. Foi então que surgiu o projeto para reforçar e desenvolver a educação de base de transexuais como estratégia para mudar este cenário. Após três meses de estudos, todas as pessoas participantes do curso receberam os certificados de conclusão.

 

“A parceria com a Alpargatas viabilizou a atuação do Alicerce Educação na capacitação profissional desses alunos e alunas, por meio de metodologia inovadora na recuperação de defasagens de ensino. Isso foi feito de forma personalizada, para que os objetivos fossem alcançados de maneira assertiva”  afirma Mônica Weinstein, VP de Desenvolvimento e Pesquisa no Alicerce Educação.

 

Os alunos receberam aulas de matemática, português e leitura e foram expostos a conversas que estimulam o pensamento crítico e autoconfiança, além de receberem apoio socioemocional em alinhame

Lar.png

Tratamento inovador elimina totalmente o câncer

de mama em estágio inicial 

WhatsApp Image 2022-06-30 at 10.13.27.jpeg

Um estudo recente publicado recentemente na revista Proceedings of the National Academy of Sciences mostrou que a aplicação de uma imunotoxina nos dutos mamários eliminou totalmente lesões pré-cancerosas visíveis e invisíveis de pacientes.  Tumores desapareceram em duas semanas após injeção da substância e sem efeitos colaterais

 

A pesquisa foi feita em laboratório e liderada por pesquisadores do Johns Hopkins Kimmel Cancer Center, especializado em câncer de mama em estágio inicial.

 

O estágio zero da doença, também conhecido como CDIS (carcinoma ductal in situ), é caracterizado pela presença de células pré-cancerosas anormais nos dutos de leite.


De acordo com o autor sênior do estudo, Saraswati Sukumar, diversas mulheres realizam cirurgias de remoção, tratamentos de radiação e, em alguns casos, quimioterapia ou terapias hormonais para eliminar esses cânceres precoces.

Lar.png

Ceará é 3º estado do Nordeste com maior longevidade

da população, aponta IBGE

WhatsApp Image 2022-06-30 at 15.25.36.jpeg

A expectativa de vida no Ceará cresceu 2,1 anos em um período de 10 anos. Com o índice, o Estado é o terceiro do Nordeste em longevidade, ficando atrás do Rio Grande do Norte (76,36) e do Maranhão (74,98). Além disso, a expectativa média de vida do cearense saiu de 74,3 em 2018, para 74,5 em 2019.

 

Os dados são da Tábua Completa de Mortalidade para o Brasil, divulgadas na manhã desta quinta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Ainda conforme o levantamento do Instituo, as mulheres do Ceará podem viver oito anos a mais que o sexo masculino no Ceará: o esperado é que elas atinjam os 78,5 anos, enquanto os os homens podem chegar aos 70,5 anos. A diferença entre os sexos, avalia o IBGE, é consequência do fenômeno “sobremortalidade masculina” um reflexo do processo de urbanização e metropolização brasileiro.

 

Julio Alfredo Racchumi Romero, demógrafo e professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), explica que esse fator também está relacionado a questões culturais, de maior atenção à saúde pelo público feminino, e o aumento da escolaridade. Entre as mulheres também eleva a expectativa de vida.

 

Mesmo com o crescimento recente, o cearense ainda vive dois anos a menos do que calculado para média brasileira. De acordo com a tábua, a expectativa de vida no Brasil é de 76,6 anos. O IBGE ressalta que a expectativa de vida muda conforme o ano de nascimento da pessoa e o sexo e é considerado para calcular as aposentadorias no Regime Geral de Previdência Social.

Lar.png

Sindipostos realiza ato pelo limite do ICMS na manhã

desta sexta na Assembleia Legislativa do Ceará

 

Posto (1).jpg

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado do Ceará (Sindipostos-CE), organiza, nesta sexta-feira (1º), uma manifestação na Avenida Pontes Vieira, ao lado da Assembleia Legislativa do Ceará. Na pauta, está a sensibilização das autoridades para adesão à LC 194/2022, limitando o ICMS de combustíveis, energia elétrica e telefonia. O ato ocorre a partir das 9h. 

 

"A Presidência da República já sancionou já faz mais de uma semana, a população já devia estar abastecendo com preços mais baixos, mas o Estado ainda está relutante em aderir. Temos que mostrar aos dirigentes estaduais a necessidade e importância da queda de impostos sobre produtos essenciais para o povo", afirma Manuel Novais Neto, presidente do Sindipostos-CE.

 

Além do benefício para a população com os preços baixos dos combustíveis, o Sindicato ressalta que o Governo do Estado compensará a arrecadação com a movimentação da economia em outros produtos com o consequente crescimento econômico no comércio e indústria cearenses. Em substituição aos impostos dos produtos incluídos na LC, outros podem ser gerados.

Lar.png

Cataratas do Iguaçu são eleitas como a

7ª principal atração turística do mundo

40d14048-8e79-48a5-9913-f4b4119977df.jpg

As Cataratas do Iguaçu foram eleitas como a sétima principal atração turística do mundo pelo levantamento “Travelers’ Choice 2022 – Best of the Best”, da TripAdvisor. O conjunto de quedas d’água conquistou, ainda, a primeira colocação da América do Sul na avaliação dos usuários. Os dois resultados fazem as Cataratas alcançarem seu melhor histórico nos rankings da plataforma de viagens.

 

Dentre as atrações eleitas pelos avaliadores, estão em primeiro lugar a Igreja da Sagrada Família, na Espanha, seguida pelo Coliseu de Roma, na Itália, e o Empire State Building, em Nova York. Dez locais são listados, sendo que as Cataratas, junto ao Jardim dos Deuses, nos Estados Unidos, são os únicos espetáculos naturais.   Para ser vencedor na categoria “Travelers’ Choice 2022 – Best of the Best”, segundo o TripAdvisor, os locais são “determinados com base na qualidade e na quantidade de avaliações e pontuações dos viajantes publicadas no Tripadvisor em um período de 12 meses, bem como em um processo editorial adicional”.

 

Oferecido todos os anos, o prêmio é o maior reconhecimento dado pela empresa aos estabelecimentos que estão entre os melhores no Tripadvisor.

Lar.png

II Fórum da Economia Criativa debate importância

da criatividade e empreendedorismo 

Tendo como foco a criatividade e o empreendedorismo como potencialidades transformadoras da sociedade, o II Fórum da Economia Criativa apresentou, na segunda-feira (27), considerações e cases de profissionais ligados aos diversos aspectos da temática entre setor público e privado. A iniciativa faz parte do Circuito Fenacce com uma série de ações online e gratuitas que antecedem a Feira Nacional do Artesanato e Cultura (Fenacce), a ser realizada em setembro no Centro de Eventos do Ceará.  

 

Durante o primeiro painel "Economia Criativa como Estratégia de Desenvolvimento", mediado por Circe Jane, diretora do Sindieventos, foram levantadas ideias e estratégias relacionadas à convergência de criatividade e patrimônio, arquitetura, estrutura das cidades e design. Para o assessor da Vice-Prefeitura de Fortaleza e Ponto focal da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, Alberto Gadanha, é possível entender a economia criativa como uma maneira de desenvolver a cidade de forma sustentável. 

 

"Quando a gente pensa em criatividade, as vezes pensa só na parte artística, da inspiração, da ideia, mas esquece que a criatividade está ligada à ideia de atividade, de algo que realmente é colocado em prática como o design urbano que Fortaleza tem recebido, por exemplo, no projeto de micro parques, no uso de bicicletas, criação do distrito cultural e outros. E é nisso que a Rede de Cidades Criativas da Unesco acredita, no desenvolvimento de um lugar a partir da criatividade, a intenção é compartilhar projetos para atingir objetivos maiores, soluções para desafios em comum", afirma. 

Lar.png

Ricardo Cavalcante se reúne com Ministro da Economia

e do Mar de Portugal

Nesta quarta-feira (29/06), o Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação NE Forte, Ricardo Cavalcante, se reuniu com o Ministro da Economia e do Mar de Portugal, António Costa Silva, durante extensa programação de fortalecimento de negócios e relações em Portugal. No momento, os gestores discutiram sobre a implementação de projetos voltados para a Segurança Alimentar, Matrizes Energéticas Sustentáveis , Hidrogênio Verde e o Observatório da Indústria da FIEC.

 

O encontro tem como objetivo estreitar relações entre as instituições e empresas portuguesas e as indústrias cearenses, promovendo o desenvolvimento de novas oportunidades, emprego e renda nos dois países. Entre os presentes, estiveram o Secretário de Estado do Mar de Portugal, José Maria Costa; Andreia Fernandes Ventura, Administradora do Grupo ETE / SGPS - Portugal; e Miguel Marques, da Blue Info e Skipper & Wool;

 

Da FIEC, estavam presentes Sampaio Filho, Diretor de Inovação; Beto Gradvohl, Presidente CS Economia do Mar e representante do Sindicato das Indústrias de Frio e Pesca do Ceará (Sindfrio-CE); além de Cadu Villaça, Consultor Técnico e Científico do Sindfrio-CE.

Lar.png

'Estamos na quarta onda', diz prefeito de Fortaleza

sobre cenário da pandemia de Covid-19

 

WhatsApp Image 2022-06-29 at 15.20.01 (1).jpeg

O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), disse que a capital vive uma quarta onda de Covid-19, nesta quarta-feira (29). Apesar do novo momento, os sintomas dos infectados estão mais leves por conta da vacinação, conforme o gestor municipal.

 

"Me perguntaram se nós estávamos na pandemia. Nós estamos na quarta onda. Os sintomas são muito leves porque nós temos hoje a população vacinada. Quem tem hoje a terceira e quarta dose estão com sintomas leves e moderados", declarou Sarto.

 

Fortaleza confirmou 98.788 casos de Covid-19 entre 1º de janeiro de 2022 e esta terça-feira (28), segundo o IntegraSUS, plataforma da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A capital tem ainda 5.103 casos suspeitos.

Lar.png

Estresse social envelhece o sistema imunológico

de maneira precoce, diz estudo

dab2596d-d8a9-4af4-ac3d-ca98488a72d8.jpg

Estresse social, como discriminação e problemas de trabalho e financeiros, podem contribuir para o envelhecimento prematuro do sistema imunológico, segundo um estudo recente. O que representa um golpe duplo, pois o sistema imunológico já se deteriora com a idade.

 

O envelhecimento imunológico, fenômeno conhecido como imunossenescência, pode levar ao câncer, doenças cardíacas e outras condições de saúde relacionadas à idade, além de reduzir a eficácia das vacinas, como a Covid-19, disse o principal autor Eric Klopack, pós-doutorando na Escola de Gerontologia Leonard Davis da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

 

“Pessoas com pontuações mais altas de estresse apresentavam perfis imunológicos aparentemente mais velhos, com porcentagens mais baixas de combater doenças recentes e porcentagens mais altas de células T desgastadas”, disse Klopack.

Lar.png

OAB-CE discute em audiência pública

o uso terapêutico da Cannabis

3c6e70df-8918-4238-900d-09730f981852.jpg

"A crescente demanda do uso terapêutico da Cannabis no Ceará e no Brasil", será tema de audiência pública, com debate promovido pela Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas da Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE), nesta quinta-feira (30/06), às 14h. A ideia do debate, que acontece no plenário da seccional, é tratar das questões que envolvem a regulação da Cannabis medicinal e faz parte da 24ª Semana Nacional de Políticas Sobre Drogas, instituída pela Lei 13.840, de 05 de junho de 2019.

 

"Elaboramos uma série de atividades que promovam a reflexão sobre o tráfico e o uso abusivo e terapêutico de algumas drogas, sejam elas ilícitas ou não. Coroando a programação, também trazemos à tona a discussão sobre o uso terapêutico e medicinal da Cannabis, que já é uma realidade no país", explica a presidente da Comissão de Políticas Públicas sobre Drogas, da OAB-CE, Vanessa Venâncio.

 

A advogada também pontua, que a Anvisa já regulamentou 33 remédios à base de canabidiol e no último dia 14 de junho, por unanimidade, a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu salvo-conduto para garantir a três pessoas que possam cultivar a erva com a finalidade de extrair óleo medicinal para uso próprio, sem o risco de sofrerem qualquer repressão por parte da polícia e do Judiciário.

 

O Estado do Ceará vem se mobilizando na confecção de um Projeto de Lei para a regulamentação do produto. "A nossa Comissão entendeu que é um momento oportuno para discutir o tema em forma de audiência pública, para que instituições e órgãos públicos mobilizem forças em prol de uma finalidade em comum", finalizou Vanessa Venâncio.

Lar.png

Cigarro eletrônico aumenta chance de

infarto em 42%, diz especialista

d6d214fa-7416-4f8a-a283-6f40e48574ec.jpg

A especialista em dependência química da área de Pneumologia no Hospital das Clínicas (HC) da USP Stella Martins disse que a chance de um usuário de cigarro eletrônico ter um infarto é 42% maior do que aqueles que não fazem uso do produto.

 

Stella explicou ao Jornal da USP que os cigarros eletrônicos possuem a chamada supernicotina, contendo o sal da nicotina, muito mais potente que a substância presente nos cigarros tradicionais.   

 

Outro potencializador dos riscos desse produto é a quantidade de nicotina em comparação ao cigarro comum. No cigarro eletrônico, a cápsula, que se assemelha a um pendrive, tem presença da substância de até 57mg em cada ml do líquido utilizado. Já o cigarro tradicional tem um limite de 1 mg.

 

“É uma quantidade absurda de nicotina que está sendo entregue aos jovens, que, muitas vezes, nem fumavam” disse a especialista ao jornal.   

 

Outro potencializador dos riscos desse produto é a quantidade de nicotina em comparação ao cigarro comum. No cigarro eletrônico, a cápsula, que se assemelha a um pendrive, tem presença da substância de até 57mg em cada ml do líquido utilizado. Já o cigarro tradicional tem um limite de 1 mg.

 

“É uma quantidade absurda de nicotina que está sendo entregue aos jovens, que, muitas vezes, nem fumavam” disse a especialista ao jornal.  (Crédito: Ruslan Alekso/Pexels)

Lar.png

Aumento na conta de energia

será revisto pela Aneel

WhatsApp Image 2022-06-29 at 09.12.20.jpeg

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai rever os reajustes tarifários de energia aprovados de fevereiro a maio deste ano, incluindo o aumento de 24% aplicado pela Enel Ceará.

A medida, divulgada na última terça-feira (28), tem o objetivo de considerar no cálculo a devolução de tributos pagos a mais pelos consumidores de energia. A decisão veio a público um dia após o presidente Jair Bolsonaro sancionar um projeto de lei que institui a devolução dos tributos pagos a mais pelos consumidores.

A Aneel afirmou ainda que já foi aberto um processo específico de revisão tarifária para 13  distribuidoras de energia, dentre elas a Enel Ceará. Em nota, última terça-feira, a Enel Distribuição Ceará informou que ainda não foi oficialmente notificada sobre uma eventual revisão tarifária extraordinária. Fonte: Diário do Nordeste.

Lar.png

Covid: pesquisa da Fiocruz alerta para morte

de menores de 5 anos

 

WhatsApp Image 2022-06-28 at 22.19.16.jpeg

Uma análise do "Observa Infância", projeto ligado à Fiocruz, afirmou que 1.730 menores de cinco anos morreram por complicações da covid-19 desde o início da pandemia. Na média, são duas mortes nessa faixa etária por dia. 

 

O nordeste  (43,9%) é a região com o maior número de vítimas entre crianças abaixo de cinco anos, seguido por sudeste (24,5%), norte (18,1%), sul (7,3%) e centro-oeste (6,1%). Para mudar esse quadro, os pesquisadores da Fiocruz afirmam que é importante ampliar, o mais rápido possível, a vacinação entre as crianças -- hoje restrita aos maiores de cinco anos. No entanto, até o momento, a Anvisa só recebeu um pedido para a aprovação de imunizantes para os mais novos.

O imunizante coronavac, do instituto Butantan, fez a solicitação para a Anvisa em março. Diversas sociedades médicas participam do processo de análise, que ainda não tem prazo para terminar. Já a Pfizer ainda prepara um pedido junto à Anvisa.

Sociedade de Cardiologia orienta

sobre novo recolhimento da losartana

dc8df812-c252-4117-a289-483b2c8bfc7c.jpg

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) divulgou nota na, segunda-feira (27/6), para orientar os pacientes hipertensos e com cardiopatia sobre o que fazer em relação à determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o recolhimento de lotes do medicamento losartana.

 

Na última semana, a agência reguladora anunciou a interdição e o recolhimento de novos lotes de medicamentos com o princípio ativo losartana. Os remédios, usados para tratar casos de hipertensão e insuficiência cardíaca, apresentam altos níveis de uma impureza chamada “azido”, que é considerada cancerígena.

 

A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) afirma que participou de reuniões com o Ministério da Saúde e com a Anvisa, e concorda com a decisão da agência regulatória. 

 

 “A SBC apoia as seguintes recomendações: 1 – Os pacientes que fazem uso da losartana devem continuar utilizando o seu medicamento; 2 – os pacientes que estão fazendo uso de um dos lotes interditados devem seguir as recomendações da Anvisa para a troca; 3 – Em caso de dúvida ou necessidade de orientação, os pacientes devem procurar atendimento médico”, diz o documento.

Lar.png

Governo federal lança novo modelo

de passaporte; confira o que muda

O governo federal anunciou na segunda-feira (27) um novo modelo de passaporte. O intuito, segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, é que o documento se torne um “cartão de visitas do cidadão brasileiro para o mundo”.

 

Todas as páginas do passaporte serão ilustradas com ícones representativos dos biomas e da cultura de cada uma das cinco regiões do país.

 

O novo modelo foi idealizado em uma parceria entre a Casa da Moeda, Polícia Federal e Ministério das Relações Exteriores, “levando-se em conta o que há de mais moderno no mundo em tecnologia antifraude”.

 

De acordo com a ICAO (International Civil Aviation Organization), instituição da Organização das Nações Unidas (ONU) que padroniza os documentos de viagem, os passaportes devem ser atualizados a cada 10 anos. No Brasil, no entanto, os itens são os mesmos desde 2006. Com informações da CNN.

Lar.png

Diabetes: o que é, quais são os sintomas,

fatores de risco e complicações

WhatsApp Image 2022-06-28 at 15.52.24.jpeg

O diabetes é uma síndrome metabólica, causada por diferentes fatores, que faz com que o organismo desenvolva defeitos na ação ou produção da insulina.

 

A doença é caracterizada pela hiperglicemia crônica, que é o aumento dos níveis de açúcar no sangue e se desenvolve por meio de fatores genéticos, biológicos e ambientais. O agravo pode ser classificado como diabetes tipo 1 ou tipo 2.

Cerca de 12,3 milhões de pessoas convivem com o diabetes no Brasil, de acordo com estimativas do Ministério da Saúde.  A adoção de uma vida saudável e a prática regular de atividades físicas são as principais medidas que previnem e controlam o diabetes mellitus. 

 

No diabetes tipo 1, o organismo perde sua capacidade de metabolizar a glicose (açúcar). O diagnóstico é precoce e normalmente acomete crianças e adolescentes. Além disso, o fator hereditário, que é quando há histórico familiar, pode contribuir também.

 

Já o diabetes tipo 2 se caracteriza pela resistência da insulina, se apresenta de maneira gradativa e é mais comum em adultos com hábitos inadequados que resultam no excesso de peso, dislipidemia (gorduras no sangue) e hipertensão. Esse tipo de diabetes não é comum em crianças.

 

Além dos fatores genéticos e a ausência de hábitos saudáveis, existem outros fatores de risco que podem contribuir para o desenvolvimento do diabetes.

 

  • Pressão alta
  • Colesterol alto ou alterações na taxa de triglicérides no sangue
  • Sobrepeso, principalmente se a gordura estiver concentrada em volta da cintura
  • Pais, irmãos ou parentes em primeiro grau com diabetes
  • Doenças renais crônicas
  • Histórico de doenças cardiovasculares
  • Tabagismo
  • Mulher que deu à luz criança com mais de 4kg
  • Diabetes gestacional
  • Síndrome de ovários policísticos;
  • Diagnóstico de distúrbios psiquiátricos, como esquizofrenia, depressão, transtorno bipolar
  • Apneia do sono
  • Uso de medicamentos da classe dos glicocorticóides

Fonte: CNNBrasil.

Lar.png

TSE recebe novo modelo de urnas eletrônicas

que serão utilizadas nas Eleições de 2022

d49ae522-6c12-466a-a87f-578ce5af65af.jpg

O Tribunal Superior Eleitoral e os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país receberam até esta semana 206.199 urnas eletrônicas do modelo UE2020, de um total de 224.999 previstas para serem entregues até outubro pela empresa Positivo Tecnologia. Ao todo, nas Eleições Gerais de 2022, serão utilizadas 577 mil urnas.

 

Vinte e um TREs já receberam a quantidade prevista de unidades dos novos equipamentos. Apenas os Regionais da Bahia, Ceará, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Roraima, além do TSE, ainda aguardam o recebimento de algumas urnas.

 

Os novos aparelhos permitirão a renovação do parque da Justiça Eleitoral, já que a vida útil de uma urna eletrônica é de 10 a 12 anos. Para estas eleições, as urnas fabricadas em 2006 e em 2008 serão substituídas pelos novos modelos.

Lar.png

Fortaleza será a primeira cidade do Brasil a implantar o

Programa de Policiamento em Pontos Quentes

ec7088a8-ed46-495e-8925-87f34b341b89.jpg

Uma nova tecnologia começou a ser desenvolvida  na Segurança Pública do Ceará, com aplicação inicial em Fortaleza. A iniciativa; chamada de Programa de Policiamento em Pontos Quentes (PPQ) tem o objetivo de  aperfeiçoar o sistema de "pontos quentes" ("hotspots", como é conhecido em inglês), ao traçar rotas para o policiamento ostensivo.

 

O Programa será financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e com a Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). 

 

A ideia do Programa, segundo Helano Matos, responsável pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), é escolher cidades brasileiras para fazer o mapeamento da chamada mancha criminal, ou 'hotspots', que é o ponto quente, onde tem maior incidência de crime. Vamos receber essa tecnologia toda gratuita. A nossa contrapartida é fornecer os dados, para eles trabalharem e construírem o sistema."

Lar.png

De Covid a câncer: cães brasileiros

são treinados para farejar doenças

49a6762f-3dce-4666-ad00-46f801fd8054.jpg

Usado por forças de segurança para encontrar explosivos, drogas escondidas ou pessoas desaparecidas, o focinho canino pode ajudar a diagnosticar doenças. No Brasil, há pelo menos dois projetos que treinam cães para farejar enfermidades como Covid-19 e câncer de mama. Com o olfato muito mais apurado que o humano, os pets podem contribuir fazendo uma espécie de triagem inicial, indicando quais pessoas devem ser encaminhadas para exame diagnóstico.

 

Durante seu funcionamento, o sistema imunológico humano produz vários compostos químicos que ajudam o organismo a combater um vírus ou doença. Essas substâncias defensoras possuem um cheiro específico e diferente do restante dos compostos do corpo, sendo liberadas pelo suor, urina e fezes. Esse odor característico é o que possibilita que os cães possam ser treinados para identificá-lo.

 

Um segundo estudo em andamento, feito pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep) treina oito cães. A partir do odor característico emitido por quem foi infectado pelo coronavírus, os cachorros conseguem apontar quais amostras estão ou não contaminadas pelo patógeno.

 

Primeiro treinamos o cão para ele aprender a procurar por algo que queremos. Depois, ensinamos a diferenciar o cheiro dos casos positivos das amostras controle, que são testes negativos ou pessoas que estão com outras infecções virais — explica Jorge Pereira, responsável técnico da empresa de treinamentos caninos.

Lar.png

Substâncias encontradas no limão, podem combater a Covid-19,

descobrem pesquisadores cearenses

6337e718-f093-4922-ad1d-ece9b81db400.jpg

O limão possui compostos naturais específicos capazes de combater o Sars-Cov-2, agente causador da Covid-19. A descoberta foi feita por pesquisadores de universidades cearenses. O estudo foi publicado internacionalmente em 2021, e, neste ano, incluído na base de dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

O achado faz parte de um trabalho de Victor Moreira de Oliveira, estudante de graduação em Química, da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, vinculada à Universidade Estadual do Ceará (Fafidam/Uece), de Limoeiro do Norte, em parceria com o grupo de Química Teórica e Eletroquímica (GQTE).

 

O hábito do cearense de tomar chás de cascas de frutas cítricas, como laranja e limão, quando as pessoas ficam gripadas, foi o ponto de partida para a descoberta. As hipóteses e testes foram iniciados, no início da pandemia em 2020.

 

Através de simulações feitas em computadores, os pesquisadores observaram que quatro dos chamados limonoides têm potencial de inativar a proteína principal (M-pro) da replicação da SARS-CoV-2.

 

Segundo Victor, o estudo é inicial e funciona como triagem para o possível desenvolvimento de medicamentos derivados dos limonoides, uma vez que a base de dados foi disponibilizada para estudiosos de todo o mundo. A base de dados do estudo foi disponibilizada para estudiosos de todo o mundo. Fato que em um futuro próximo possa gerar novos medicamentos de combate à doença.

Lar.png

NOTÍCIAS

Lar.png

Ricardo Cavalcante discute ampliação das relações comerciais da economia

do mar entre Brasil e Portugal durante Conferência em Lisboa
 

WhatsApp Image 2022-06-27 at 16.55.19 (1).jpeg

FIEC, SINDFRIO-CE e DOCAPESCA (Portugal) assinaram memorando de entendimento para fortalecimento do setor de pesca dos dois países
 

 

 O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante,  participou, na companhia da Secretária de Estado das Pescas de Portugal, Teresa Coelho,  da Conferência  Parceria para a Inovação e Sustentabilidade da Fileira Alimentar do Mar, em Lisboa, Portugal no início da tarde desta segunda-feira (27/06).

 

O Encontro teve como objetivo fortalecer a indústria da pesca e as relações comerciais entre os países na área e contou  ainda com a assinatura de memorando de entendimento entre a FIEC, SINDFRIO-CE e DOCAPESCA - Portugal para promoção de cooperação técnica e formativa para gestão de infraestrutura de apoio à pesca, organização da primeira venda do pescado, sistema de rastreabilidade do pescado, gestão da segurança alimentar e certificação, sistema de informática de apoio à gestão e implementação do conceito de porto de pesca sustentável. 
 
Entre os presentes na reunião, estiveram Maria do Céu Antunes, Ministra da Agricultura e da Alimentação de Portugal; Sérgio Faias, Presidente da Docapesca (Portugal); Manuel Tarré, Presidente Associação da Indústria Alimentar pelo Frio (ALIF – Portugal); Alexandre Leitão, Embaixador de Portugal Responsável pela Organização da Conferência das Nações Unidas; Miguel Marques, da Blue Info e Skipper & Wool; Abílio Ferreira, representante da Câmara Municipal de Lisboa; o Diretor de Inovação da FIEC, Sampaio Filho; Beto Gradvohl, Presidente CS Economia do Mar e representante do Sindicato das indústrias de Frio e Pesca do Ceará (Sindfrio-CE); Cadu Villaça, Consultor Técnico e Científico do Sindifrio; além de diversos outros empresários do setor.

 

“É com muita honra que estamos aqui, buscando novos mercados. Portugal é exemplo para o mundo e é com bons exemplos como esse que temos que aprender. Também vamos compartilhar o que temos de relevante no Ceará. Juntos, podemos ir muito mais longe, promovendo o desenvolvimento da indústria do mar e dos nossos países”, declarou Ricardo Cavalcante.

Lar.png

Após crise e idas e vindas, CPI do MEC

será protocolada nesta 3ª

WhatsApp Image 2022-06-28 at 10.21.34.jpeg

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) irá protocolar, no início da tarde desta 3ª feira (28.jun), o requerimento de abertura da Comissão Parlamentar de inquérito (CPI) do Ministério da Educação (MEC). O pedido de CPI já reúne 28 assinaturas, uma a mais do mínimo necessário previsto no regimento interno do Senado. Mesmo a poucas horas para oficializar o pedido, a base do governo ainda articula a tentativa em retirar assinaturas do texto.

 

Com manutenção das assinaturas, há expectativa de que o tema avance na Casa. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tem adotado cautela ao comentar sobre o caso, mas afirma que a prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, na última semana, é um fato relevante.

 

A criação da CPI ganhou força com a deflagração na última semana da Operação Acesso, por parte da Polícia Federal, que prendeu por um dia Milton Ribeiro e os pastores evangélicos Gilmar Santos e Arilton Moura. A operação teve o intuito de investigar a prática de tráfico de influência e corrupção para a liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado ao Ministério da Educação. 

Lar.png

Nike anuncia encerramento

definitivo de operações na Rússia

WhatsApp Image 2022-06-26 at 20.33.40.jpeg

A gigante Nike anunciou, na última semana, o encerramento definitivo das operações na Rússia. O comunicado veio após a suspensão das atividades na região há três meses por sanções norte-americanas ao país após a invasão à Ucrânia, que se arrasta há cinco meses.

 

“Nossa prioridade é garantir apoio total aos nossos funcionários enquanto reduzimos nossas operações com responsabilidade nos próximos meses”, disse a marca em um comunicado divulgado pela agência de notícias Reuters

 

O site oficial da Nike na Rússia não está mais disponível. Ao acessá-lo, o usuário encontra a mensagem: “A empresa tomou a decisão de sair do mercado russo. Portanto, nike.com e o aplicativo da nike não estarão mais disponíveis nesta região. As lojas não reabrirão”.

 

A marca se juntou ao McDonalds e Starbucks, que pararam suas atividades na Rússia após o início da guerra contra a Ucrânia, em 24 de fevereiro. Com informações do Glamurama.

Lar.png

Vacinação contra gripe pode reduzir

em 40% o risco de Alzheimer, aponta estudo

WhatsApp Image 2022-06-27 at 15.53.26.jpeg

Pesquisas futuras devem avaliar se a vacinação contra a gripe também está associada à taxa de progressão dos sintomas em pacientes que já apresentam Alzheimer. Pessoas que receberam pelo menos uma dose da vacina contra a gripe tiveram 40% menos probabilidade de desenvolver a doença de Alzheimer, ao longo de quatro anos, em comparação com não vacinados. É o que revela um novo estudo da UTHealth Houston, dos Estados Unidos.

 

A pesquisa comparou o risco de incidência da doença neurodegenerativa entre pacientes com e sem vacinação prévia contra a gripe em uma grande amostra nacional de adultos dos Estados Unidos com 65 anos ou mais. Os resultados preliminares do estudo foram divulgados online de maneira antecipada. A versão final da pesquisa será publicada em agosto no periódico científico Journal of Alzheimer’s Disease.

 

“Descobrimos que a vacinação contra a gripe em adultos mais velhos reduz o risco de desenvolver a doença de Alzheimer por vários anos. A força desse efeito protetor aumentou com o número de anos que uma pessoa recebeu uma dose anual contra a gripe – em outras palavras".

Lar.png

Brasil figura entre os 5 maiores produtores

de energia solar, aponta pesquisa

WhatsApp Image 2022-06-27 at 17.13.51.jpeg

O Brasil se tornou o quinto maior produtor de energia solar em 2021, terminando o ano com cerca de 13 GW, segundo dados do relatório Renewables 2022 Global Status Report - REN21 - GSR 2022. As novas adições foram puxadas principalmente pela geração distribuída, quando os painéis fotovoltaicos são instalados no local em que a energia será consumida. O setor residencial foi responsável pela maior parte das contratações.

De acordo com o relatório, a energia solar distribuída cresceu no Brasil impulsionada por um aumento geral dos preços da eletricidade em decorrência da crise hídrica que impactou a capacidade hidrelétrica do país.

O relatório também mostrou que a captação de energia solar fotovoltaica continuou a crescer em toda a América Latina, apesar da lenta recuperação dos impactos da pandemia nos países dessa região. Os quatro países com melhor desempenho em capacidade recém-instalada foram Brasil, México, Chile e Argentina. No setor eólico, o Brasil está atrás apenas de China e Estados Unidos
 
Segundo o relatório, em 2021, as energias renováveis responderam por 84% das novas adições de energia na rede global, o maior percentual desde 2011, quando a medição começou a ser feita. Foram 315 GW de energia renovável nova no mundo, o suficiente para abastecer todos os consumidores domésticos do Brasil.

 

No setor eólico, o Brasil está atrás apenas de China e Estados Unidos, um segmento que deve sua expansão em 2021 principalmente ao destravamento de investimentos offshore (em alto mar). Fonte: AlôAlôBrasil.

Lar.png

Com aumento de casos, buscas por testes de Covid-19

no Ceará apresentam nova alta

PROJETO-CARROSSEL-3_03.png

A quantidade de testes de Covid-19 no Ceará vem demonstrando aumento gradativo nos últimos meses. Segundo dados da plataforma IntegraSUS, nas duas primeiras semanas deste mês de junho, a capital cearense teve 1.112 casos confirmados da doença, um aumento de 204% em relação ao mês de maio, que registrou 365 casos.  Da mesma forma, vem ocorrendo com a procura por exames comprobatórios da doença.

 

Um exemplo, são dados informados pela Drogaria Call Med Express, que mostram que no mês de janeiro de 2022 foram realizados cerca de 661 testes, com queda nos meses subsequentes, porém com tendência de crescimento. Neste mês de junho, com o retorno das atividades do comércio, festas e outros serviços, esse número também voltou a crescer, apresentando alta de 427% comparado ao mesmo período do mês de maio.

 

Segundo Felipe Braz, um dos farmacêuticos responsáveis pela realização dos testes de Covid-19 na drogaria, adultos de faixa etárias variadas e crianças com idade média de 3 anos de idade, estão buscando o atendimento no local, sendo os adultos o maior público com casos positivados. "Temos um público que varia entre crianças a partir de 3 anos e adultos de todas as idades. Os sintomas que os clientes apresentam ao chegar na drogaria são sempre muito parecidos, sendo os principais: dores de garganta, espirros, coriza e febre. Pedimos sempre que as pessoas que estiverem apresentando queixas, se dirijam ao local utilizando máscara, na busca de garantir a segurança tanto dos clientes como dos colaboradores", relata Felipe.

 

Para realizar o teste de Covid, é necessário a solicitação do exame por meio dos números de telefones (85) 98149-8743/ 98170-0711 ou via rede social Instagram - @callmedexpress. Após o exame, o resultado fica pronto em até 30 minutos. O valor do teste é de R$ 64,99.

Lar.png

Zoológico do Ceará promove festa junina

para animais no Ceará
 

WhatsApp Image 2022-06-25 at 14.30.43 (1).jpeg

O Zoológico de Canindé realizou atividades com bichos pela primeira vez com temática junina. Ações servem para estimular animais a ter comportamentos da natureza.

 

Nem só a população pode aproveitar as festas juninas neste período do ano. O Zoológico de Canindé, no interior do Ceará, proporcionou aos animais do local atividades de enriquecimento ambiental com ares de festejo junino.

Conforme Taíse Praxedes, estudante de Zootecnia da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma das organizadoras da ação, o enriquecimento ambiental é um conjunto de técnicas para os comportamentos ambientais dos animais cativos, proporcionando o bem-estar para eles. 

 

Em um enriquecimento ambiental, os bichos podem, por exemplo, ser estimulados a abrir uma caixa sozinhos, na qual há algum item que serve como recompensa. "São atividades que estimulam a busca, o faro, a curiosidade dos animais, comportamentos da natureza, para que eles possam reproduzi-los em cativeiro", explicou a estudante, também voluntária do zoológico.

 

A atividade, porém, não se restringe apenas à incorporação de temas. O enriquecimento temático é comum na rotina do equipamento, que realiza, também, outras ações.

Lar.png

Reforma no Mercado São Sebastião terá investimento

de R$ 1 milhão e deve ser concluída em 6 meses

WhatsApp Image 2022-06-25 at 09.17.29.jpeg

O prefeito Sarto assinou na sexta-feira, 24, a ordem de serviço para reforma do Mercado São Sebastião. O investimento no equipamento conhecido pela gastronomia regional será de R$1 milhão.

 

“Será uma obra de requalificação e modernização deste equipamento de grande valor histórico e cultural, referência para o turismo de Fortaleza”, afirmou o prefeito.

 

O serviço será executado pela Secretaria da Gestão Regional (Seger) e deve ser concluída em um prazo de seis meses.

Lar.png

Venda de imóveis cresce 28%

em Fortaleza em maio

WhatsApp Image 2022-06-25 at 09.15.17.jpeg

Um aumento de 28% em relação a abril passado, de acordo com o Flash Imobiliário, divulgado pela Lopes Immobilis, mostra um movimento ascendente do mercado imobiliário do Ceará.


Em maio, foram 244 unidades residenciais verticais vendidas, em Fortaleza. O Valor Geral de Vendas (VGV) atingiu R$ 162 milhões. No mesmo período, foram 32 unidades no total (220% acima do mês anterior), e o VGV foi de R$ 22 Milhões (99% acima do mês anterior).

Lar.png

Varíola dos macacos: Brasil já tem transmissão

comunitária da doença

WhatsApp Image 2022-06-24 at 18.07.47.jpeg

O Brasil já contabiliza pelo menos 16 casos confirmados da varíola dos macacos (monkeypox) na sexta-feira (24), após o anúncio dos dois novos casos da infecção na cidade do Rio de Janeiro. Até o momento, nenhum paciente evoluiu para formas graves da doença. Atualmente, já se confirma a transmissão comunitária do agente infeccioso. No momento, apenas três estados confirmaram casos oficiais da varíola dos macacos.

 

A lista é liderada por São Paulo, com 10 casos. Em seguida, está o Rio de Janeiro com 4 pacientes diagnosticados. Por último, entra o Rio Grande do Sul, com 2 casos.

Segundo a prefeitura do Rio de Janeiro, a varíola dos macacos foi identificada em dois homens, de 25 e 30 anos. Nenhum deles fez uma viagem internacional recentemente ou teve algum contato com um viajante. Nessas circunstâncias, são considerados dois casos autóctones, ou seja, de transmissão local.

 

Este é o principal indicativo da transmissão comunitária de um vírus e aponta para uma possível mudança do cenário epidemiológico da infecção no Brasil. Isso porque, até agora, a maioria dos casos da varíola dos macacos tinha relação com pessoas que viajaram, especialmente para a Europa. Agora, não é mais possível saber a origem da doença, que pode afetar pessoas que não saíram do país.

 

Anteriormente, o Ministério da Saúde já identificava outros 3 casos associados com a de transmissão local. No entanto, os outros 11 eram classificados como importados.

Lar.png

 

Governo e Prefeitura abrem mais locais para testes gratuitos

de Covid-19; saiba onde

WhatsApp Image 2022-06-25 at 10.42.26.jpeg

A partir desta segunda-feira (27/06), a Prefeitura de Fortaleza disponibilizará seis centros de testagem gratuita para a Covid-19. O serviço funcionará em postos de saúde e atenderá 240 usuários assintomáticos por dia, de segunda a quinta-feira, das 8 às 12h e das 13 às 17h, e às sextas, das 8h às 12h. Os testes atenderão pessoas que não apresentam sintomas gripais, incluindo aqueles que tiveram contato com pessoas infectadas com a Covid-19, sem necessidade de avaliação médica.

Os exames serão do tipo antígeno, onde o resultado é obtido em poucos minutos. Confiram os locais:

📍Unidade de Atenção Primária à Saúde Carlos Ribeiro- R. Jacinto Matos, 944 – Jacarecanga.

📍Unidade de Atenção Primária à Saúde Aída Santos E Silva- Av. Trajano de Medeiros, 813 – Vicente Pinzon

📍Unidade de Atenção Primária à Saúde Anastácio Magalhães- R. Delmiro de Farias, 1670 – Rodolfo Teófilo.

📍Unidade de Atenção Primária à Saúde Dom Aloisio Lorscheider - R. Betel, 1895 – Itaperi

📍Unidade de Atenção Primária à Saúde José Paracampos - Rua Alfredo Mamede, 250 – Mondubim

📍 Unidade de Atenção Primária à Saúde Melo Jaborandi - Rua 315, 80 – Conj. São Cristóvão

No caso de pacientes sintomáticos, continuaremos disponibilizando a testagem gratuita nos 116 postos de saúde da capital.

Lar.png

 Suprema Corte dos EUA derruba decisão

que garante direito ao aborto

WhatsApp Image 2022-06-24 at 16.09.41 (1).jpeg
Lar.png

A Suprema Corte dos Estados Unidos derrubou nesta 6ªfeira (24.jun) a decisão que garantia o direito das mulheres a abortar no país. Espera-se que o resultado leve à proibição do aborto em cerca de metade dos estados.

 

A decisão veio mais de um mês após o vazamento de um projeto de parecer do juiz Samuel Alito, indicando que o tribunal estava preparado para dar esse passo. Por seis votos contra três, os juízes derrubaram o Roe vs Wade, que estava em vigor há quase 50 anos e é apoiado pela maioria dos americanos. 

 

 

Nos Estados Unidos, o direito ao aborto baseia-se em uma jurisprudência do famoso caso Roe vs. Wade, de 1973, que autorizou uma mulher a fazer o procedimento conforme a 14ª Emenda à Constituição. Antes da sentença, 30 dos 50 Estados que compõem os Estados Unidos tinham leis que proibiam o aborto em qualquer momento da gravidez. Alguns anos depois, em 1992, o Tribunal decidiu que o aborto pode ser feito até a 22 a 24 semanas de gestação.  Com informações do SBTNews.

WhatsApp Image 2022-06-23 at 11.01.14.jpeg

Ceará terá voo para a Polônia

O Ceará passará a ter mais um voo internacional direto para o continente europeu. O destino agora sera a Polônia. O anùncio foi dado pela governadora Izolda Cela em suas redes sociais.

“A rota, em voo charter realizado pela agência de turismo Rainbow, começa a operar em 22 de setembro, com previsão de dois voos semanais”, disse a governadora. No site da empresa, eles ofertam mais de 10 praias e hotéis, incluindo Vila Gale, Sonata Praia de Iracema, Parque das Fontes etc.

De acordo com a parlamentar, o trecho já tem voos agendados para o período de um ano. “Seguimos trabalhando para a ampliação do turismo em nosso Estado. Ações fundamentais para a geração de emprego e renda para os cearenses”, finalizou.

Lar.png

Ceará bate recorde no número de mortes por chikungunya

e 2 cidades com mais casos prováveis do Brasil
 

WhatsApp Image 2022-06-24 at 10.53.30.jpeg

Os dados são do Ministério da Saúde e se referem às mortes registradas até o último dia 11 de junho, publicados no último boletim epidemiológico. Os números mostram que o Ceará concentra 73,9% dos óbitos no País. Outros 45 óbitos ainda estão em análise.

 

Os cearenses foram fortemente atingidos pela chikungunya, no primeiro semestre deste ano, e as consequências disso se refletem no número de mortes: 17 óbitos, de um total de 23 no País, aconteceram no Estado. Com a maior propagação do mosquito, 2 cidades do Ceará lideram o número de casos prováveis. A doença gera sequelas mesmo em pacientes sem doenças crônicas.

 

Fortaleza e Juazeiro do Norte são as cidades com o maior número de casos no Brasil. Cinco municipios cearenses aparecem entre as 10 cidades com mais casos suspeitos da doença.

 

No Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) registra 17.954 casos confirmados da doença e 16 mortes na semana epidemiológica 239,  até o dia 11 de junho,8 Juazeiro e Barbalha, no Cariri, tiveram mais perdas de vidas pela doença com 5 óbitos em cada.

Lar.png

Fortaleza é única cidade no Brasil selecionada para receber

apoio técnico do Programa Futuro Turismo do BID

WhatsApp Image 2022-06-23 at 09.58.25.jpeg

No total, 107 destinos da América Latina e Caribe disputaram a seleção para receber diagnóstico e planos de ação para acelerar o uso e a aplicação de tecnologias.

 

A cidade de Fortaleza está entre os dez destinos vencedores da chamada regional do Programa Turismo Futuro, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O Programa tem como objetivo contribuir para a competitividade e sustentabilidade do setor do turismo na América Latina e Caribe (ALC), por meio da adoção de tecnologias digitais e emergentes, e conta com financiamento do Fundo Geral de Cooperação da Espanha no BID. A iniciativa irá destinar US$ 1,5 milhão em recursos de cooperação técnica não reembolsáveis.

 

O prefeito de Fortaleza José Sarto comemorou a escolha da Cidade entre os vencedores do Programa, enfatizando o turismo como forte propulsor da economia. “É uma grande alegria ter Fortaleza entre os selecionados pelo programa. Os recursos se reverterão em qualificação do turismo, nos ajudarão a dimensionar o que já existe de inovação e a avançar, aplicando novas tecnologias. Isso evidenciará ainda mais a nossa Cidade."

 

Além de Fortaleza, foram selecionados Córdoba (Argentina); Puerto Varas (Chile); Bogotá (Colômbia); Ilhas Galápagos (Equador); Quito (Equador); Cidade da Guatemala (Guatemala); Cancún (México); Arequipa (Peru); e Montevidéu (Uruguai). Os destinos receberão um diagnóstico de seu nível de maturidade tecnológica, bem como um plano de ação para acelerar o uso e a aplicação de tecnologias entre as empresas de turismo.

 

Para concorrer à seleção, a Secretaria Municipal do Turismo preparou um diagnóstico, por meio do Observatório do Turismo de Fortaleza, que incluiu a caracterização da Cidade, o contexto nacional, as principais necessidades do destino e os benefícios buscados.

Lar.png

Industriais cearenses e brasileiros seguem otimistas no mês de junho,

aponta Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI)

WhatsApp Image 2022-06-24 at 09.09.57.jpeg

No mês de junho, os empresários da indústria do Ceará e do Brasil permanecem otimistas, é o que aponta o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), pesquisa realizada pelo Observatório da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

O Índice de Confiança do Empresário Cearense se manteve praticamente inalterado (-0,1 ponto) em relação ao mês anterior, assinalando 58,5 pontos, enquanto o indicador brasileiro expandiu (+1,3 ponto) e alcançou a marca de 57,8 pontos. Dessa forma, mesmo não revelando avanço frente a maio, os empresários do estado seguem com confiança superior aos empresários nacionais. Além disso, destaca-se que o resultado do Ceará, no mês, continua acima da média histórica estadual (56,5 pontos).

 

Em relação aos dados do ICEI, os industriais cearenses se mantiveram com a mesma percepção observada no mês anterior, uma vez que praticamente não houve alterações nos indicadores.

Lar.png

Pratos típicos do Ceará e do Maranhão serão apresentados

no IV Festival Noites Brasileiras

A IV Noites Brasileiras – Festival Multicultural do Brasil acontece nesta sexta e sábado, dias 24  e 25 de junho, na Praça Verde e no Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Além de shows, performances, teatro e painel, o evento também contará com uma feira de economia criativa com 10 estandes e um espaço de gastronomia.

 

O acesso é gratuito, com distribuição de ingressos na bilheteria do Planetário a partir das 14 horas da véspera de cada dia de programação. Na parte gastronômica,  o público terá opções como pratos típicos do Poço da Draga e pizzas da Mr. Thi, entre várias opções. 

 

As chefs Rosimeire Barbosa e Samya Kássia, da Barraca Delícias da Rose, do Poço da Draga. Para o Noites Brasileiras vão preparar pratinhos de vatapá de frango (com arroz e paçoca), vatapá de camarão (com arroz e paçoca), arroz de cuxá, creme de frango, creme de camarão, escondidinho de carne de sol, bolinha de peixe, bolinha de carne de sol, macaxeira frita e batata frita.

Lar.png

OAB-CE promoverá audiência pública para analisar perspectivas

jurídicas e legislativas sobre o Rol Taxativo da ANS

Rol da ANS_OAB.jpg

A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Ceará (OAB-CE) promoverá, na próxima segunda-feira (27/06), às 14h, a Audiência Pública sobre o Rol Taxativo da ANS - As perspectivas jurídicas e legislativas da modificação do rol e o julgamento recente do STJ.

Sendo realizada pela Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-CE em conjunto com a Comissão de Defesa das Pessoas com Doenças Raras, a Comissão dos Direitos da Pessoa Idosa, a Comissão de Defesa do Consumidor, a Comissão de Saúde e a Comissão de Estudos e Defesa da Concorrência, a sessão acontece no auditório da sede da seccional.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB-CE, Emerson Damasceno, destaca a importância da audiência para o acompanhamento dos desdobramentos no âmbito do STJ. "A OAB-CE está reforçando seu compromisso inarredável com a sociedade, principalmente com os usuários e usuárias do plano de saúde. Tal decisão impacta diretamente a saúde pública, porque algumas pessoas não vão continuar pagando o plano na rede privada e vai sobrecarregar o serviço público", defendeu.

Lar.png

Governadores recorrem ao STF contra lei

que mudou ICMS sobre combustíveis

WhatsApp Image 2022-06-22 at 22.50.49.jpeg

Governadores de 11 estados entraram com pedido para que o Supremo Tribunal Federal (STF) considere inconstitucional a lei que alterou a regra para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre a venda de combustíveis. 

 

A lei foi aprovada pelo Congresso e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). A intenção do governo era forçar a redução dos do preço dos combustíveis, fato que vem pesando neste ano eleitoral. Antes de a lei ser sancionada, a alíquota do ICMS variava de acordo com cada estado, sem teto estabelecido.

 

A lei limita a cobrança do tributo nos estados e municípios a uma alíquota máxima de 17%, mas não impede os sucessivos aumentos adotados pela Petrobras. 

 

 A ação é assinada pelos governadores de Pernambuco, Maranhão, Paraíba, Piauí, Bahia, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio Grande do Norte, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Sul.

Lar.png

Cade aprova compra da Extrafarma pela Pague Menos;

investimento será de R$ 700 mi

WhatsApp Image 2022-06-23 at 07.29.42.jpeg

Foi aprovado na quarta-feira, 22, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), a compra da Extrafarma pela Pague menos num investimento avaliado em R$ 700 milhões. A aquisição coloca a Pague Menos em segundo lugar no setor de farmácias no Brasil.

 

A concretização do negócio foi aprovada por unanimidade, embora algumas limitações tenham sido impostas. Uma delas é a venda de lojas em oito cidades com menos de 200 mil habitantes no Nordeste. Cinco dessas lojas estão no Ceará, duas no Maranhão e uma no Rio Grande do Norte.

 

A relatoria do processo no Cade determina que somente após a venda dessas lojas para alguma concorrente com condições de competir no mercado, o processo de aquisição da Extrafarma pode ser finalizado.

 

A Extrafarma marca presença em 11 estados do Brasil com 402 unidades. Sua maior força está no Nordeste. Após absorver a companhia, a Pague Menos atingirá 1.500 lojas no país, chegando ao segundo lugar, atrás apenas da rede Drogasil.

Lar.png

Costa e MSC planejam maior temporada de cruzeiros

no Brasil dos últimos anos

 

WhatsApp Image 2022-06-22 at 17.05.55.jpeg

A temporada de cruzeiros no Brasil deve ser a maior de todos os tempos, no que depender da Costa Cruzeiros e da MSC Cruzeiros. De acordo com Dario Rustico, da Costa, a empresa contará com o seu maior navio no país, o Costa Firenze, e praticamente dobrará a sua operação, em relação 2019.

“A Costa vai ter a maior temporada dos últimos 10 anos na América do Sul, com três navios. O Costa Firenze, inclusive, será o maior navio da Costa na América do Sul. Nossa temporada contará com itinerários de três a oito noites para Argentina ou Bahia, de 5 de dezembro a 16 de abril”, conta Rustico.

Já a MSC aumentará a sua oferta no país em 35%, com 160 mil cabines, e contará com cinco navios nesta temporada, sendo o Seashore o maior. A empresa traz entre os destaques ainda o Seaview, que fará roteiros do Rio de Janeiro para a Argentina e para o Nordeste. Com infromações do AlôAlôBahia

Lar.png

 

Governo cria ajuda para caminhoneiros

e amplia o Auxílio Gás

WhatsApp Image 2022-06-22 at 08.49.16.jpeg

Em reunião com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) acertaram os detalhes, nesta terça-feira (21). O Auxílio Gás será ampliado após decisão do governo Jair Bolsonaro (PL) e do Congresso Nacional. Também ficou decidido que será criado um auxílio para os caminhoneiros como resposta à alta no preço dos combustíveis.

 

Em reunião com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL), do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) acertaram os detalhes, nesta terça-feira (21). Os técnicos e integrantes do Palácio do Planalto confirmaram a informação.

 

O auxílio aos caminhoneiros deverá ser no valor de R$ 400 mensais. A expectativa é contemplar entre 700 mil e 900 mil caminhoneiros autônomos.

 

O governo idealizou a PEC para conter a alta do combustível, sendo repassado R$ 29,6 bilhões da União para os Estados que zerarem as alíquotas do ICMS sobre o diesel e gás de cozinha. Também deverão fixar em 12% a alíquota do imposto sobre o etanol.

 

A PEC tinha votação aguardada para esta semana. Porém, o atraso nas negociações sobre  deve atrasar a análise. A PEC foi apresentada pelo líder do Governo no Senado, Carlos Portinho (PL-RJ), na semana passada.

Robert Pattinson é eleito o homem mais bonito do mundo

pela ciência; Henry Cavill surge em 2º lugar!

 

Lar.png
WhatsApp Image 2022-06-22 at 08.57.13.jpeg

De acordo com os parâmetros de Golden Ratio of Beauty Phi, Robert Pattinson é o homem mais bonito do mundo. O sistema, usado desde os tempos antigos, foi adaptado por cientistas para explicar o que torna uma pessoa bonita fisicamente. 

 

Utilizando essa fórmula, os traços das celebridades foram testados e Robert Pattinson foi apontado como o homem mais bonito do mundo, cientificamente. O medico Julian De Silva, que comanda um centro de cirurgia plástica em Londres, usa essa tecnologia em seu trabalho. “Robert Pattinson é claramente o vencedor pois todos os elementos do seu rosto apontaram uma quase perfeição física.”

 

De acordo com o teste, o rosto de Pattinson é 92.15% perfeito. Em segundo lugar, ficou o ator Henry Cavill, com 91.64%. A lista ainda conta com Bradley Cooper (91.08%) e Brad Pitt (90.51%).

Lar.png

Oficina sobre criação e gestão de Reservas Particulares

do Patrimônio Natural

 

O projeto No Clima da Caatinga, realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental convidam você para a Oficina sobre criação e gestão de Reservas Particulares do Patrimônio Natural.

 

O evento ocorrerá na FIEC (Av. Barão de Studart, 1980 - Aldeota), no dia 23.06.22 das 8h às 12h, e tem por objetivo sensibilizar proprietários de terras e esclarecer a importância das reservas particulares para a conservação da biodiversidade e ampliação das áreas legalmente conservadas no país.

 

Serão abordados temas como: importância das RPPNs, método de criação, possibilidades de captação de recursos e apoio à gestão, entre outros.

ONU cria dia internacional da ioga para incentivar

prática de atividade física

 

Lar.png
WhatsApp Image 2022-06-22 at 11.38.10.jpeg

Os desafios do mundo moderno e os efeitos da pandemia te amarraram? Talvez uma prática antiga possa lhe dar algum alívio. Por milhares de anos, as pessoas recorreram à prática da ioga para se sentirem mais flexíveis, liberar o estresse e rejuvenescer sua saúde física e mental geral.

 

O dia foi designado pelas Nações Unidas e o tema deste ano é “ioga para a humanidade”, com ênfase em “promover um estilo de vida sustentável em harmonia com o planeta Terra”.


A ONU diz em seu site que a “essência da ioga é o equilíbrio — não apenas o equilíbrio dentro do corpo ou entre a mente e o corpo, mas também o equilíbrio na relação humana com o mundo. A ioga enfatiza os valores de atenção plena, moderação, disciplina e perseverança.”


Originário da Índia antiga, a ioga é uma prática física, mental e espiritual, diz a ONU.

 

Talvez as palavras de um dos principais praticantes de yoga, o falecido BKS Iyengar, o inspirem:

“Ioga cultiva as formas de manter uma atitude equilibrada no dia-a-dia e dota a habilidade no desempenho de suas ações.”

Lar.png

Bolsonaro sanciona lei sobre renegociação

de dívidas do Fies

 

WhatsApp Image 2022-06-22 at 11.40.56.jpeg

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou, nesta quarta-feira (22), uma lei que estabelece as regras para renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) – programa de financiamento de cursos de graduação pagos.

 

A lei surge após aprovação na Câmara dos Deputados e Senado, em maio, de uma Medida Provisória (MP), que havia sido editada pelo governo federal no final do ano passado.De acordo com a medida, os alunos inadimplentes podem ter descontos de até 99% no pagamento dos débitos vencidos.

 

Os alunos devedores há mais de 90 dias podem ter desconto de 12% no pagamento à vista, ou parcelar o débito em 150 meses, com perdão dos juros e multas.

 

Caso os débitos ultrapassem 360 dias do vencimento, os descontos a serem aplicados podem chegar a 77%. Se o aluno estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o desconto pode chegar a 99%. O governo federal alega que o objetivo da MP é reduzir o índice de inadimplência do Fies.

Lar.png

Luz mais cara: Aneel autoriza aumento de até 64%

nas bandeiras tarifárias

 

WhatsApp Image 2022-06-21 at 18.48.43.jpeg
Lar.png

A conta de luz pode ficar mais cara após os novos valores das bandeiras tarifárias para o período de julho de 2022 a junho de 2023, assim como os critérios para o acionamento delas, serem aprovados. Nesta terça-feira, 21, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) definiu os novos valores.

 

A bandeira tarifária de julho será anunciada pela Agência na sexta-feira, 24, já com os novos valores. Desde 16 de abril, está em vigor a bandeira verde, ou seja, não há cobrança extra aplicada à conta de luz.

 

Pela proposta aprovada pela agência, a maior alta será no valor da bandeira vermelha patamar 1 (alta de 63,7%). A bandeira amarela vai subir 59,5%, e a vermelha patamar 2 aumentará 3,2%. A bandeira verde seguirá sem cobrança.

A bandeira verde, assim como em anos anteriores, não terá custo para o consumidor e servirá para sinalizar condições favoráveis de geração de energia.

A bandeira amarela passa de R$ 1,874  para R$ 2,989 (+ 59,5%) para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos no mês. A bandeira tarifária vermelha patamar 1 foi atualizada de R$ 3,971 para R$ 6,50 (+ 63,7%) a cada 100 kWh. No caso da bandeira vermelha patamar 2, o valor aprovado pela ANEEL passou de R$ 9,492 para R$ 9,795 (+3,2%) a cada 100 kWh.

 

A Aneel informou que a “tendência” é que a conta de luz fique com a bandeira verde até o fim do ano, devido à recuperação dos reservatórios das hidrelétricas.

Excelsior: primeiro arranha-céu de Fortaleza

 reabre ao público com salas comerciais

image.jpg

O único herdeiro vivo de Emílio Hinko, proprietário do Edifício Excelsior, cônsul geral honorário da Hungria, Janos Fuzesi Junior, está disponibilizando todo o primeiro andar para locação de salas comerciais. 

 

O primeiro arranha-céu de Fortaleza está recebendo o público outra vez! Inaugurado em 31 de dezembro de 1931, o Excelsior está disponibilizando todo o seu primeiro andar para locação comercial. E, ao que tudo indica, essa iniciativa é apenas o começo de um projeto total de funcionamento do empreendimento.

 

O Excelsior Hotel foi um um dos primeiros hotéis da cidade. Começou a ser construído em 1927, por iniciativa do Sr. Plácido de Carvalho, após a demolição de um enorme sobrado de 3 andares, que pertencia ao comendador José Antônio Machado.

 

Entre 1931 e 1950, o hotel hospedou toda grande personalidade que visitou o Ceará. Algumas que circularam pelas suas requintadas acomodações foram o ex-presidente Juscelino Kubitschek e o brigadeiro Eduardo Gomes, além da aviadora Amélia Earhart (primeira mulher a realizar um vôo ao redor do Globo.

Lar.png

Cesta básica consome, em média,

55% do salário mínimo no Brasil

WhatsApp Image 2022-06-21 at 11.42.28.jpeg

O preço médio da cesta básica no Brasil, hoje de R$ 663,29, representa cerca de 55% do salário mínimo de R$ 1.212.


As informações são de um levantamento produzido pela CNN com base em dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que levou em conta o valor dos alimentos em 16 capitais do país, desde 1998, e comparou com o respectivo salário mínimo de cada ano.   e acordo com o levantamento, este ano acumula o maior percentual atingido desde 2004, quando a cesta básica consumia uma parcela de cerca de 58% do salário mínimo.

 

Na época, o rendimento básico era de R$ 260 e os alimentos somavam, em média, R$ 150,72.

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que produz o medidor da inflação no Brasil, o IPCA, apontam que o grupo de alimentos e bebidas costuma representar mais de 20% do orçamento doméstico.

Lar.png

Ferrari anuncia modelo de carro

totalmente elétrico para 2025

WhatsApp Image 2022-06-21 at 10.22.59.jpeg

Depois de Bugatti, Bentley, Lamborghini, Rolls-Royce, Aston Martin e McLaren, a Ferrari é mais uma a anunciar projeto de lançamento de um carro elétrico. A novidade deve chegar ao mercado em 2025.
 
A icônica montadora já tem quatro modelos híbridos e o lançamento implicará em uma revolução em sua fábrica do norte da Itália, com a disponibilização de um powertrain inédito, para garantir que os novos elétricos sejam “projetados, feitos à mão e montados em Maranello”.
 
"Temos todas as habilidades, todo o capital", garantiu o CEO Benedetto Vigna, sem dar mais detalhes sobre o modelo. O executivo foi contratado em 2021 com o objetivo claro de concretizar a transição da Ferrari para o status de carbono neutra até 2030.
 
Um comunicado da empresa revelou apenas que seu veículo elétrico "se destacará pelo peso, som, densidade de potência do motor e experiência emocional". Fonte: AlôAlôBahia.

Lar.png

CNC projeta mais altas nos preços

das passagens aéreas no Brasil

WhatsApp Image 2022-06-21 at 16.23.28.jpeg

Diante do aumento da demanda por voos e do elevado custo do querosene de aviação, o preço das passagens aéreas no Brasil deve continuar subindo nos próximos meses.

 

Segundo projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), feita a pedido da CNN, a tendência para os próximos meses é de que o custo das passagens siga pressionado, com previsão de alta entre 5% e 10% no valor pago pelo consumidor.

 

O levantamento da CNC destaca que, no intervalo entre os meses de maio e 2021 e deste ano, o preço das passagens aéreas no Brasil teve alta acumulada de, em média, 89%.

 

Atualmente, dos quase 400 itens analisados mensalmente pelo IBGE na cesta de produtos do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as passagens aéreas estão em quarto lugar entre os que mais subiram.

Em maio deste ano, segundo o instituto, as passagens de avião foram o item que mais contribuiu para a alta mensal do IPCA.

A CNC aponta ainda que, apesar da alta de 89% no período, e de 102% se analisado desde setembro de 2020, os preços têm subido depois de uma queda brusca. Fonte: CNN

Lar.png

O Pequeno Príncipe' chega aos 75 anos em mostra

que revê vida de Saint-Exupéry

WhatsApp Image 2022-06-21 at 13.13.11.jpeg

Deve haver algum motivo muito especial —ou vários deles— para "O Pequeno Príncipe" ser a segunda história mais traduzida do mundo, ficando atrás apenas da Bíblia.

 

A exposição "À la Rencontre du Petit Prince", ou ao encontro do Pequeno Príncipe, exibida até o próximo domingo no Museu de Artes Decorativas, em Paris, reúne 600 pistas para entender o fenômeno. Entre elas, correspondências, fotos e desenhos que remontam a vida de seu autor, o escritor, aviador, ilustrador e jornalista Antoine de Saint-Exupéry. Um dos destaques é o manuscrito original do livro, raridade mantida na Biblioteca e Museu Morgan, em Nova York, e que nunca havia sido exposta antes na França.

 

A obra foi escrita em 1942 em Nova York, na época em que o escritor morou nos Estados Unidos, para onde foi com a missão de convencer o país a entrar na Segunda Guerra Mundial contra a Alemanha e junto com a França, no bloco dos Aliados.

 

O livro foi publicado em 1943 nos Estados Unidos, três anos antes da edição francesa, e o primeiro volume escrito e ilustrado à mão por Saint-Exupéry acabou permanecendo assim em território americano.

Lar.png

Especialização em Direito Internacional da Unifor

está com as inscrições abertas

Com 10 vagas disponíveis, estão abertas as inscrições para a especialização em Direito Internacional da Universidade de Fortaleza. O curso acontece na modalidade 100% virtual, com aulas semanais. A especialização tem a duração de 21 meses, com início previsto para julho de 2022. As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de junho por meio do site https://unifor.br/web/pos-graduacao/especializacao-em-direito-internacional.


De acordo com a coordenadora do curso, Brena Bonfim, profissionais de todas as áreas e carreiras podem cursar a especialização em Direito Internacional. "O nosso perfil de aluno é aquele que deseja ampliar as possibilidade de relacionamento no mercado de trabalho. A crescente gravitação dos processos econômicos, sociais e culturais entre povos destacou que os conhecimentos a as habilidades inerentes ao Direito Internacional se tornaram elementos obrigatórios para a formação de um profissional apto a lidar com questões globais", revela a coordenadora e advogada.

Este é o primeiro ano em que o curso será realizado 100% à distância, promovendo encontros entre professores, alunos e convidados de todo o Brasil e do mundo. Yasmim Rodrigues, jornalista, é uma das matriculadas para iniciar a especialização em julho. Para ela, o ensino virtual foi um dos principais atrativos. "Tenho muito interesse pela área de jornalismo internacional e por seguir nesta área. Eu achei que para o nicho que eu quero seguir, ter um embasamento em Direito Internacional fosse algo extremamente relevante, por isso procurei a Unifor", destaca a aluna.

Lar.png

Grupo Edson Queiroz abre 70 vagas para

Programa de Estágio

 

WhatsApp Image 2022-06-20 at 17.06.52.jpeg

O Grupo Edson Queiroz, conglomerado de grandes marcas como Esmaltec, Minalba Brasil, Nacional Gás e Sistema Verdes Mares, presente todos os dias na vida dos cearenses, lança o seu primeiro Programa de Estágio. As vagas são destinadas às operações do Grupo com base nos municípios de Fortaleza, Maracanaú e Horizonte. As inscrições podem ser feitas entre o dia 20 de junho e 15 de julho através do site trabalheconosco.vagas.com.br/grupo-edson-queiroz.

 

"Ao longo de 70 anos temos ajudado na formação, desenvolvimento e crescimento de grandes profissionais no mercado de trabalho e que seguem carreira no Grupo Edson Queiroz. Mas essa é a primeira vez que abrimos um Programa tão completo e abrangente, envolvendo todas as empresas do grupo. Entendemos que a prática do mercado é também um grande espaço para formar esses profissionais, e essa é uma oportunidade para quem quer iniciar no mercado começando a atuar em empresas que são marcas reconhecidas nacionalmente como a Nacional Gás, Esmaltec ou a Minalba Brasil", afirma Otameiry Furtado, Diretora de RH do Grupo Edson Queiroz.

 

Para se candidatar é preciso ter uma inscrição no site trabalheconosco.vagas.com.br/grupo-edson-queiroz, comprovante de vacinação com as devidas doses e declaração de matrícula que deve ter a previsão de conclusão do curso. Quanto aos pré-requisitos para participar da seleção é preciso ter conhecimento intermediário em pacote Office, ser curioso e estar sempre em busca de novos aprendizados, ter conhecimento em inglês, saber comunicar-se bem e gostar de trabalhar em equipe.

 

Após as inscrições, os candidatos selecionados serão informados do início do processo que inclui ainda testes, dinâmicas em grupo e duas entrevistas, incluindo com o gestor que ficará responsável direto com o seu crescimento e desenvolvimento profissional no Grupo Edson Queiroz.

Lar.png

OAB-CE debate em evento o Projeto de Lei que institui

o Sistema Estadual do Patrimônio Cultural do Ceará

oabcearadebate2106.jpg

A Comissão de Direitos Culturais da OAB-Ceará (CDCULT), realiza nesta terça-feira (21/06), às 18h, debate sobre a proposta do Projeto de Lei do Código do Patrimônio Cultural do Ceará, que visa instituir o Sistema Estadual do Patrimônio Cultural (SIEPAC). O evento será realizado no Coworking Sua Casa, e contará com as presenças do secretário de cultura do Ceará, Fabiano Piúba, da coordenadora de patrimônio da Secretaria de Cultura do Ceará (SECULT-CE), Cristina Holanda, da presidenta do Instituto Brasileiro de Direitos Culturais - IBDCULT; Cecília Rabelo e da presidenta da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, Ecila Menezes. O evento é gratuito e aberto ao público.

 

A minuta do Projeto de Lei: Código do Patrimônio Cultural do Ceará, tem por objetivo pensar a proteção ao patrimônio cultural de forma sistemática, articulada entre o Estado do Ceará e seus municípios e busca meios de integrar, simplificar e atualizar a legislação. O vice-presidente da CDCULT, Vitor Studart, pontua que o debate irá promover o diálogo entre os membros da Comissão, advogados e técnicos da SECULT, e para melhor compreender a iniciativa legislativa, bem como propor aperfeiçoamentos à referida norma.

 

 "A OAB-CE se une à iniciativa do Governo do Estado, esperando que esta possa inspirar outros municípios em âmbito do Estado do Ceará. A simplificação e integração pode ser considerada uma forma de viabilizar o exercício da democracia, possibilitando aos cidadãos contribuir na proteção aos bens culturais", explica Studart.

Lar.png

Campanha de São João do Boticário reúne a tradição e promove

encontro entre Elba Ramalho e Matheus Fernandes

WhatsApp Image 2022-06-20 at 15.58.03 (1).jpeg

Depois de dois anos sem festas juninas, uma das comemorações mais tradicionais do Brasil, a volta das festividades populares presenciais mexe com o coração de grande parte da população – sobretudo para a Região Nordeste, onde a cultura de São João movimenta a economia de diversos Estados. E o Boticário, a marca de beleza mais amada pelos brasileiros e pelos nordestinos, segundo a Consultoria Kantar, em pesquisa realizada em 2021, que traz o amor entre seus principais pilares, não poderia deixar de celebrar esse reencontro entre o povo nordestino e a sua cultura.

 

Pensando nisso, a marca coloca na rua, por mais um ano, a sua campanha de São João abraçando as principais festividades da Região Nordeste, trazendo amor pelos reencontros e, claro, a música oficial do Boticário,

"Se aprochegue São João", tradicional da campanha, que já mora no coração dos nordestinos.

A música que há quatro anos faz parte das festividades juninas, este ano marca a campanha "Vamos aonde o Amor estiver", que traz em sua essência a emoção dos reencontros, seja pela música, seja pelo afeto e pela saudade, depois de dois anos sem eventos presenciais.

 

O filme deste ano é estrelado por Elba Ramalho e Matheus Fernandes, dois nomes de diferentes gerações que conectam a tradição do São João nordestino à modernidade dos hits e das atuais coreografias que são sucesso nas redes sociais. Os artistas também estarão presentes em Caruaru, reaproximando-se de seu público e comemorando esse momento junto à marca, unindo gerações e misturando o xote com o "pisêro", em uma versão atualizada do hino de São João do Boticário.

Lar.png

Aeroporto de Fortaleza lança área para dois hotéis,

centro logístico, shopping e hipermercado

WhatsApp Image 2022-06-20 at 16.12.06 (1).jpeg

O lançamento do projeto compôe um complexo imobiliário com área para dois hotéis, um centro logístico, shopping e hipermercado. O novo conceito para o Aeroporto Internacional Pinto Martins, foi apresentado na última sexta-feira 17 de junho, pela Fraport Brasil, empresa administradora do terminal.

 

"O objetivo é apresentar o aeroporto como uma extensão da cidade, a fim de despertar o interesse de investidores do mercado imobiliário e contribuir com o desenvolvimento socioeconômico do país e regiões", frisa em comunicado.

Segundo a empresa, são mais de 800 mil metros quadrados para investidores que visam centros logísticos, hotéis, hipermercados, shoppings, entre outros negócios. O acesso exclusivo pela BR 116 será para a área destinada ao Centro Logístico, bem como a sua conexão com o Aeroporto de Fortaleza.

 

A intenção é facilitar a logística de distribuição de mercadorias, por meio terrestre (bairros centrais, região metropolitana, interior do Estado etc.), e por meio aéreo (outros estados e países).

 

No portfólio do projeto, a Fraport frisa que é uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de empresas de e-commerce, varejo, logística e indústrias leves, que buscam agilidade nas suas operações e infraestrutura completa, além da possibilidade de acesso ao lado ar (pista) do aeroporto.

Lar.png

 The Coral Beach Resort inaugura escola de kite

no Festival GKC Velas Trairi

A praia do Guajiru foi palco para o Festival GKC Velas Trairi, que aconteceu entre os dias 16 e 19 de junho. Durante o Campeonato, também foi realizada a inauguração da escola de kite, destinada aos apaixonados por manobras radicais e também para os interessados em darem os primeiros passos nos esportes sobre as águas. A iniciativa foi fruto de uma parceria firmada entre o The Coral Beach Resort e o Guajiru Kite Center (GKC). A inauguração do Ocean Kite Club by GKC aconteceu no dia 18 de junho, no Ocean Lounge Beach Club.

 

O Ocean Kite Club by GKC é uma escola e point para a prática de kitesurf com infraestrutura de apoio completa, equipamentos modernos e instrutores experientes para receberem os amantes da praia e os velejadores do mundo inteiro. O espaço contempla outras modalidades esportivas como o surf, wing surf, stand up paddle e locação de bikes para quem desejar conhecer as belezas naturais da praia utilizando um transporte não poluente e em total harmonia com a natureza.

 

A escola irá receber iniciantes, amadores e profissionais do kite, hospedados ou de passagem pelo resort, onde terão a oportunidade de vivenciar a The Coral Kite Experience em momentos individuais ou em grupo. O The Coral Beach Resort oferece acomodações com charme, conforto e bem-estar para proporcionar aos visitantes sensações mágicas e uma vivência única de kitesurf. 

 

As aulas devem ser pré-agendadas para garantir uma experiência inesquecível. Os interessados podem obter mais informações nos contatos: (85) 98102-6188 ou 85 9994-1697

Na foto: Goianésio Lucas Junior, Gerente Geral do The Coral; Aline Arcanjo, Diretora Geral do The Coral e Jailson Sena, fundador da Guajiru Kite Center (GKC)._

Lar.png

Os desafios de Gustavo Petro, primeiro presidente

de esquerda eleito na Colômbia

WhatsApp Image 2022-06-20 at 09.52.38.jpeg

O presidente eleito da Colômbia, Gustavo Petro, da coalizão Pacto Histórico, terá desafios políticos, econômicos e sociais a partir de sua posse noo dia sete de agosto. Ele foi eleito, no domingo, 19, com 50,44% dos votos no segundo turno da eleição presidencial.

 

A esquerda e centro-esquerda se uniram, pela primeira vez, para que Petro, que era candidato à Presidência pela terceira vez, chegasse ao palácio presidencial.

 

Segundo analistas, o ineditismo da derrota da direita no país marca uma guinada política na Colômbia, iniciada com os protestos de 2019 e 2020.

 

O outro candidato, o empresário do setor da construção Rodolfo Hernández, da Liga de Governantes Anticorrupção, recebeu 47,3% dos votos.

 

No seu discurso da vitória, o presidente eleito ratificou sua proposta de realizar um acordo nacional com as diferentes linhas políticas do país, incluindo a extrema direita. Fonte:  BBC News Brasil

Lar.png

Ministério da Saúde anuncia a 4ª dose de vacina 

contra Covid para maiores de 40 anos

40e92a9d-8ee2-4c3e-92c5-69b3f73fed98.jpg

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (20/6), a ampliação da dose de reforço contra a Covid-19 para pessoas a partir dos 40 anos de idade. A vacinação desse público já havia sido iniciada em algumas unidades da federação por meio de iniciativas próprias. É o caso do Distrito Federal.

 

A segunda dose de reforço, como é tecnicamente chamada, começou a ser aplicada neste ano no Brasil, já com queda nos índices de casos e mortes pelo novo coronavírus. Nas últimas semanas, porém, os municípios registraram um novo avanço da doença. 

 

O Ministério da Saúde também avalia a ampliação da quarta dose para todos os adultos, ou seja, aqueles maiores de 18 anos. Essa extensão, porém, ainda não foi efetivada e depende de análise técnica, de acordo com a pasta.

 

"As regras para a ampliação do público-alvo para a segunda dose de reforço serão detalhadas nesta segunda-feira. A inclusão de eventuais novos grupos depende de análise técnica e normatização em Nota Técnica", diz o ministério.

Lar.png

Reajuste de preços dos combustíveis para distribuidoras

entra em vigor neste sábado

WhatsApp Image 2022-06-17 at 09.59.24.jpeg

As novas altas nos preços da gasolina e do diesel vendidos às distribuidoras entra em vigor neste sábado (18). O reajuste foi anunciado na sexta pela Petrobras. O preço médio de venda de gasolina da Petrobras para as distribuidoras passa de R$ 3,86 para R$ 4,06 por litro (alta de 5,18%).

 

Para o diesel, preço médio de venda da Petrobras para as distribuidoras passará de R$ 4,91 para R$ 5,61 por litro (alta de 14,26%). O diesel não era reajustado desde 10 de maio - há 39 dias. Já a última alta no preço da gasolina havia sido em 11 de março - há 99 dias. Os preços do GLP não serão alterados.

Lar.png

FDA autoriza uso emergencial das vacinas da Moderna

e Pfizer para bebês de 6 meses

WhatsApp Image 2022-06-17 at 15.12.24.jpeg

A Food and Drug Administration (FDA) órgão dos EUA semelhante à Anvisa, aprovou o uso emergencial das  vacinas contra a Covid-19 da Pfizer e da Moderna para bebês a partir de 6 meses de idade. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (17).

“Muitos pais, cuidadores e médicos estão esperando por uma vacina para crianças mais novas e esta ação ajudará a proteger crianças de até 6 meses de idade. Como vimos com grupos etários mais velhos, esperamos que as vacinas para crianças mais novas forneçam proteção contra os resultados mais graves da Covid-19, como hospitalização e morte”, disse o comissário da FDA Robert M. Califf.

 

“Podem ter confiança na segurança e eficácia dessas vacinas ter certeza de que a agência foi minuciosa em sua avaliação dos dados”, acrescentou. A vacina da Moderna já havia sido autorizada para uso em adultos com idade igual ou superior a 18 anos, e agora inclui o grupo de pessoas de 6 meses a 17 anos de idade.

 

Já a vacina da Pfizer previa a vacinação contra a Covid para crianças com cinco anos de idade ou mais, e passa a contemplar bebês a partir dos 6 meses até crianças de 4 anos também.

Lar.png

Apple retoma posto de marca

mais valiosa do mundo

WhatsApp Image 2022-06-17 at 09.06.11.jpeg

Apple retomou o posto de marca mais valiosa do mundo, de acordo com estudo feito pela Kantar, que analisa o valor das marcas e a sua contribuição para o desempenho financeiro dos negócios. Nos últimos dois anos, o topo do ranking pertenceu à gigante do varejo online Amazon.

O estudo aponta que, no período, a Apple atingiu um valor de marca de US$ 947,1 bilhões, um crescimento de 55% em comparação a 2021. Com isso, a dona do iPhone pode se tornar a primeira marca de trilhões de dólares. Ao lado da Apple, marcas como Google, Amazon, Mercado Livre, Louis Vuitton, Microsoft, Facebook, Visa e TikTok figuram entre os destaques do ranking.

Lar.png

Companhias aéreas se reúnem para debater

futuro da aviação

WhatsApp Image 2022-06-17 at 15.46.27.jpeg

A 78ª Reunião Geral Anual (AGM) da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) será realizada entre os dias 19 e 21 de junho em Doha, capital do Catar. O evento vai receber os principais líderes do setor de aviação para refletir sobre as mudanças políticas, econômicas e tecnológicas que as viagens aéreas enfrentam à medida que o setor se recupera da pandemia de Covid-19.

Os participantes vão acompanhar o progresso das metas de diversidade de gênero e a determinação da indústria de atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050. Com a alta do preço do petróleo, guerra e inflação global, o encontro será uma oportunidade para as companhias aéreas fazerem um balanço dos desafios econômicos à sua frente”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.
 
A conferência de três dias reunirá cerca de 240 companhias aéreas da IATA, compostas por mais de 750 representantes do setor de aviação reunidos para discutir questões e tendências globais que vão guiar o futuro do setor aéreo.
 
Um dos principais tópicos a serem discutidos durante o evento é em torno da sustentabilidade, focando nos passos que a indústria da aviação tomará coletivamente para atingir zero emissões líquidas de carbono até 2050. Além disso, políticas para reduzir o uso de plástico descartável, compensação de carbono e a produção de combustíveis de aviação sustentáveis e com baixo teor de carbono.

Lar.png

Ricardo Cavalcante recebe Medalha de Mérito Parlamentar,

no Plenário 13 de Maio da AL

WhatsApp Image 2022-06-15 at 18.04.41.jpeg

O Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e da Associação Nordeste Forte, Ricardo Cavalcante, recebeu a maior honraria concedida pelo poder Legislativo Estadual, a Medalha de Mérito Parlamentar Plenário 13 de Maio, no início da noite desta terça-feira (14/06), na sede da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. A comenda foi entregue pelas mãos do Deputado Estadual Marcos Sobreira, autor do requerimento, e representa devido reconhecimento aos esforços prestados pelo Gestor da FIEC, em prol do desenvolvimento da economia estadual e combate à Covid-19.

 

Entre os presentes na solenidade, estiveram Nailde Pinheiro, Presidente do TJCE; o Capitão de Mar e Guerra e Capitão dos Portos do Ceará, Anderson Pessoa Valença; Artur Bruno, Secretário do Meio Ambiente do Ceará; o Procurador-Geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas; Cid Marconi Gurgel, Desembargador Federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região; o Desembargador Francisco José Gomes da Silva, Vice-Diretor da Escola Judicial do TRT-7; Erinaldo Dantas, Presidente da OAB; Valdomiro Távora, Presidente do TCE-CE; Cândido Albuquerque, Reitor da UFC; Alci Porto, Diretor Técnico do SEBRAE-CE; Amilcar Silveira, Presidente da FAEC; Assis Cavalcante, Presidente da CDL Fortaleza; Chico Barreto, Presidente da FACIC; Dimas Barreira, Presidente do Sindiônibus Ceará; George Martins, Coordenador-Geral da AJE Fortaleza; Marcos Soares, Presidente do CIC; os Deputados Walter Cavalcante e Carlos Matos, este último coautor do requerimento da comenda.

Da FIEC, estiveram Carlos Prado, 1° Vice-Presidente; o Ex-Presidente, Roberto Macêdo;  Chico Esteves e Edgar Gadelha, Diretores Administrativo e Financeiro; Germano Maia e Carlos Rubens, Diretores Adjuntos Administrativo e Financeiro; Sampaio Filho, Diretor de Inovação;  Paulo André Holanda, Diretor Regional do SENAI-CE e Superintendente do SESI-CE; Dana Nunes, Superintendente do IEL-CE; Yuri Torquato, Diretor FIEC JOVEM; Sérgio Lopes, Superintendente de Relações Institucionais, além de Diretores, Presidentes de Sindicatos, familiares e convidados.


“Receber

“Receber essa honraria da Assembleia Legislativa do Ceará e de todos os seus deputados me traz enorme alegria. O trabalho que estamos realizando na FIEC vai além daquele junto às indústrias. Ele acolhe, também, a sociedade. Acredito que esse empenho está reverberando e que, juntos, industriais, poder legislativo, executivo e judiciário, podemos fazer muito mais pelo nosso povo cearense”, declarou Ricardo Cavalcante, agradecendo o reconhecimento aos esforços desenvolvidos em prol do estado.

Lar.png

Participe da 2ª edição do desafio “Recriando Obras de Arte”

e concorra a uma Alexa

 

WhatsApp Image 2022-06-15 at 15.30.17.jpeg

Em homenagem ao Dia Internacional dos Museus, que aconteceu no dia 18 de maio, o Espaço Cultural unifor, da Fundação Edson Queiroz, lança uma ação especial que colocará em prática o seu lado artístico: trata-se do desafio “Recriando Obras de Arte”, que irá premiar com uma Alexa Echo Dot 4ª Geração. O concurso é aberto ao público.
 
Caso tenha se empolgado e queira participar, preste atenção: o Espaço Cultural Unifor está com três exposições em cartaz. Os interessados devem, então, escolher uma (ou mais) obras da mostra “A Semana de Arte Moderna em acervos do Ceará”, “Macedônia” ou “O Céu como Limite” para recriar. Basta fazer uma foto, publicá-la usando a hashtag #RecriandoObrasUnifor no feed de seu perfil pessoal do Instagram (que deve estar em modo público) e preencher a ficha de inscrição para validar a sua participação.  
 
A Universidade de Fortaleza irá “repostar” algumas das imagens no seu perfil do Instagram, e todas que estiverem dentro dos critérios apresentados pelo regulamento oficial serão julgadas por um comitê de representantes da Instituição. O período de participação começou no dia 19/05 e vai até 30/06/2022, às 23h59, no horário de Brasília. A foto que for eleita como mais criativa será anunciada nas redes sociais, da Unifor, no dia 06 de julho, e seu autor receberá o grande prêmio.

Lar.png

Baby Center anuncia fechamento de todas as lojas

em Fortaleza após 46 anos

 

WhatsApp Image 2022-06-15 at 17.08.25.jpeg

A rede de lojas Baby Center, que comercializa artigos de bebês em Fortaleza, anunciou o encerramento das atividades a partir desta quarta-feira (15). O empreendimento divulgou o fechamento por meio das redes sociais, junto a uma carta agradecendo aos clientes.  

 

O empreendimento não divulgou o que motivou o encerramento das atividades, mas "expressou gratidão aos clientes funcionários, fornecedores e colaboradores".   "Foram 46 anos de muitos desafios, dedicação, doação e de muito amor. É muito gratificante saber que participamos do momento mais especial da construção de muitas famílias", diz o texto.

 

Conforme a Baby Center, eles foram pioneiros como loja especializada em varejo para bebês em todo o Nordeste. 

Atualente, eles atendiam em três unidades, sendo duas no bairro Aldeota e uma no bairro Cidade dos Funcionários, ambas em Fortaleza. Havia também serviço de delivery, conforme as últimas publicações no Instagram da rede. 

Lar.png

OMS recomenda vacinação contra

a varíola para grupos prioritários

WhatsApp Image 2022-06-15 at 10.11.22.jpeg

Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou, nesta terça-feira (14), a vacinação contra a varíola para grupos prioritários, incluindo profissionais de saúde em risco, equipes de laboratório que atuam com ortopoxvírus, especialistas em análises clínicas que realizam diagnóstico para a doença e outros que possam estar em risco de acordo com autoridades nacionais de saúde pública.

 

As primeiras recomendações da OMS sobre o tema foram publicadas em um guia provisório a partir da consultoria do Grupo Consultivo Estratégico de Peritos (SAGE, na sigla em inglês). No documento, a OMS enfatiza que a vacinação em massa não é necessária nem recomendada para varíola no momento.

 

Para pessoas que tiveram contato com casos confirmados da doença, a OMS recomenda a vacinação, como profilaxia pós-exposição (PEP), com uma vacina de segunda ou terceira geração. A vacina deve ser aplicada preferencialmente dentro de quatro dias após a primeira exposição para prevenir o início da doença.

Lar.png

Suspeito confessa assassinato

de Dom e Bruno na Amazônia

WhatsApp Image 2022-06-15 at 16.16.25.jpeg

Os irmãos Oseney da Costa de Oliveira e Amarildo da Costa Oliveira confessaram ter matado Dom Philips e Bruno Pereira, anunciou a Band. Segundo a emissora, a Polícia Federal fará uma entrevista coletiva na tarde desta quarta-feira (15) para detalhar o caso. A informação foi antecipada pelo site BNC Amazonas.

Osoney, que foi preso ontem, disse que ele e seu irmão mataram Dom Philips e Bruno Pereira no último dia 5, após serem flagrados pescando ilegalmente.


De acordo com a emissora, Dom e Bruno foram rendidos e levados para uma vala, onde foram mortos e tiveram os corpos esquartejados e incendiados. Amarildo da Costa de Oliveira, conhecido como “Pelado”, foi preso na semana passada.

Lar.png

Volta do despacho gratuito de bagagen

em voos no Brasil é vetada por Bolsonaro

WhatsApp Image 2022-06-15 at 11.34.35.jpeg

COBRANÇA DE BAGAGENS- O presidente Jair Bolsonaro (PL) vetou o retorno do despacho gratuito de bagagens em voos nacionais e internacionais que saem do Brasil.

 

A volta da gratuidade fazia parte da MP do Voo Simples, um Projeto de Lei que foi aprovado pelo Congresso Nacional no mês passado. Segundo o Palácio do Planalto, o presidente decidiu vetar o dispositivo por considerar que a medida aumentaria os custos dos serviços aéreos.

 

“Na prática, a proposição aumentaria os custos dos serviços aéreos e o risco regulatório, o que reduziria a atratividade do mercado brasileiro a potenciais novos competidores e contribuiria para a elevação dos preços das passagens aéreas. Em síntese, a regra teria o efeito contrário ao desejado pelo legislador”, comentou o Ministério da Infraestrutura em nota.

 

A autorização para cobrança das bagagens despachadas foi oficializada em 2017. Na época, as companhias aéreas alegavam que isso diminuiria o valor das passagens. Atualmente, passageiros podem levar uma bagagem de mão de até 10 quilos na cabine sem pagamento de taxa adicional.

 

O veto à gratuidade foi o único feito por Bolsonaro em meio à sanção da MP do Voo Simples. O projeto tem como objetivo simplificar e atualizar procedimentos do setor aéreo. Fonte: CNN

Lar.png

Microsoft encerra o Internet Explorer

a partir desta quarta-feira (15)

WhatsApp Image 2022-06-15 at 11.50.59.jpeg

A Microsoft vai encerrar o suporte ao navegador Internet Explorer (IE) a partir desta quarta-feira (15). Quem ainda usa a ferramenta nas versões do Windows 10 para consumidores será redirecionado para o Edge, navegador mais atual da companhia.

 

Com a mudança, o IE não terá mais suporte da Microsoft para atualizações de segurança ou melhorias. Após um período de redirecionamento, a companhia vai desabilitar totalmente o navegador por meio de uma atualização do sistema operacional.

 

O Internet Explorer foi lançado há mais de 25 anos, junto com o sistema operacional Windows 95. Atualmente, a companhia de tecnologia tem o Edge como ferramenta padrão para navegação na internet.

Lar.png

STJ autoriza cultivo de maconha para uso medicinal

em decisão inédita

 

WhatsApp Image 2022-06-14 at 20.26.31.jpeg

Os ministros da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determinaram, na terça-feira (14/6), a legalidade para o plantio e cultivo de maconha para fins medicinais a um grupo de três pessoas. A votação foi unânime e inédita na Corte.

 

Os magistrados analisaram os recursos dos pacientes portadores de doenças graves e seus familiares que pediram para não serem enquadrados na Lei de Drogas. A determinação do STJ vale apenas para o grupo.

 

Contudo, o entendimento abre precedente para orientação em decisões de instâncias inferiores que venham a discutir o mesmo tema. Segundo o relator de uma das ações, ministro Rogério Schietti, seria uma questão de "saúde pública" e "dignidade da pessoa humana".

 

Para o magistrado, há morosidade no Poder Executivo na avaliação dos processos, em que um órgão joga para o outro, prejudicando milhares de pacientes. "E assim milhares de famílias brasileiras ficam à mercê da omissão, inércia e desprezo estatal por algo que, repito, implica a saúde e bem-estar de muitos brasileiros, a maioria incapacitados de custear a importação dessa medicação", frisou.

Lar.png

Ex-padre se torna ator pornô e diz que trabalho ajuda

as pessoas a se aproximarem Deus

 

WhatsApp Image 2022-06-15 at 09.19.04.jpeg

Norm Self abandonou a batina e chocou a comunidade quando passou a se dedicar à atuação em filmes pornôs. Em entrevista ao Channel 5, Norm, que é ator desde 2017, disse que o novo trabalho pode ajudar as pessoas a se aproximarem de Deus.

 

Antes dessa reviravolta, o então padre, que mora na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, foi casado por 30 anos com uma mulher. Durante o matrimônio, ele se descobriu gay, mas demorou 20 anos para assumir a orientação sexual e expressá-la pelos filmes adultos.

 

Segundo o jornal The Sun, Self entrou no sacerdócio aos 18 anos. Alguns anos depois, ele entendeu que a vida religiosa não fazia sentido para si e decidiu a abandonar para se casar com uma mulher. A relação durou 28 anos.

Ele diz que tudo mudou em 1997, quando passou a se sentir atraído por um grupo de homens que circulavam em uma universidade em que ele trabalhava como ministro religioso. Na época, já com mais de 60 anos, ele descobriu ser homossexual.

 

Seu primeiro filme pornô veio no ano de 2017. Ele recorda, em entrevista ao documentário "OAPS On The Game: The Sex Business", reproduzido pelo veículo, que se sentiu realizado com a nova profissão. "É quase como fazer uma festa", disse.

 

"Nós vamos fazer sexo de qualquer maneira. Então, por que não fazer disso uma experiência libertadora e de união, em vez de escondê-la nas sombras?", questionou Self. Além da carreira de ator, ele também trabalha como reverendo e ministra sessões destinadas a quem quer melhorar a vida sexual.

 

Ele cobra entre US$ 75 e US$ 375 --cerca de R$ 359 a R$ 1.700-- e para ministrar as sessões ele se dedicou por três anos ao estudo do Tantra. Ele diz que gostaria que as visões negativas fossem substituídas por uma mensagem que diz que as pessoas têm o direito de desfrutar de "alegria erótica".

Lar.png

196 padres na Alemanha abusaram

sexualmente de 610 crianças, revela dossiê

WhatsApp Image 2022-06-14 at 11.48.46.jpeg

Durante sete décadas e meia, pelo menos 196 padres abusaram sexualmente de 610 crianças da diocese de Münster, a 470km a oeste de Berlim. No entanto, o número real de vítimas pode chegar a 6 mil. As conclusões fazem parte de um relatório independente, elaborado por cinco especialistas da Universidade de Münster e divulgado na segunda-feira (13/6).

 

Os peritos avaliaram as denúncias de pedofilia entre 1945 e 2020. O número de clérigos identificados como abusadores representa 4% do total da diocese — 90% deles jamais foram processados.     

 

Em entrevista ao Correio, Mike McDonnell — gerente de comunicação da Rede de Sobreviventes de Abusos Praticados por Padres (SNAP) e violentado pelos padres John P. Schmeer e Francis X. Trauger, dos 11 aos 13 anos, na Filadélfia — disse ter a certeza de muitas vítimas escolheram não participar do estudo para proteger o anonimato. "Com base nas investigações feitas no Reino Unido, na França e nos EUA, o número de vítimas em Münster é extremamente baixo. Se a média de idade para a revelação de abuso por uma vítima é de 52 anos, isso significa que não escutamos nenhuma vítima dos anos 1990 até o dias atuais", alertou.    

 

 Ainda segundo o dossiê, em média, dois atos de pedofilia ocorreram a cada semana na diocese de Münster, entre 1960 e 1970. Historiador da Universidade de Münster e um dos autores do relatório, Klauss Grosse Kracht admitiu que o documento "reflete um espantoso histórico". Durante entrevista coletiva, ele explicou que os abusadores "se calaram, guardaram silêncio e somente intervieram superficialmente quando foi necessário, a fim de evitar um escândalo". Para Kracht, a Igreja Católica se engajou no encobrimento sistemático dos abusos.

Lar.png

 

Google anuncia homenagem ao cantor

e compositor Gilberto Gil

WhatsApp Image 2022-06-14 at 16.54.36.jpeg

O Google anunciou, na terça-feira (14), uma novidade especial para celebrar os 80 anos do cantor e compositor Gilberto Gil. A homenagem inclui o lançamento de músicas inéditas e uma mostra digital inédita com milhares de itens.

O acervo da mostra "O Ritmo de Gil" conta com mais de 41 mil imagens e 900 registros em vídeo de momentos históricos da trajetória do artista baiano. Além da exposição virtual, o público contará com uma série de músicas inéditas, que fazem parte de um álbum gravado em 1982, em Nova York, e que nunca foi lançado.

Lar.png

Ricardo Cavalcante receberá maior comenda

da Assembleia Legislativa do Ceará

WhatsApp Image 2022-06-13 at 16.05.47.jpeg

A Assembleia Legislativa do Ceará realiza sessão solene nesta terça-feira (14/06), às 18h30, no Plenário 13 de Maio, para a entrega da Medalha de Mérito Parlamentar Plenário 13 de Maio ao Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Ricardo Cavalcante.

 

A comenda foi proposta pelo Deputado Estadual Marcos Sobreira (PDT) e tem como objetivo homenagear cidadãos que prestaram comprovados e relevantes serviços à sociedade cearense, por indicação de um deputado estadual à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

 

A Medalha de Mérito Parlamentar Plenário 13 de Maio faz referência a uma das datas mais importantes da história do Brasil, quando foi assinada a Lei Áurea, em 13 de maio de 1888.

Lar.png

Senado aprova texto-base para reduzir ICMS sobre

 combustíveis com compensação a estados

WhatsApp Image 2022-06-13 at 22.12.11.jpeg

O Senado Federal aprovou, na segunda-feira (13), o texto-base do projeto de lei que limita o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre os combustíveis.

 

Foram 65 votos favoráveis ao texto-base, contra 12 votos contrários e zero abstenções. Os senadores agora vão analisar sugestões de mudanças ao texto aprovado.

 

O projeto define que combustíveis — assim como energia, transportes coletivos, gás natural e comunicações — são bens essenciais e indispensáveis. Com isso, os governos estaduais não podem cobrar o ICMS sobre estes itens acima do teto estabelecido pelo texto, de 17%.

 

O ICMS incide sobre a circulação de mercadorias e sobre a prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e de comunicação. Constitui a mais importante fonte de arrecadação dos estados, que são obrigados a repassar 25% da arrecadação aos municípios.

 

Para os estados que tiverem perda de arrecadação no exercício de 2022 acima de 5% do que arrecadaram em 2021, o governo federal vai arcar com o excedente. Esse valor do excedente vai ser abatido das dívidas do estado atingido com a União. Essa compensação será válida até 31 de dezembro deste ano.

Lar.png

INSS é autorizado a realizar concurso

público com 1.000 vagas
 

WhatsApp Image 2022-06-13 at 13.09.24.jpeg

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) recebeu autorização do Ministério da Economia para a realização de um novo concurso público. A informação foi divulgada no Diário Oficial da União na segunda-feira (13/6).

 

De acordo com o documento, o aval é para o provimento de 1.000 cargos de técnico do Seguro Social do quadro de pessoal do Instituto.

 

A portaria informa ainda que a responsabilidade pela realização do concurso será do Presidente do Instituto Nacional do Seguro Social, a quem caberá editar as respectivas normas, mediante a publicação de editais, portarias ou outros atos administrativos necessários.

 

O valor do salário oferecido ainda não foi divulgado. O provimento dos cargos dependerá de prévia autorização do Ministério da Economia, e está condicionado.

Lar.png

Como vírus podem ser armas poderosas

para a cura do câncer

WhatsApp Image 2022-06-13 at 12.59.50.jpeg

Dentro da oncologia, especialidade da medicina que lida com o câncer, alguns desses agentes infecciosos passam a ser vistos cada vez mais como aliados: os vírus podem se tornar uma ferramenta valiosa para tratar uma série de tumores, apontam especialistas.

 

Atualmente, diversos grupos de pesquisa avaliam a possibilidade de usar os chamados vírus oncolíticos como uma maneira de atacar diretamente as células cancerosas ou de incentivar uma resposta mais robusta do sistema imunológico contra essas unidades doentes.

 

O exemplo mais recente desse empreendimento científico é o CF33-hNIS Vaxinia, uma virusterapia desenvolvida pelo City of Hope, hospital localizado nos Estados Unidos, e pela farmacêutica australiana Imugene.

 

Na primeira fase dos estudos, que envolverá 100 pacientes, a meta é conferir se o produto, injetado diretamente no tumor ou aplicado por meio de infusões na veia, é realmente seguro e não provoca efeitos colaterais. Os resultados do experimento devem sair em até 24 meses.

Lar.png

IBGE abre novo concurso

com 48,5 mil vagas para recenseador

WhatsApp Image 2022-06-13 at 11.09.36.jpeg

As vagas, distribuídas por todo o Brasil, são voltadas para nível fundamental completo, e a seleção será feita por análise curricular. Não será cobrada taxa de inscrição. Antes do início das coletas do Censo, o profissional selecionado passará pelo treinamento obrigatório, previsto para ocorrer entre os dias 18 e 22 de julho.

 

A principal função para esse cargo será entrevistar os moradores. A remuneração é por produção e pode variar de acordo com o tempo dedicado e com o grau de dificuldade do trabalho.

 

É recomendado, segundo o edital, que o recenseador faça uma jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais. O contrato terá duração de três meses, o que pode ser prorrogado. A divulgação do resultado final do processo seletivo está prevista para o dia 30 de junho.  São Paulo é o estado com o maior número de vagas, com 18.589 espalhadas por 635 municípios. No Rio Grande do Sul, são ofertadas 5.185 vagas. Já em Minas Gerais, que é o terceiro estado com maior oferta, são 4.633 vagas.

 

São Paulo é o estado com o maior número de vagas, com 18.589 espalhadas por 635 municípios. No Rio Grande do Sul, são ofertadas 5.185 vagas. Já em Minas Gerais, que é o terceiro estado com maior oferta, são 4.633 vagas.

Lar.png

Projeto Farmácias Vivas distribui

medicamentos fitoterápicos na Capital

WhatsApp Image 2022-06-13 at 11.18.20.jpeg

Além dos tradicionais medicamentos alopáticos, produzidos em laboratório e utilizados em larga escala, presentes no dia a dia dos pacientes da rede de saúde, existem também os medicamentos fitoterápicos, feitos de substâncias vegetais, que podem, assim como os alopáticos, auxiliar no tratamento de doenças.

 

Em Fortaleza, a Rede de Assistência Farmacêutica faz uso de produtos fitoterápicos que são produzidos na Oficina Farmacêutica do municipio, constituindo uma opção terapêutica na Atenção Básica à Saúde. Através do Projeto Farmácias Vivas, a Prefeitura distribui esses produtos e plantas medicinais para tratamento de doenças em 16 postos de saúde e dois CAPS.


Cerca de 20 espécies são cultivadas nesses locais, tais como capim santo, erva cidreira, malvarisco, boldo, chambá, malva santa, courama, dentre outras. As mudas, que fazem parte da biodiversidade regional, são fornecidas pela Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor).   O projeto também contempla a implantação de hortos de plantas medicinais nas unidades de saúde (Foto: Marcos Moura)

Lar.png

Covid-19: Brasil chega à 3ª semana seguida

com alta de novos casos

 

WhatsApp Image 2022-06-12 at 19.54.08.jpeg

O Brasil teve, de domingo (5.jun) a sábado (11.jun), a terceira semana epidemiológica consecutiva de crescimento no número de novos casos de covid-19, de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Foram feitos 292.068 registros, ante 207.685 do período de 29 de maio a 4 de junho, 166.777, de 22 a 28 de maio, e 95.513, de 15 a 21 de maio. O patamar mais recente é o maior desde a semana de 6 a 12 de março (317.082).

 

A média móvel dos sete dias anteriores, por sua vez, cresceu pela sexta vez seguida no sábado, indo a 41.724. E, segundo o infectologista Max Igor Lopes, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), esta semana veio acompanhada de um fator que pode contribuir para haver uma continuidade da piora nos índices: o feriado de Corpus Christi, em 16 de junho.

Lar.png

 

Reino Unido confirma 104 novos casos

de varíola dos macacos

WhatsApp Image 2022-06-13 at 10.48.36 (1).jpeg

A Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido detectou novos 104 casos de varíola dos macacos no país. Com esses registros, o Reino Unido chega a 470 situações confirmadas. No total, 452 deles estão na Inglaterra, 12 na Escócia, 2 na Irlanda do Norte e 4 no País de Gales.

 

Desde o início de maio, autoridades de saúde monitoram o crescimento do número de casos da doença. Ela é endêmica em países da áfrica, mas não é comum em outras partes do mundo. Além do Reino Unido, Estados Unidos, Espanha, Portugal e o Brasil também têm casos confirmados.

 

O Brasil registrou o terceiro caso da doença, em Porto Alegre. Outros casos estão em São Paulo.

Os sintomas da doença são febre, mal estar e dores. Após cerca de três dias, aparecem bolhas pelo corpo. O período de incubação varia de sete a 21 dias, os sintomas aparecem entre o décimo e o 14º dia após a infecção. A doença termina, em geral, entre a terceira e a quarta semana.

Lar.png

Reconhecimento de firma

já pode ser feito 100% on-line

63659713-386d-406e-b546-2fac356e011f.jpg

Desde o último dia 7 de junho, os brasileiros já podem reconhecer firma de forma totalmente digital em qualquer cartório do país. A plataforma online trouxe benefícios para os mais de 100 milhões de usuários que usam o serviço anualmente.

 

O projeto teve sua concepção inicial em 2020, por conta da necessidade do isolamento social e da digitalização dos projetos, causados pela pandemia de Covid-19.

 

O reconhecimento de firma é o procedimento que atesta a autoria da assinatura em um documento. Essa autenticação é utilizada na compra de imóveis e automóveis, por exemplo.

 

A presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB/CF), Giselle Oliveira de Barros, afirmou que a digitalização trará agilidade para os brasileiros.

 

“Com este lançamento completamos a migração de 100% dos atos notariais para o meio digital, podendo, a partir de agora, o cidadão escolher entre ir a um Cartório de Notas ou então fazer o serviço de forma eletrônica. Trata-se de uma facilidade enorme para os usuários, que ganham em comodidade e agilidade”, destaca Giselle de Barros.

Lar.png

Russia usa comida como arma de guerra e pode levar

quase 50 milhões de pessoas à fome

 

WhatsApp Image 2022-06-10 at 22.01.19.jpeg

AMEAÇA GLOBAL . A guerra entre Rússia e Ucrânia pode levar até 49 milhões de pessoas à fome ou a condições semelhantes por causa do impacto devastador na oferta e nos preços globais de alimentos, informou a ONU.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que 20% a 30% das terras agrícolas da Ucrânia permanecerão sem plantio ou sem colheita este ano por causa do conflito. Isso ocorre porque elas estavam sob ocupação russa em março, interrompendo a época de semeadura.

Além disso, autoridades ucranianas acusaram a Rússia de roubar grãos e outras commodities do país nas áreas em que as tropas de Moscou ocupa. A ideia de usar a escassez de alimentos para despertar o medo tem conotações sombrias na Ucrânia, já que o país enfrentou um período intenso com mortes causadas pela fome nos anos 1930.

Lar.png

Uso de máscaras em ambientes fechados volta

a ser recomendados no Ceará

 

WhatsApp Image 2022-06-10 at 14.26.00.jpeg

O uso de máscaras volta a ser recomendado em ambientes fechados — especialmente, escolares — e em ambientes abertos — que tiverem aglomeração de pessoas — no Ceará. A decisão foi anunciada pela governadora Izolda Cela nesta sexta-feira (10), após reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19, e passa a valer na próxima segunda-feira (13), quando entra em vigência o novo decreto.

A medida não é obrigatória, apenas é recomendada devido à alta na positividade dos casos de Covid-19 no Estado. O uso de máscaras foi flexibilizado em todos os ambientes no Estado desde 15 de abril.

"Por um princípio de prudência, para que possamos evitar qualquer tipo de situação que não desejamos, de agravamento da pandemia", justificou a governadora Izolda Cela em transmissão ao vivo nas redes sociais.

Lar.png

Bolsonaro aproveitará viagem aos Estados Unidos para fazer

“motociata” na Florida

 

WhatsApp Image 2022-06-10 at 14.07.25.jpeg

Em viagem aos Estados Unidos, onde participou da Cúpula das Américas e teve encontro reservado com o anfitrião, o democrata norte-americano Joe Biden, o presidente Jair Bolsonaro resolveu incluir uma “motociata” em seu périplo pela terra do Tio Sam.

 

A “motociata” está prevista para acontecer no próximo sábado (11) em Orlando, no estado da Florida, onde Bolsonaro oficialmente inaugurará o vice-consulado local, vinculado ao consulado-geral de Miami.

 

A programação coincide com a realização do 1º Encontro Conservador Brasileiro da Flórida, que contará com a participação do deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) e do blogueiro Allan dos Santos.

 

O Itamaraty está preocupado com os efeitos da “motociata”, pois o evento poderá causar novos embaraços diplomáticos ao Brasil, que na comunidade internacional é considerado “pária”.

 

“Não se espera que um chefe de Estado de outro país organize uma coisa dessas em uma visita ao seu território”, comentou um diplomata envolvido nos preparativos da viagem. A informação foi publicada nesta quinta-feira (9) na coluna da jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Lar.png

STJ: planos não são obrigados a cobrir

condutas fora da lista da ANS

WhatsApp Image 2022-06-10 at 07.18.24.jpeg

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as operadoras de plano de saúde não são obrigadas a cobrir procedimentos médicos que não estão previstos na lista da Agência Nacional de Saúde (ANS). Cabe recurso contra a decisão. 

 

A Segunda Seção do STJ entendeu que o rol de procedimentos definidos pela agência é taxativo, ou seja, os usuários não têm direito a exames e tratamentos que estão fora da lista. 

 

Por 6 votos a 3, prevaleceu o entendimento do relator, ministro Luís Felipe Salomão, cujo voto foi proferido em sessões anteriores. 

 

Ao definir que o rol é taxativo, o ministro entendeu que haveria um desequilíbrio nos contratos de plano de saúde se alguns usuários obtivessem na Justiça direito a coberturas que outros não têm. Isso afetaria o equilíbrio econômico do sistema de saúde complementar e aumentaria os custos para todos os usuários, segundo o ministro. 

 

A lista de procedimentos e tratamentos obrigatórios da ANS foi criada em 1998 para estabelecer um mínimo de cobertura que não poderia ser negada pelos planos de saúde. O rol vem sendo atualizado desde então para incorporar novas tecnologias e avanços.

 

Desde então, é comum que usuários de plano de saúde busquem na Justiça o direito de as operadoras pagarem por procedimentos ou tratamentos que ainda não estejam previstos no rol da ANS.9

Lar.png

OMS alerta que risco de surto mundial

de varíola do macaco é real

WhatsApp Image 2022-06-10 at 06.53.26.jpeg

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que mais de mil casos de varíola do macaco foram confirmados em 29 países fora da África, onde a doença é endêmica, e admitiu que o risco de um surto mundial da doença é real, mas moderado.

 

A agência de saúde da ONU destacou, no entanto, que até o momento não houve nenhuma morte associada à doença e não há necessidade de vacinação em massa. De acordo com o líderes da OMS, o surto pode ser controlado com vigilância e rastreamento de contatos.

 

É necessário identificar todos os casos e os casos de contato para controlar esse surto e prevenir o contágio”, afirmou o diretor-geral da OMS Tedros Adhanom.

 

O primeiro caso de varíola do macaco no Brasil foi confirmado na quarta-feira, 8. Trata-se de um homem de 41 anos, da cidade de São Paulo. Ele esteve recentemente na Espanha e agora está em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na capital paulista. Há pelo menos outros 7 casos suspeitos em investigação no país, segundo o Ministério da Saúde.

Lar.png

Petrobras alerta que pode faltar diesel sem reajuste;

e a definição do preço das ações da Eletrobras

WhatsApp Image 2022-06-09 at 17.57.16.jpeg

O barril de petróleo chegou a máxima de US$ 124, pressionando ainda mais os combustíveis. A Petrobras, em nota, avisou o governo que se não fizer o reajuste de preços de acordo com o mercado internacional, pode haver falta de diesel no Brasil.

 

Nesta quinta-feira (9), o IBGE divulgou o IPCA de maio — indicador que mede a inflação oficial do país —, que registrou desaceleração de 0,47. Em abril, quando o índice ficou em 1,06%, a inflação já mostrava desaceleração, já que havia sido de 1,62% em março.

 

Por fim, está prevista também para esta quinta-feira a precificação dos papéis da EletrobrasDe acordo com o cronograma da companhia, o início das negociações das ações na B3 deve ocorrer no dia 13 de junho.

 

A operação deve movimentar cerca de R$67 bilhões segundo cálculo do governo federal, que espera arrecadar ao menos R$25 bilhões.

Lar.png

O Brasil tem mais de 1 milhão

de novos registros de armas

WhatsApp Image 2022-06-09 at 09.37.38.jpeg

Desde que Jair Bolsonaro (PL) assumiu a Presidência, em 2019, foram registradas mais de 1 milhão de novas armas particulares no Brasil, segundo dados da Polícia Federal e do Exército obtidos pelos institutos Sou da Paz e Igarapé por meio da LAI (Lei de Acesso à Informação).

 

Até novembro de 2021 havia no país um total de 2,3 milhões de armas registradas (os institutos ainda não obtiveram números de 2022). Trata-se de um aumento de 78% em relação a 2018, último ano da gestão de Michel Temer (MDB), quando havia 1,3 milhão de armas contabilizadas.

 

Uma parcela importante dessa alta se deve ao armamento comprado por pessoas comuns e por servidores civis, como policiais e agentes federais. Nesse grupo, a quantidade de armas mais que dobrou: saltou de 344 mil para 810 mil no período.

 

Caçadores, atiradores e colecionadores, os chamados CACs, também dobraram a quantidade de armas em suas mãos: passaram de 350 mil há quatro anos para 794 mil em novembro de 2021. A quantidade de pessoas que se registraram como CACs quase triplicou em período semelhante: eram 167 mil em julho 2019 e, em outubro de 2021, somaram 491 mil.

 

As armas que as polícias fornecem para o trabalho dos policiais, os armamentos institucionais, não estão incluídas na pesquisa. Também não estão incluídas as que estão em empresas de segurança e nos estoques das lojas e fábricas.

Lar.png

Ômicron: nova vacina da Moderna

produz 8 vezes mais anticorpos

WhatsApp Image 2022-06-08 at 22.34.50.jpeg

A farmacêutica Moderna anunciou, na quarta-feira (8/6), os resultados preliminares dos testes realizados para avaliar sua nova versão de vacina contra o coronavírus, que foi desenvolvida em resposta à variante Ômicron. A expectativa é que o imunizante esteja disponível para aplicação em setembro.

 

Os resultados dos testes clínicos mostraram que, em comparação com uma dose de reforço da vacina  atual, a nova formulação induziu oito vezes mais anticorpos contra a Ômicron.

 

De acordo com o comunicado da Moderna, a nova versão é uma vacina bivalente que inclui informações da cepa original do vírus. Isso significa que ela age contra o vírus original, a variante Ômicron e suas subvariantes.

Lar.png

Planos de saúde não precisam cobrir

procedimentos fora da lista da ANS

WhatsApp Image 2022-06-08 at 22.24.23.jpeg

O SuperiorTribunal de Justiça (STJ) formou maioria e decidiu que os planos de saúde não precisam atender a coberturas que estão fora da lista da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A decisão, de 4ª feira (8.jun), vem com o entendimento de que a ANS é responsável por definir os atendimentos obrigatórios em saúde.

 

A determinação vale para cirurgias, cobertura de exames e o fornecimento de alguns medicamentos. A mudança foi do entendimento de seis dos nove ministros do STJ. Com a adequação, operadoras de saúde poderão cobrar mais para atendimentos médicos que eventualmente estejam fora da ANS.

 

"O rol de procedimentos e eventos de saúde suplementar é, em regra, taxativo, a operadora de plano, ou seguro de saúde, não é obrigatória a arcar com tratamento não constante em rol da ANS se existe para cura do paciente outro procedimento eficaz, efetivo e seguro incorporado", disse, ao ler a decisão, o ministro Antonio Carlos Ferreira

.

Antes da decisão, o que valia era o chamado "rol exemplificativo", que obrigava o cumprimento de atendimentos de acordo com a necessidade de cada paciente -- que tivesse em mãos o encaminhamento médico.

 

As mudanças foram, mais uma vez, alvo de protestos em frente ao STJ. Familiares de pessoas com doenças raras, ou que recebem atendimentos específicos em saúde, se colocaram contra a alteração, pelo receio de deixarem de receber a cobertura de planos de saúde em procedimentos que podem não ser listados pela ANS.

Lar.png
Lar.png

Visite Ceará realiza nova edição do seminário

Conexões do Turismo

 

Tendo em vista os novos desafios do setor turístico em 2022, o Visite Ceará – Fortaleza Convention & Visitors Bureau realiza mais uma edição do seminário Conexões do Turismo: Uma nova era, durante os dias 20 e 21 de julho. A programação conta com mais de 22 especialistas de renome local e nacional, com diferentes atuações no trade, que devem participar de discussões e dividir experiências em painéis multitemáticos para capacitar estudantes, profissionais e empreendedores com vivência no setor pós-pandemia.

 

Dentre os nomes já confirmados estão: Rafael Carniel, ex-Presidente da Gramadotur e ex-secretário de Turismo de Gramado, no eixo de Tecnologia, Gestão e Planejamento, Claudia Maldonado, presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/DF) e responsável pelo Tour Arquitetônico em Brasília,  palestrante no eixo de Cultura e Turismo. Quanto ao debate sobre sustentabilidade, a especialista convidada é Danielle Govas Novis, diretora do Maceió Convention Bureau. A temática da acessibilidade também ganha destaque com a participação de George Melo, coordenador do projeto Praia Acessível, da Secretaria de Turismo de Fortaleza.

 

A participação do público terá formato híbrido – com plateia em auditório e transmissão simultânea no Youtube. As inscrições são gratuitas e serão disponibilizadas em breve, através de formulário on-line no site oficial do evento.

Fio_Laranja.png

Biden abre Cúpula das Américas e reitera

importância da democracia

Evento é sediado em Los Angeles e reúne líderes das Américas para discutir questões políticas compartilhadas | Reprodução/Twitter

 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, abriu oficialmente a Cúpula das Américas na noite de 4ª feira (8.jun), em Los Angeles. Durante o pronunciamento, o chefe de Estado norte-americano reiterou a importância da democracia e exortou os líderes da América Latira e do Caribe a demonstrarem apoio ao regime político, que é, segundo ele, "o ingrediente essencial para o futuro".

 

Em Los Angeles, Biden deve se encontrar pela primeira vez com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que também pensou em não comparecer ao evento antes de prometer um encontro pessoal com o líder norte-americano. "Estava propenso a não comparecer. Não posso ir, com o tamanho do Brasil, ser moldura de uma fotografia. Não vou lá para sorrir, apertar a mão e aparecer em fotografia, eu vou para resolver os assuntos", disse Bolsonaro.

 

O encontro dos presidentes, no entanto, acontece em meio a declarações sobre a honestidade dos procedimentos eleitorais. Em entrevista ao SBT News, Bolsonaro lançou dúvidas sobre a eleição que elegeu Biden em 2020. Dizendo "não entrar em detalhes", o presidente brasileiro insinuou que o republicano Donald Trump pode ter ganhado -- mas não levou -- a eleição. Ele ressaltou que Trump estava "muito bem nas pesquisas" e que teve informações de brasileiros que houve pessoas que votaram mais uma vez.

Fio_Laranja.png

Prefixo 0303 para telemarketing pode gerar

“séria crise”, alerta entidade
 

 

WhatsApp Image 2022-06-09 at 09.04.00 (1).jpeg

Presidente da federação nacional de call centers diz que prefixo 0303 da Anatel pode gerar impacto negativo para o consumidor, além de desemprego no setor de telemarketing.

 

O prefixo 0303 da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para ligações de telemarketing traz o risco de afetar empresas do ramo e, no fim das contas, prejudicar o próprio consumidor. Essa é a avaliação da presidente da Feninfra (Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática), Vivien Mello Suruagy. Ela cita ainda que a implementação do código pode levar ao aumento do desemprego.

 

As novas regras da Anatel valem para o telemarketing ativo e mensagens eletrônicas gravadas que oferecem serviços e produtos em ligações. Elas estão em vigor desde o último dia 10 de março. Por enquanto, a agência implementou o prefixo 0303 apenas para chamadas de telemarketing feitas a partir de uma linha de celular. 

 

Com a mudança, o código aparece antes do número que efetua a ligação. Desta forma, o cliente pode escolher se a aceita ou não. Mas, de acordo com Vivien Mello Suruagy, o prefixo pode fazer com que o cliente rejeite previamente ligações importantes, sem que ele considere seu teor. A presidente da Feninfra exemplifica casos em que a empresa quer renegociar uma dívida do usuário, mas a chamada é recusada pela identificação do 0303.

Fio_Laranja.png

Docentes e egressos da Unifor explicam porquê a imprensa livre é

um dos pilares de uma sociedade democrática

 

WhatsApp Image 2022-06-08 at 16.01.09 (1).jpeg

Os veículos de comunicação exercem papel importante perante a sociedade. Seja prestando serviço à população ou denunciando irregularidades, o jornalismo funciona como uma forma de esclarecer os fatos que afetam diretamente a coletividade. Para assegurar que os jornalistas possam informar de forma livre e, sobretudo, sem censura, foi criado o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, comemorado dia 7 de junho. 

 

“É por meio da imprensa que a população se informa verdadeiramente, sem nenhum tipo de censura. É papel do jornalista informar, formar, educar, conscientizar e ajudar a desenvolver senso crítico, por meio de uma contextualização dos fatos, para que a sociedade tire suas próprias conclusões. Por isso, a liberdade de poder dizer a verdade é tão fundamental no jornalismo”, defende Kátia Patrocínio, jornalista e professora do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz.

NOTÍCIAS

Lar.png

Visite Ceará realiza nova edição do seminário

Conexões do Turismo

 

Tendo em vista os novos desafios do setor turístico em 2022, o Visite Ceará – Fortaleza Convention & Visitors Bureau realiza mais uma edição do seminário Conexões do Turismo: Uma nova era, durante os dias 20 e 21 de julho. A programação conta com mais de 22 especialistas de renome local e nacional, com diferentes atuações no trade, que devem participar de discussões e dividir experiências em painéis multitemáticos para capacitar estudantes, profissionais e empreendedores com vivência no setor pós-pandemia.

 

Dentre os nomes já confirmados estão: Rafael Carniel, ex-Presidente da Gramadotur e ex-secretário de Turismo de Gramado, no eixo de Tecnologia, Gestão e Planejamento, Claudia Maldonado, presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB/DF) e responsável pelo Tour Arquitetônico em Brasília,  palestrante no eixo de Cultura e Turismo. Quanto ao debate sobre sustentabilidade, a especialista convidada é Danielle Govas Novis, diretora do Maceió Convention Bureau. A temática da acessibilidade também ganha destaque com a participação de George Melo, coordenador do projeto Praia Acessível, da Secretaria de Turismo de Fortaleza.

 

A participação do público terá formato híbrido – com plateia em auditório e transmissão simultânea no Youtube. As inscrições são gratuitas e serão disponibilizadas em breve, através de formulário on-line no site oficial do evento.

Fio_Laranja.png

Biden abre Cúpula das Américas e reitera

importância da democracia

Evento é sediado em Los Angeles e reúne líderes das Américas para discutir questões políticas compartilhadas | Reprodução/Twitter

 

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, abriu oficialmente a Cúpula das Américas na noite de 4ª feira (8.jun), em Los Angeles. Durante o pronunciamento, o chefe de Estado norte-americano reiterou a importância da democracia e exortou os líderes da América Latira e do Caribe a demonstrarem apoio ao regime político, que é, segundo ele, "o ingrediente essencial para o futuro".

 

Em Los Angeles, Biden deve se encontrar pela primeira vez com o presidente Jair Bolsonaro (PL), que também pensou em não comparecer ao evento antes de prometer um encontro pessoal com o líder norte-americano. "Estava propenso a não comparecer. Não posso ir, com o tamanho do Brasil, ser moldura de uma fotografia. Não vou lá para sorrir, apertar a mão e aparecer em fotografia, eu vou para resolver os assuntos", disse Bolsonaro.

 

O encontro dos presidentes, no entanto, acontece em meio a declarações sobre a honestidade dos procedimentos eleitorais. Em entrevista ao SBT News, Bolsonaro lançou dúvidas sobre a eleição que elegeu Biden em 2020. Dizendo "não entrar em detalhes", o presidente brasileiro insinuou que o republicano Donald Trump pode ter ganhado -- mas não levou -- a eleição. Ele ressaltou que Trump estava "muito bem nas pesquisas" e que teve informações de brasileiros que houve pessoas que votaram mais uma vez.

Fio_Laranja.png

Prefixo 0303 para telemarketing pode gerar

“séria crise”, alerta entidade
 

 

WhatsApp Image 2022-06-09 at 09.04.00 (1).jpeg

Presidente da federação nacional de call centers diz que prefixo 0303 da Anatel pode gerar impacto negativo para o consumidor, além de desemprego no setor de telemarketing.

 

O prefixo 0303 da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para ligações de telemarketing traz o risco de afetar empresas do ramo e, no fim das contas, prejudicar o próprio consumidor. Essa é a avaliação da presidente da Feninfra (Federação Nacional de Call Center, Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática), Vivien Mello Suruagy. Ela cita ainda que a implementação do código pode levar ao aumento do desemprego.

 

As novas regras da Anatel valem para o telemarketing ativo e mensagens eletrônicas gravadas que oferecem serviços e produtos em ligações. Elas estão em vigor desde o último dia 10 de março. Por enquanto, a agência implementou o prefixo 0303 apenas para chamadas de telemarketing feitas a partir de uma linha de celular. 

 

Com a mudança, o código aparece antes do número que efetua a ligação. Desta forma, o cliente pode escolher se a aceita ou não. Mas, de acordo com Vivien Mello Suruagy, o prefixo pode fazer com que o cliente rejeite previamente ligações importantes, sem que ele considere seu teor. A presidente da Feninfra exemplifica casos em que a empresa quer renegociar uma dívida do usuário, mas a chamada é recusada pela identificação do 0303.

Fio_Laranja.png

Docentes e egressos da Unifor explicam porquê a imprensa livre é

um dos pilares de uma sociedade democrática

 

WhatsApp Image 2022-06-08 at 16.01.09 (1).jpeg

Os veículos de comunicação exercem papel importante perante a sociedade. Seja prestando serviço à população ou denunciando irregularidades, o jornalismo funciona como uma forma de esclarecer os fatos que afetam diretamente a coletividade. Para assegurar que os jornalistas possam informar de forma livre e, sobretudo, sem censura, foi criado o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa, comemorado dia 7 de junho. 

 

“É por meio da imprensa que a população se informa verdadeiramente, sem nenhum tipo de censura. É papel do jornalista informar, formar, educar, conscientizar e ajudar a desenvolver senso crítico, por meio de uma contextualização dos fatos, para que a sociedade tire suas próprias conclusões. Por isso, a liberdade de poder dizer a verdade é tão fundamental no jornalismo”, defende Kátia Patrocínio, jornalista e professora do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz.

Fio_Laranja.png

Fortaleza volta a registrar aumento

de casos de Covid, segundo a SMS

WhatsApp Image 2022-06-08 at 09.11.35.jpeg

Uma tendência a alta no número de casos de Covid-19, vem sendo registrada em Fortaleza. Os números, que estavam em queda, desde o fim da terceira onda, em janeiro, passaram a sofrer alteração a partir de meados de maio.

 

Há "um aumento linear e progressivo dos casos". Contudo, o cenário epidemiológico continua com "circulação viral limitada." Mas o aumento de confirmações é considerado "lento".

 

Os dados são do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgado na terça-feira, 7. A média móvel atual, de 26,1 casos, é superior à registrada duas semanas atrás, quando foram contabilizados 25 confirmações. 

Fortaleza está há 28 dias sem novos registros de mortes pela doença. Conforme a secretaria, a Capital estava em "um período estável de baixíssima transmissão até meados de maio". Entre os dias 31 de maio e 6 de junho de 2022, 850 exames para diagnóstico da doença foram liberados. Dos quais 41 amostras foram positivas. O que corresponde a taxa de positividade de 4,8%. Números se referem a amostras (RT-PCR) de residentes de Fortaleza, analisadas pelos laboratórios da rede pública.

Fio_Laranja.png

OAB CE realiza Posse Popular

nesta quarta-feira (08)

possepopularoab (1).jpg

Nesta quarta-feira (08/06), a Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará realizou a posse popular da Comissão de Direitos Humanos (CDH),  Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDDCA),  Comissão de Direito Ambiental (CDA), Comissão da Memória, Verdade, Justiça (CMVJDD ) e Defesa da Democracia e Comissão Especial de Defesa dos Povos Indígenas (CEDPI). no auditório (térreo).

"Temos a responsabilidade de tentar transformar a realidade e todos os que representam os movimentos populares são sempre bem vindos na OAB-CE. Teremos representantes de todos os setores da advocacia e da sociedade", declarou o presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas.

Por ocasião da Semana do Meio Ambiente, a Comissão de Direito Ambiental, também realizou também na mesma tarde, no auditório da OAB-CE, às 14h, ato solene de homenagem às etnias indígenas que têm papel fundamental na proteção da natureza no Ceará. Estiveram presentes 30 representantes de entidades indígenas para receber a homenagem.

Fio_Laranja.png

 

​Primeiro caso de varíola dos macacos

no Brasil é confirmado

WhatsApp Image 2022-06-08 at 16.18.04.jpeg

O primeiro caso de varíola dos macacos no Brasil foi confirmado nesta quarta-feira (8) na cidade de São Paulo. O paciente, um homem de 41 anos que viajou à Espanha, foi colocado em isolamento no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital.

 

Em nota, a secretaria estadual da Saúde disse que "as amostras do caso ainda estão em análise pelo Instituto Adolfo Lutz" e que o paciente "teve início dos sintomas, como febre e mialgia [dor muscular], no dia 28 de maio".

 

Além deste caso, a Prefeitura de São Paulo informou que monito o estado de saúde de uma mulher de 26 anos hospitalizada com suspeita de ter contraído varíola dos macacos. Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a paciente passa bem. Familiares e pessoas próximas à paciente também passaram a ser acompanhados pela gestão municipal. Com informações do G1.

Fio_Laranja.png

Todas as ligações oferecendo produtos ou serviços

devem ter prefixo 0303 a partir desta quarta (8)

WhatsApp Image 2022-06-08 at 09.49.16.jpeg

A partir de quarta-feira (8), todas as ligações efetuadas por empresas para oferecer produtos ou serviços devem ter o prefixo 0303. A regra, criada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), tem o objetivo de evitar a prática de ligações indesejadas do chamado telemarketing ativo.

 

Desde o dia 10 de março, as redes das operadoras de telefonia móvel já estavam obrigadas a adotar o prefixo. Agora, a medida que obriga a numeração padronizada também vale para as redes de telefonia fixa.

 

Assim, as empresas de telemarketing deverão colocar o código no início do número de qualquer ligação com esse fim. A ordem da Anatel determina que as operadoras de telefonia fixa e móvel devem permitir a identificação do código 0303 de forma clara, no visor do aparelho do usuário. Fonte> Diario do Nordeste.

Fio_Laranja.png

Prefeitura confirma Carnaval fora de época

nos dias 16 e 17 de julho em São Paulo

WhatsApp Image 2022-06-07 at 09.51.06.jpeg

A Prefeitura de São Paulo bateu o martelo, e blocos de carnaval de rua vão desfilar no final de semana de 16 e 17 de julho.

 

No último sábado (4), a Secretaria Municipal da Cultura abriu uma licitação para escolher um patrocinador para a festa, já que o patrocínio do carnaval deste ano foi cancelado junto com a folia em fevereiro. O prazo se encerra no dia 17 de junho e vence quem der o maior lance, a partir de R$ 10 milhões.

 

Somente poderão desfilar no que está sendo chamado de “Esquenta do Carnaval de 2023” os 296 blocos já previamente inscritos, num total de 323 cortejos. O público estimado pela prefeitura para o evento é de 4,5 milhões de pessoas e cerca de 5.000 ambulantes serão credenciados.

Fio_Laranja.png

 

Marca Daslu é leiloada por R$ 10 milhões

em São Paulo

WhatsApp Image 2022-06-07 at 16.59.48.jpeg

Os direitos de uso da marca de luxo Daslu foram vendidos por R$ 10 milhões, em leilão realizado nesta terça-feira (7), na cidade de São Paulo. Além da venda de roupas, sapatos, joias, itens para casa, entre outros produtos da Daslu, o direito de uso inclui ainda marcas relacionadas, como Daslulu, de roupas para pet, Villa Daslu, de decoração de festas e organização de eventos, e D Teen by Daslu, de cosméticos e roupas para adolescentes.

O leilão foi realizado pela casa Sodré Santoro e teve lance inicial de R$ 1,4 milhão. A venda faz parte da estratégia de administração da falência da empresa e o valor arrecado será destinado ao pagamento das dívidas da butique de luxo. Com informações do AlôAlôBahia

Fio_Laranja.png

Grupo Edson Queiroz doa mais de 55 mil litros de água mineral

às vítimas das chuvas em Pernambuco

GEQ_doações_PE (1).jpeg

Alinhado ao valor de agir com foco no bem da sociedade, o Grupo Edson Queiroz realizou, no último final de semana, a doação de mais de 55 mil litros de água mineral à população atingida pelas chuvas no estado de Pernambuco. Por meio de sua empresa de alimentos e bebidas, a Minalba Brasil, o volume de água mineral foi entregue ao Estado de Pernambuco, por meio do Complexo de SUAPE; e à Prefeitura Municipal de Recife. Ao todo, 54 cidades de Pernambuco foram atingidas pelas fortes chuvas e 37 delas estão em situação de emergência. Só na região metropolitana de Recife são mais de 11 mil desabrigados.

 

Para os interessados em contribuir, a Prefeitura de Recife está com a campanha Recife Solidário, que arrecada alimentos, produtos de higiene, limpeza, água e colchões. Mais informações pelo site: https://www2.recife.pe.gov.br/.

Fio_Laranja.png

Apple avança no setor automotivo com novo

software para painel de carros

WhatsApp Image 2022-06-06 at 21.37.12.jpeg

A Apple anunciou na segunda-feira que vai integrar de forma mais profunda seu software ao painel de instrumentos dos carros que serão comercializados a partir do próximo ano.

 

A empresa revelou uma versão atualizada do Car Play em sua conferência anual de desenvolvedores de software. O novo software irá, pela primeira vez, alimentar o painel de instrumentos de um carro, mostrando velocidade, direções e consumo de combustível. A Apple disse que montadoras como a Ford planejam usar o novo software e que os carros com ele começarão a ser vendidos no próximo ano.

 

A Apple também anunciou um modelo de compre agora, pague depois (buy now, pay later). O Apple Pay Later estará disponível nos locais em que o Apple Pay seja aceito e gerenciado por meio do Apple Wallet. Os usuários podem fazer quatro pagamentos iguais sem juros ou taxas.

 

A Apple ainda adicionou um botão de edição ao iMessage para mensagens enviadas.

Entre outros anúncios, a empresa introduziu ajustes em aplicativos populares, incluindo melhor renderização de pontos de referência em seu software Mapas, resultados esportivos ao vivo na Apple TV e disponibilização em mensagens do aplicativo de visualização de vídeo compartilhado. Fonte: CNNBrasil.

Fio_Laranja.png

Brasília sediará o maior torneio de Beach Tennis

do mundo pela 2ª vez

WhatsApp Image 2022-06-06 at 21.31.50.jpeg

Brasília, após receber o torneio no ano passado, irá recepcionar novamente o ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’2022. O torneio será realizado entre os dias 15 a 19 de junho, na área externa da Arena BRB Mané Garrincha.

Giselle Ferreira, secretária de Esporte e Lazer (SEL), está animada para receber eventos de múltiplas modalidades na capital do país. “Estamos muito vibrantes, nossa cidade se transformou, de fato, na capital do esporte… Estamos proporcionando esporte de alto rendimento para os atletas e lazer para a população”, avalia.

 

Para o coordenador de Beach Tennis da Confederação Brasileira de Tênis Jeferson Pinto, é uma honra para o país receber esportistas de alto nível. “O ITF Sand Series Decathlon Brasília Classic’22 é um dos quatro grandes eventos de Beach Tennis do Mundo nesta temporada, com uma das maiores premiações. Para o Brasil, é uma grande satisfação realizar mais uma vez este torneio. Teremos a presença dos melhores atletas do ranking mundial, com a certeza de que serão grandes exibições e um grande show”, destaca.

 

Em 2021, Brasília recebeu o torneio e foi um sucesso. “Já fizemos um grande evento e neste ano as expectativas são ainda maiores, o que só enaltece o trabalho que está sendo realizado para o desenvolvimento da modalidade no nosso país”, explica Jeferson Pinto.

 

Os ingressos para o ITF Sand Series Brasília Classic’22 Decathlon já estão à venda no site Bilheteria Digital.  (Metrópoles) Foto: Marcelo Zambrana/ITF Sand Series Brasil

Fio_Laranja.png

Pescoço da girafa não evoluiu para pegar folhas,

mas para disputa por fêmeas, diz estudo

WhatsApp Image 2022-06-07 at 11.05.57 (1).jpeg

Desde a época de Charles Darwin, cientistas tentam entender por que a girafa, o mamífero terrestre mais alto, desenvolveu um pescoço tão longo. Muitos pesquisadores acreditavam que era para que o animal pudesse alcançar folhagens altas. 

 

Ao estudarem o comportamento das girafas, perceberam que o longo pescoço serve para outro propósito. Quando as girafas machos competem pelo namoro com as fêmeas, elas o usam para lutar umas com as outras.

 

Os pescoços musculosos, que podem ter cerca de dois a três metros de comprimento, podem ser usados ​​para esmagar seus crânios pesados, armados com estruturas ósseas cobertas de pele chamadas ossicones, contra as partes mais fracas do pescoço de um rival. Em suma, quanto mais longo o pescoço, maior a chance de causar danos graves.

À medida que os pesquisadores estudavam o fóssil Discokeryx xiezhi, começaram a preencher as peças que faltavam na evolução das girafas, incluindo a evolução de um pescoço longo, comportamentos de luta e pressão ambiental para alcançar a vegetação.

 

A girafa macho com o pescoço mais longo está no topo da hierarquia social, e sua necessidade de competir pelas fêmeas é a principal razão pela seu pescoço evoluiu para se tornar longo.

Fio_Laranja.png

Efeito contrário: cigarros eletrônicos estão

criando legião de dependentes em nicotina

WhatsApp Image 2022-06-06 at 10.03.25.jpeg

Moda entre os jovens, os cigarros eletrônicos estão causando o efeito contrário do que se previa, no início da febre dos dispositivos. O que parecia até mesmo uma opção para quem queria parar de fumar, agora revela um cenário cheio de riscos e armadilha.
 
Usado sem ressalvas em bares, festas e até escolas, os vapes, como são também conhecidos, chegaram a ser apresentados como opção supostamente menos prejudicial à saúde do que o cigarro convencional. O discurso enganoso esconde uma "epidemia de nicotina entre jovens”, como definiu Drauzio Varella em matéria especial do Fantástico de domingo (5).
 
“Nada mais são do que dispositivos para administrar nicotina, a droga que provoca a dependência química mais escravizadora. Todo o esforço que nós fizemos para reduzir o número de fumantes será perdido. Estamos criando uma legião de dependentes de nicotina e de fumantes passivos, que ficarão com os pulmões doentes, agredidos pela fumaça dos que fumam os eletrônicos”, afirmou o médico.
 
"A nicotina líquida é aquecida dentro do dispositivo e, ao dar a tragada, forma-se um vapor. Para formar esse vapor, é necessário que se insiram substâncias que não existem no cigarro tradicional. O usuário de cigarro eletrônico aumenta em 42% a chance de ter um infarto. O adolescente que usa cigarro eletrônico, ele aumenta em 50% a chance de ter uma asma”, afirma Stella Martins, pneumologista do InCor, em entrevista à atração global.
 
Enquanto um cigarro comum oferece 15 tragadas - um maço teria 300 -, um vaporizador de 1,5 mil tragadas seria equivalente a cinco maços. A questão é que o cigarro comum, no Brasil, tem no máximo um miligrama de nicotina, quantidade regulamentada pela Anvisa, que não tem controle sobre os diversos tipos de dispositivos eletrônicos. 

Fio_Laranja.png

 

Mangueira homenageia a cultura afro-brasileira

em enredo do Carnaval 2023

WhatsApp Image 2022-06-06 at 15.56.24.jpeg

A Estação Primeira de Mangueira vai celebrar a cultura afro-brasileira no Carnaval do Rio 2023, mostrando as construções das visões de África na Bahia a partir de sua musicalidade e instituições carnavalescas negras.

Com o samba-enredo “As Áfricas que a Bahia canta”, de autoria dos carnavalescos Annick Salmon e Guilherme Estêvão, a agremiação vai destacar o protagonismo feminismo e as lutas contra a intolerância religiosa e racismo no fortalecimento da identidade afro-brasileira, além de resgatar saberes e práticas ancestrais e as lutas pelo reconhecimento da cultura afro-brasileira carnavalesca.

Fio_Laranja.png

“Top Gun: Maverick” bate recordes nos EUA

(e na carreira de Tom Cruise)

WhatsApp Image 2022-06-06 at 16.20.33.jpeg

A carreira de Tom Cruise atingiu um novo marco impressionante: numa época em que os filmes da Marvel dominam as bilheteiras mundiais, o ator norte-americano conseguiu que as audiências fossem ao cinema ver algo que não envolve super-heróis.

 

“Top Gun: Maverick”, a sequência do filme de ação de 1986, estreou nos cinemas brasileiros na última semana. Nos Estados Unidos, o país de origem da produção, revelou-se um sucesso estrondoso: de acordo com a agência de notícias Reuters, só no fim de semana de estreia acumulou impressionantes US$ 134 milhões, num recorde de 4.732 salas de cinema.

 

É esperado que o filme atinja uma bilheteria de US$ 151 milhões de dólares até segunda-feira (30), no feriado nacional do Memorial Day. Se concretizados, estes números representariam a melhor estreia de história do feriado norte-americano, da produtora Paramount e da própria carreira de 40 anos de Tom Cruise.

 

Este sucesso esmagador pode explicar-se por múltiplos fatores: os elogios da crítica especializada (com uma pontuação de 97% no Rotten Tomatoes, por exemplo), a nostalgia perante um clássico dos anos 1980, e o regresso de Tom Cruise ao papel de Pete “Maverick” Mitchell.

 

O público acima dos 40 anos, o mais relutante em regressar aos cinemas ao longo da pandemia, foi um dos grupos mais expressivos na plateia do novo “Top Gun: Maverick”.

Fio_Laranja.png

Memória ficou ruim pós-covid?

Entenda o que causa e se há tratamento

WhatsApp Image 2022-06-06 at 10.33.35.jpeg

Falta de concentração, esquecimento e sensação de cansaço mental são alguns dos sinais de declínio cognitivo associado à covid-19, mesmo em casos leves. A relação ainda é estudada, mas técnicas já são utilizadas para tratar os impactos.

 

Um dos projetos de reabilitação neuropsicológica, desenvolvido por pesquisadores da USP, foca em abordagens multidisciplinares para auxiliar pacientes. Entre elas, técnicas de associação e planejamento de rotina.

 

"Existem recomendações muito importantes de que os pacientes recebam intervenções o mais rápido possível, baseadas no que é usado em doenças neurodegenerativas,", explicou Eliane Correa Miotto, professora do curso de neurologia da USP.

 

Em geral, os principais sintomas associados ao quadro são dificuldades de atenção para exercer tarefas executivas (que controlam pensamentos, emoções e ações), fadiga física e mental, brain fog (névoa cerebral, descrita como a sensação semelhante a de uma noite sem dormir) e problemas de memória.

 

Segundo Miotto, possíveis causas dos danos cognitivos estão relacionadas à invasão do vírus no cérebro, processos inflamatórios decorrentes da covid-19, hipóxia (ausência de oxigênio suficiente nos tecidos para manter as funções corporais), alterações vasculares e sepse (complicação potencialmente fatal de uma infecção).

Fio_Laranja.png

Brasil abre quase 197 mil vagas de emprego

com carteira assinada em abril

WhatsApp Image 2022-06-06 at 15.47.44.jpeg

Abril registrou abertura líquida de 196.966 vagas de trabalho com carteira assinada no Brasil, segundo dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (06.jun). O número é resultado das 1.854.557 admissões menos os 1.657.591 desligamentos. Foi melhor que o mesmo mês no ano passado que teve saldo líquido de 89.538. Em março deste ano, o Caged também foi positivo, com 88.145 empregos formais.

 

O setor de serviços foi o destaque: 117.007 registros de empregos com carteira assinada. Em seguida, o comércio que contratou 29.261. A indústria abriu 26.378 vagas e a construção 25.341. Já agropecuária, produção florestal, pesca e aqüicultura registraram queda de 1.021.

 

No acumulado do ano, de janeiro a abril, o valor também é positivo: 770.593 postos. Mas, ao analisar esse período, o ranking dos setores muda. Serviços teve 534.523. Indústria: 127.788. A construção abriu 119.923 postos. Agropecuária, mais 23.009. O comércio registrou fechamento líquido menos expressivo nesse período, de 34.646 postos.

Fio_Laranja.png

Especialistas dizem que vacina de spray nasal

é o principal caminho para fim da pandemia de Covid

WhatsApp Image 2022-06-06 at 09.48.49.jpeg

O programa Fantástico, da TV Globo, conversou com alguns especialistas para saber a resposta da pergunta que todo mundo faz: quando a pandemia vai acabar? Eles apontaram que o principal caminho para isso seria uma nova vacina em spray, aplicada diretamente no nariz.

 

Patrícia Gonçalves Guimarães, diretora-geral da unidade de saúde, do Hospital Municipal da Vila Brasilândia, referência em Covid-19 no município de São Paulo, contou que há aproximadamente, 100 pacientes de Covid internados. Desses, aproximadamente, 60% estão em enfermaria e 40% em UTI. É exatamente nessa época que as pessoas tendem a fechar as janelas devido ao frio e isso aumenta a possibilidade de transmissão desses patógenos. Não só da covid, mas da influenza também”.

 

Um ponto que chamou a atenção é que metade dos internados no Hospital Municipal da Vila Brasilândia estão vacinados com as três doses. “Nós estamos num momento muito crítico da pandemia, porque o que nós temos visto é que o vírus evoluiu e tem evoluído rapidamente, e as vacinas, não. As vacinas foram originalmente desenhadas para cepa inicial, a cepa de Wuhan”, explicou a epidemiologista Denise Garrett.

 

“As variantes estão se especializando em escapar da imunidade e temos o fato também das vacinas, do último reforço já ter sido há algum tempo. O que nós observamos é que com 4, 5 meses você já tem uma queda significante na proteção”, completou Denise.

Fio_Laranja.png

Chikungunya: Fortaleza tem 80 vezes

mais casos que no mesmo período de 2022

8c856fc3-e6a7-474e-9867-294c6f8436e6.jpg

Até o dia 31 de maio,  Fortaleza registrou 3.540 novos casos de chikungunya. Doença transmitida pelo Aedes aegypti. O número é 80 vezes maior que o registrado nos primeiros cinco meses de 2021, quando 44 fortalezenses contraíram a doença. Os dados são do boletim epidemiológico de vigilância de arboviroses na Capital. 

 

Os registros mostram que 10 bairros concentram 61,8% das amostras com (IgM) positivo para chikungunya. Entre eles: Prefeito José Walter (139 casos), Jardim das Oliveiras (146), Cidade Funcionários (104), Engenheiro Luciano Cavalcante (63), Mondubim (58), Parque Manibura (54), Sapiranga Coité (53), Jangurussu (42), Barroso (38) e Conjunto Palmeiras (32). No total, 99 bairros têm amostras positivas e 30 bairros permanecem silenciosos para essa arbovirose.

 

Nas primeiras semanas de 2022, foram registradas oito suspeitas de óbito por chikungunya.dois já foram investigados e um deles foi descartado. O outro foi a primeira morte pela doença confirmada em 2022, ni dia 24 de maio. Outros seis casos seguem em investigação. o ano de 2021 não registrou qualquer morte por chikungunya em Fortaleza.

Fio_Laranja.png

Pague Menos lança primeiro e-commerce social e quer atrair

pessoas físicas para abrir 50 mil lojas virtuais

WhatsApp Image 2022-06-03 at 16.35.10.jpeg

A Rede de Farmácias lança o primeiro social commerce do segmento que visa atrair pessoas físicas para abrir 50 mil lojas virtuais personalizadas.

 

A alta tecnologia chegou acsua porta. O Comércio de produtos olho no olho, venda direta, com representante batendo palma ou tocando a campainha da sua casa, agora é o sininho do WhatsApp que avisa que uma oferta chegou para você em seu smartphone. Ou uma notificação na sua rede social favorita. 

 

O que mudou foram os termos usados para definir essa metodologia de vendas. Door to door e social commerce são alguns deles. E mais empresas estão usando do expediente. Magazine Luiza, no varejo, e C&A, na moda, são alguns exemplos. 

 

Agora a rede de farmácias Pague Menos entra nesse movimento ao lançar o programa Minha Pague Menos. É a primeira empresa do setor a fazer isso. “Queremos, acima de tudo, incrementar as vendas em omnicanalidades, através de embaixadores da marca (como são chamados os vendedores)”, disse José Rafael Vasquez, vice-presidente de operação e real estate da Pague Menos.

 

O projeto ainda está na fase piloto, aberto para adesão dos 20 mil colaboradores da empresa, além de alguns perfis de influenciadores, focados no Instagram — a homepage tem interface com a rede social. Até o momento já foram abertas 2,4 mil lojas on-line, que resultaram em 10 mil compras com tíquete médio de R$ 210,00.

Fio_Laranja.png

Izolda Cela mantém decreto contra Covid-19

no Ceará e retoma reuniões

WhatsApp Image 2022-06-03 at 16.41.46.jpeg

Governo do Ceará mantém recomendação vigente com relação ao uso de máscaras em locais fechados. Atualmente, uso da proteção é opcional. O número de casos da Covid-19 no Estado mantém "relativa estabilidade". Considerando o aumento em outros estados, a governadora Izolda Cela informou que o Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia deve voltar a se reunir semanalmente para monitorar a situação do Ceará e do país. ⁠

 

Realizamos nesta sexta-feira a reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia. O número de casos da Covid mantém relativa estabilidade em todo o Ceará, de acordo com dados apresentados pelos especialistas das secretarias da Saúde do Estado e do Município. Mesmo assim, o comitê está atento ao aumento dos índices em outros estados, embora não haja repercussão aqui no Ceará na quantidade de casos e na questão assistencial.

 

Nosso comitê voltará a se reunir semanalmente, de forma a monitorar a situação do Ceará e do país. O atual decreto, válido até domingo (12), continua inalterado. Reforço, mais uma vez, a importância da vacinação a todos os cearenses. Vamos intensificar as campanhas para a dose de reforço da população adulta e D2 das crianças e adolescentes. Seguimos firmes, juntos, para superar de vez essa pandemia.

Fio_Laranja.png

35 câmeras de monitoramento vão ser

instaladas no Cocó em junho

WhatsApp Image 2022-06-03 at 15.11.31.jpeg

O Parque do Cocó será monitorado por câmaras 24 horas. No total serão 35 câmeras de monitoramento  instaladas no Parque Estadual do Cocó, em várias áreas da extensão do local. 

 

O funcionamento acontecerá dentro da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (CIOPS) e deve ser inaugurado no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente e cinco anos da regularização do Parque. As informações foram confirmadas pela assessoria da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema).

 

Com inicio previsto para o proximo mês, mais 15 brigadistas passarão a atuar no Cocó, durante 24 horas de plantão, para atender ocorrências de incêndios. 

Fio_Laranja.png

Feira Fotografar 2022: o grande (re)encontro

da fotografia brasileira

WhatsApp Image 2022-06-03 at 15.16.17.jpeg

A Feira Fotografar 2022 retorna com a grande novidade de ocorrer no Parque do Ibirapuera em São Paulo. A Feira (com visitação grátis) é para conferir as principais marcas da fotografia e uma experiência única para os visitantes.

Conta ainda com uma pauta educacional completa que reúne temas e profissionais que se destacaram em um período tão complicado. Os assuntos são os mais variados: do fotojornalismo ao empreendedorismo. Da fotografia de família até o autoral. Envolve ainda questões importantes como tendências, oportunidades e transformações. Vídeo, criatividade, inspiração e negócios. Tudo com uma programação com nomes reconhecidos e também novos talentos.

O Congresso Fotografar será nos dias 2, 3 e 4 de agosto de 2022. Inscreva-se na Fotografar 2022 e confira tudo.


EVENTO
2 a 4 de agosto de 2022 
Parque do Ibirapuera
Pavilhão das Culturas Brasileiras, São Paulo – SP

Fio_Laranja.png

Crescimento no Ceará deve ter PIB

acima da média nacional

WhatsApp Image 2022-06-03 at 14.54.14.jpeg

O governo estima que o PIB brasileiro deve crescer 0,5% neste ano. Enquanto isso, o Ceará projeta crescer 1,25%, segundo o Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), órgão vinculado à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag).

 

O Estado vem registrando crescimento do PIB acima da média nacional pelo segundo ano consecutivo. Em 2021 o Ceará registrou crescimento de 6,63%, enquanto o país avançou 4,6%.

 

O PIB brasileiro registrou, no entanto, alta pelo segundo trimestre consecutivo. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o crescimento foi de 1% em relação ao quarto trimestre de 2021.

 

Segundo o diretor-geral do Ipece, João Mário de França, na segunda quinzena deste mês o órgão deve divulgar os dados do Ceará. “Junto com esse resultado divulgaremos também a previsão mais recente, que pode ser mantida a atual ou revisada, do crescimento do PIB da economia cearense para o ano todo de 2022”, explicou.

Fio_Laranja.png

 

Globo enfrenta novo surto de Covid-19

e produções ‘se viram nos 30’

WhatsApp Image 2022-06-02 at 16.33.42.jpeg

A Globo já enfrentou alguns surtos de Covid-19 durante a pandemia e mais um está rolando em suas produções. Nesta quinta-feira (2), por exemplo, uma festa estava sendo organizada para os funcionários, entre produção e atores da novela ‘Além da Ilusão’, mas a comemoração foi cancelada, pois integrantes testaram positivo para a doença, segundo a coluna de Patrícia Kogut.

 

Por enquanto, as gravações não foram afetadas e, evitando que algo piore, a festa não vai acontecer.

Repórteres, principalmente de São Paulo, plateias em programas de auditório, como Encontro, Domingão, além de todos os funcionários envolvidos em produções de séries e novelas voltarão a ser obrigados a usarem máscaras como medida de segurança.

 

Além disso, casos recentes também chamaram a atenção, como o de Ana Maria Braga. A apresentadora tinha sintomas de gripe e foi substituída às pressas na apresentação do Mais Você, por Fabricio Battaglini e Talitha Morete.

 

Outro que precisou ficar afastado das gravações foi Marcos Mion. Em um vídeo postado nas redes sociais, o apresentador contou que “chegou a vez dele”.

 

“É, chegou minha vez… E como sempre sou transparente com vocês, agora não poderia ser diferente. Como vocês acompanham muito meu dia a dia, minha família, nos enchem de amor, é justo que eu divida com vocês. O que me dá paz e tranquilidade são as 3 doses no meu braço. Se você ainda não tomou nenhuma ou não voltou para os reforços, FAÇA ISSO O QUANTO ANTES. Vale muito a pena ter a paz de espírito de enfrentar esse vírus maldito sabendo que ele não vai ganhar. Deus nos abençoe”.

Fio_Laranja.png

Senado aprova projeto de lei que pode

reduzir valor da conta de luz

e5afcf76-c1b6-40ee-ba0e-6d71d6f5cd6e.jpg

O Senado Federal, na quarta-feira (1º/6), o Projeto de Lei 1.280/2022, que disciplina a devolução de valores de tributos recolhidos a mais pelas empresas distribuidoras de energia elétrica. A expectativa é de que a medida reduza a conta de luz dos brasileiros. A proposta ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados antes de ser enviada para sanção presidencial.  

 

 A matéria é de autoria dos senadores Fabio Garcia (União-MT) e Wellington Fagundes (PL-MT). O projeto prevê a devolução de créditos tributários aos consumidores de energia elétrica. O texto foi relatado em plenário pelo líder do MDB, Eduardo Braga (AM).

 

A redação altera a legislação para estabelecer que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) promova a destinação integral, em proveito dos usuários dos serviços, dos valores que estão retidos pelas distribuidoras de energia elétrica em razão de decisões judiciais transitadas em julgado sobre cobranças indevidas do ICMS na base de cálculo do Pis/Pasep e Cofins.

Fio_Laranja.png

Campanha da Semana Mundial da Alergia 2022

 terá como tema "A conexão asma e alergia: respirando melhor"

2018_drauzio_asma-bombinha_outubro_1000x563.jpg

De 05 a 11 de junho acontece a Semana Mundial da Alergia com o tema "A conexão asma e alergia: respirando melhor". Em Fortaleza, a semana será centro de debates, no dia 4 de junho (sábado), de 8h às 12h, na sede da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), com o tema as Estações Práticas da Alergia e voltado para os pediatras. Confira programação abaixo.

 

Estatísticas do DATASUS indicam que as medidas preventivas adotadas na pandemia de Covid-19 reduziram o número de internações de pacientes com asma no Sistema Único de Saúde (SUS). Os dados mostram que no ano de 2019 eram 77 mil pacientes com asma internados. Em 2020, com as restrições impostas pela pandemia, o número caiu para 45 mil internações por asma. (fonte: Gengiber Comunicação)

 

"A máscara, o distanciamento social e as outras ações adotadas preveniram não só a Covid, mas todas as infecções respiratórias, que são um dos principais desencadeantes das crises de asma", explica Dr. Pedro Giavina-Bianchi, coordenador do Departamento Científico de Asma da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI).

Fio_Laranja.png

O possível fim das autoescolas e CNH gratuita propostos em 

Projeto de Lei estão em discussão no Senado

WhatsApp Image 2022-06-02 at 09.57.27.jpeg

Além da defesa do fim da obrigatoriedade das autoescolas, que ocorre por meio do Projeto de Lei em discussão no Senado, a senadora kátia Abreu (PP-TO) também defende a gratuidade da carteira de motorista, nas categorias A e B.

 

Segundo Kátia Abreu, cerca de 84 milhões de brasileiros maiores de idade não possuem a CNH e estão aptos para tirar o documento, contudo, devido aos altos custos não é possível adquiri-la.

 

Os cursos obrigatórios para prestar a prova de legislação e direção possuem altas taxas e acabam por onerar o custo do documento, principalmente para pessoas de baixa renda. A senadora informou que em alguns estados o processo para tirar a Carteira de Motorista chega a R$ 3 mil. Deste valor,  80% vai para as autoescolas.

 

O Projeto de Lei 6485, está em trâmite no Senado Federal desde 2019. À medida que parecia ter sido esquecida pelos senadores acabou ganhando novo fôlego frente às novas movimentações do Senado.

Fio_Laranja.png

Saúde vai liberar quarta dose da vacina para

pessoas com mais de 50 anos

WhatsApp Image 2022-06-01 at 11.12.10.jpeg

O Ministério da Saúde planeja estender a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 para a população com 50 anos ou mais e para profissionais da área de saúde.

 

Já pessoas imunossuprimidas, aquelas que têm baixa imunidade devido a doenças como câncer e Aids ou que já fizeram transplante, por exemplo, a partir de 12 anos deverão tomar uma dose de reforço, a quinta para o grupo. As informações são dos integrantes do MS, mas ainda não há data para que as medidas sejam oficializadas.

 

Ambos os públicos devem contar quatro meses de intervalo para receber a nova etapa da imunização, que, preferencialmente, deve ser feita com a vacina da Pfizer. Segundo interlocutores da pasta, a ampliação da campanha de vacinação passou a ser analisada após o recente aumento no número de casos de Covid-19. 

 

A batida de martelo sobre o assunto, porém, deve ser subsidiada por recomendações feitas pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19 (CTAI-Covid) — formada por especialistas das esferas federal, estadual e municipal.

Fio_Laranja.png

iFood e Voltz lançam moto elétrica

exclusiva para entregadores de São Paulo

WhatsApp Image 2022-05-31 at 22.19.08.jpeg

Conforme o iFood revelou em comunicado, além do valor diferenciado, os entregadores do app de delivery também terão acesso a uma assinatura especial do sistema de troca de baterias. Para facilitar a compra e manutenção do veículo, o banco BV e a Ipiranga também entraram no projeto.

 

A parceria entre o iFood e o banco BV resultou em uma linha de financiamento com condições diferenciadas para aquisição das motos elétricas. A instituição financeira oferecerá um subsídio de R$ 2 mil para as trezentas primeiras motos financiadas, mediante à aprovação de crédito. 

 

Conforme explicou o iFood, o sistema de trocas de bateria opera sob o modelo “battery as a service”. Ou seja, é um serviço, e o dono da moto elétrica não possuirá a bateria, mas apenas a trocaria em qualquer um dos postos Ipiranga com estações para isso. Atualmente, já existem 33 locais de troca em 19 postos em São Paulo capital.

Fio_Laranja.png

Digital College realiza imersão para profissionais de arquitetura

e design de interiores na quinta (2)

Sede da Digital College. Imersões são gratuitas e 100% presenciais.jpeg

A Digital College, escola pioneira em habilidades digitais no Ceará, realiza nesta quinta-feira (2), uma imersão voltada para profissionais de arquitetura e design de interiores. O workshop será realizado na sede da Digital College, de 18h às 21h30, e é totalmente gratuito e presencial. A escola apresentará estratégias para alcançar os melhores resultados, aumentar clientes e se tornar uma autoridade no segmento. A programação contará com a presença da head de marketing digital da Digital College, Thalita Rodrigues; do gerente comercial da Movenord, Felipe Bezerra; e dos arquitetos Rafael Bandeira e Camila Novaes, sócios fundadores da Sobre Arquitetura.

 

"Mais do que fazer grandes projetos e ter cases de sucesso em seu escritório de arquitetura, é preciso mostrar para o público o que está sendo feito. E nada melhor do que se comunicar por meio dos canais mais utilizados pela audiência", diz Antônio Rodrigues, diretor executivo da Digital College.

Fio_Laranja.png

São Paulo volta a recomendar o uso de

máscaras em locais fechados

WhatsApp Image 2022-05-31 at 22.33.39.jpeg

O Centro de Contingência do Coronavírus no estado de São Paulo vai voltar a recomendar o uso de máscaras em locais fechados. A informação foi confirmada pelo coordenador do grupo, Paulo Menezes, à repórter Tainá Falcão, da CNN.

 

A decisão acontece após uma reunião do comitê realizada nesta terça-feira (31) com a participação do médico David Uip, secretário estadual de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde. Para pessoas vulneráveis, o uso de máscaras será recomendado em locais fechados e abertos.

 

Segundo Menezes, as internações aumentaram no estado, mas, por enquanto, sem reflexos no número de mortes.

 

Em nota, a Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde através do Comitê Científico do Estado de São Paulo disse que “recomendou o retorno do uso de máscaras em estabelecimentos fechados sem caráter obrigatório, não modificando a legislação vigente em São Paulo da utilização apenas em ambientes hospitalares e no transporte coletivo”.

Fio_Laranja.png

Cervejas serão vendidas com descontos de até 42%

no Dia Livre de impostos em Fortaleza

 

WhatsApp Image 2022-06-01 at 14.52.09.jpeg

Nesta quinta-feira, 2 de junho, cervejas serão vendidas com descontos de até 42,69% em Fortaleza. Iniciativa faz parte do Dia Livre de Impostos (DLI), promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem.  Durante a ação, toda carga tributária, estadual e federal, será abatida dos preços finais dos produtos. Objetivo é chamar atenção para o peso dos impostos no custo final ao consumidor. 

 

Lojistas dos Shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, além das lojas de rua de toda a cidade, incluindo as do Centro de Fortaleza, participarão da iniciativa. Bem como as cervejas, produtos como óculos de sol e de grau, alimentos, itens de vestuário e perfumaria também serão vendidos sem impostos. Na prática, os descontos chegam até 70%

 

Nas categorias como óculos de sol, por exemplo, os descontos podem chegar a 44,18%; já os de grau poderão ser adquiridos com 45,31% de abatimento, enquanto perfume nacional e cervejas terão abatimentos de até 69,13% e 42,69%, respectivamente. Fonte: Portal O POVO.

Fio_Laranja.png

Cocaína, opioide, MDMA

Canadá vai descriminalizar o uso de drogas pesadas ao longo de três anos

WhatsApp Image 2022-06-01 at 11.33.57.jpeg

O Canadá anunciou terça-feira (31) que vai descriminalizar a posse de pequenas quantidades de drogas pesadas em um projeto piloto na província da Colúmbia Britânica. A estratégia busca frear uma crise de opioides que já provocou milhares de mortes no país. Em vez de deter o usuário, ele receberá informações sobre como acessar ajuda médica para tratar o vício!


O foco será a partir do tratamento da dependência, em vez da prisão dos consumidores. A ministra canadense de Saúde Mental e Dependências, Carolyn Bennett, afirmou que a medida, que permite a posse de opioides, cocaína, metanfetamina e outras drogas pesadas, durará por um período de três anos, a partir de 31 de janeiro de 2023.

 

Durante esse tempo, os adultos da Colúmbia Britânica não poderão ser detidos, nem enfrentar denúncias por posse de até 2,5 gramas das substâncias, considerados de consumo pessoal. A polícia também não poderá confiscar o produto. Ao invés disso, os usuários identificados vão receber informações sobre como acessar ajuda médica para tratar a dependência.

Fio_Laranja.png

Izolda Cela escolhe Vanja Fontenele para assumir

vaga de desembargadora no TJCE

WhatsApp Image 2022-05-31 at 15.18.09.jpeg

A governadora Izolda Cela (PDT) anunciou, nesta terça-feira, 31, a escolha da procuradora Vanja Fontenele como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). O TJCE havia definido no último dia 19, os integrantes da lista tríplice para preenchimento de uma vaga de desembargador na corte.

“Acabo de escolher a procuradora Vanja Fontenele para assumir como nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Ceará," informou.

A Governadora destacou que a nova desembargadora compõe a lista tríplice, enviada a ela, pelo TJ, após ser uma das indicadas pelo MPE. "Desejo muito sucesso à Vanja Fontenele na nova e honrosa missão”, escreveu a pedetista.

Fio_Laranja.png

Novo modelo da CNH entra em vigor

a partir desta 4ª feira

WhatsApp Image 2022-05-31 at 22.23.54.jpeg

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) será emitida em um novo formato a partir desta 4ª feira (1º.jun). Entre as novidades, o documento vai permitir a inclusão do nome social adotado pelo condutor e a filiação afetiva. O novo modelo será válido em todo o Brasil e terá elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes. 

 

A nova CNH será "mais moderna", promete a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Nesse sentido, o órgão informa que o documento passará a contar com um código usado em passaportes e que servirá para facilitar o embarque nos aeroportos brasileiros via serviço de autoatendimento. Além do português, a carteira de habilitação terá informações impressas em inglês e francês. Dessa forma, a Senatran acredita que brasileiros terão maior facilidade em determinadas viagens internacionais.

 

O desenvolvimento de um outro modelo para a CNH estava previsto desde dezembro do ano passado, pontua a Agência Brasil. Na ocasião, o Conselho Nacional de Trânsito divulgou as especificações de como o documento deveria ser produzido.

 

Motoristas não são, entretanto, obrigados a trocar a atual CNH pela nova. De acordo com as autoridades, a ideia é que a troca ocorra de forma gradual. Num primeiro momento, as novas emissões já serão impressas no formato lançado nesta semana. O mesmo ocorrerá, aos poucos, com as renovações e as segundas vias. Fonte: SBTNews.

Fio_Laranja.png

Presidente da Petrobras alerta sobre risco de

desabastecimento de diesel no 2º semestre

WhatsApp Image 2022-05-31 at 08.57.04.jpeg

O presidente da Petrobras, José Mauro Coelho, enviou um ofício à Agência Nacional do Petróleo alertando sobre o “elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022”. 


A decisão de comunicar oficialmente o governo foi tomada em reunião do Conselho de Administração da estatal na última terça-feira (25), depois de um longo debate sobre o tema.

 

“Diante do cenário de escassez global de diesel e do cronograma de paradas programadas das refinarias —apesar dos melhores esforços da companhia, a Petrobras entende que há elevado risco de desabastecimento de diesel no mercado brasileiro no segundo semestre de 2022. Adicionalmente, há também grandes incertezas quanto aos níveis das cotações internacionais do produto nessa conjuntura de escassez”, explica José Mauro Coelho.

Fio_Laranja.png

Aumento de casos de Covid leva cidades do Brasil a

retomarem recomendação do uso de máscaras

WhatsApp Image 2022-05-31 at 09.01.35.jpeg

As máscaras de proteção contra a Covid-19 foram sumindo do rosto dos brasileiros. O fenômeno, felizmente, foi fruto do avanço da imunização contra o coronavírus e de um maior controle dos índices epidemiológicos da doença. Mas esse panorama tem mudado com a proximidade do inverno, em algumas regiões do Brasil, e o crescimento da incidência das doenças respiratórias.

 

Nas últimas semanas, o acessório voltou a aparecer nas recomendações de escolas e prefeituras. Sem o alarde de antes, a ideia agora é conter a possibilidade de novos surtos localizados, que são fruto, justamente, da flexibilização generalizada que os estados realizaram no último trimestre.

 

Um exemplo é a cidade de Londrina, a 380 quilômetros da capital Curitiba (PR). Na semana passada, o município decidiu indicar novamente o uso das máscaras em ambientes fechados. Os abertos só têm indicação de uso quando há aglomerações, diz a prefeitura. A cidade teve um aumento de 370% nos casos de Covid-19 nos últimos 30 dias.

 

Cidades de pelo menos cinco estados já voltaram a recomendar o uso da proteção. O movimento coincide com o fim do Estado de Emergência de Importância Nacional (Espin) da pandemia, que passou a vigorar na semana passada, depois dos 30 dias de adequação concedidos pelo Ministério da Saúde.

Fio_Laranja.png

Símbolo de inovação na pandemia, capacete

Elmo está em exposição no Museu da Indústria

WhatsApp Image 2022-05-31 at 10.35.20.jpeg

Considerado o melhor case de inovação do Brasil, o Elmo está exposto no Museu da Indústria, no Centro de Fortaleza. O capacete utiliza um mecanismo de respiração artificial não invasivo, tendo sido fundamental para evitar a intubação de pacientes com Covid-19, reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

 

A invenção cearense é fruto de parceria público-privada entre FIEC, através do SENAI Ceará, a Universidade de Fortaleza (Unifor), a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa), o Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH) e a Esmaltec.

 

Os visitantes do Museu da Indústria podem conferir o Elmo, de perto, de terça a sábado, das 9h às 17h; e aos domingos, de 9h às 13h. O museu fica na R. Dr. João Moreira, 143 - Centro de Fortaleza.

 

Em março deste ano, o Elmo foi reconhecido como o projeto mais inovador do Brasil, durante o 9º Congresso Nacional de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizado em São Paulo (SP). Dos três projetos mais votados, entre os 25 cases de todo o país, o Elmo foi o grande vencedor. Foram mais de 25 mil votos.  

 

Museu da Indústria
Onde: R. Dr. João Moreira - 143 - Centro - Fortaleza (CE)
Horários:
- Terça a Sábado, das 9h às 17h (acesso até as 16h30)
- Domingo, das 9h às 13h (acesso até as 12h30)
Acesso gratuito

Fio_Laranja.png

Desemprego no Brasil recua

para 10,5% e é o menor desde 2015

14afb61b-8f5c-4eb0-a69b-563b16a640dc.jpg

O desemprego deu um alívio aos brasileiros no trimestre que vai de fevereiro a abril. O índice de 10,5% de desocupação é o menor para o período desde 2015, quando foi de 8,1%. Mesmo assim, 11,3 milhões de brasileiros terminaram o trimestre sem emprego. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE) nesta terça-feira (31/5).  

 

Outra boa notícia é a de que o número de empregados com carteira assinada no Brasil subiu 2% no mesmo período. Isso corresponde a 35,2 milhões de pessoas. Antes, 12,5 milhões estavam empregados sem carteira assinada no setor privado, uma alta de 2,2 milhões de pessoas em comparação com o mesmo período no ano de 2021.  


Por outro lado, a quantidade de trabalhadores autônomos subiu 7,2% desde o ano passado. Agora, está em 25,5 milhões.     /

 

O percentual do desemprego no Brasil recuou 0,7 ponto percentual em comparação com o trimestre que foi até janeiro e caiu 4,3 pontos em relação ao período no ano de 2021. De acordo com os números do IBGE, cerca de 96,5 milhões de pessoas estão ocupadas, maior quantidade desde 2012. Isso equivale a uma alta de 10,3% em relação ao trimestre no ano anterior.

Fio_Laranja.png

Dia Mundial sem Tabaco: Conheça os sintomas

da abstinência do cigarro e saiba como superá-los

WhatsApp Image 2022-05-30 at 22.43.10.jpeg

Dia Mundial sem Tabaco, celebrado nesta terça-feira (31), promove a conscientização sobre os danos do cigarro para a saúde.

A abstinência é um dos principais desafios no caminho de quem decide para de fumar. Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra de acordo com o nível de dependência. As reações podem ser passageiras e tendem a desaparecer em algumas semanas.

Efeito de um conjunto de reações desencadeadas no organismo, a síndrome de abstinência da nicotina pode incluir dor de cabeça, irritabilidade, dificuldade de concentração, ansiedade e alteração do sono. Em alguns casos, as pessoas podem apresentar aumento do apetite, tristeza e indícios de depressão.

“A tendência com o tempo sem o consumo da nicotina através de cigarro, derivado do tabaco ou mesmo de dispositivo eletrônico para fumar, é que o número de receptores de nicotina nas células do sistema nervoso vá gradualmente diminuindo e, por isso, a avidez por essa droga vai diminuindo e, lentamente, os sintomas de abstinência também vão”, explica o médico pneumologista Gustavo Prado, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, de São Paulo.

Fio_Laranja.png

 

Recife suspende festas juninas e destina verba

para vítimas das chuvas

WhatsApp Image 2022-05-30 at 15.26.02.jpeg

O prefeito de Recife, João Campos (PSB), anunciou nesta segunda-feira (30/5) que as festividades juninas estão suspensas na cidade. A verba que seria destinada para os eventos, no valor de R$ 15 milhões, será distribuída nas ações de amparo às vítimas das fortes chuvas que estão atingindo o litoral nordestino.

 

“Nesse momento, temos 3,5 mil recifenses que estão nos nossos abrigos. A Prefeitura do Recife está suspendendo o São João, o São Pedro e os festejos juninos. Com isso, nós vamos incrementar em R$ 15 milhões as ações direcionadas para as famílias atingidas e ao longo da semana a gente vai compartilhar com vocês várias outras medidas de priorização para as famílias, para as vítimas, para as pessoas que foram fortemente atingidas nesse momento”, declarou o prefeito em visita a uma creche que serve de abrigo proviório disponibilizado pela prefeitura.

 

De acordo com a Secretaria de Defesa Social do estado, até o momento 91 pessoas morreram em decorrência das chuvas. Além disso, 26 estão desaparecidos e 5 mil desabrigados.

Fio_Laranja.png

Ações de apoio a candidaturas LGBTQIA+ miram

Congresso mais diverso em 2023

WhatsApp Image 2022-05-30 at 15.55.02.jpeg

Organizações que defendem as pautas das pessoas LGBTQIA+ querem um Congresso  Nacional mais diverso e plural em 2023 para assegurar os direitos dessa população no Brasil.

 

O pleito de outurbo,  segundo movimentos ouvidos pela CNN, será determinante para consolidar leis e o próprio movimento crescente de candidaturas dessa comunidade.

 

Por isso, eles planejam iniciativas para apoiar a regularização de títulos eleitorais, oferecer cursos a candidatos, financiar candidaturas, dialogar com partidos, apresentar propostas e monitorar a disseminação de fake news.

O objetivo é sustentar uma mobilização crescente. Nas eleições municipais de 2020, por exemplo, houve um aumento de 215% de candidaturas de pessoas trans, segundo mapeamento da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra). O número saltou de 89 concorrentes nas eleições de 2016 para 281 nas disputas de 2018.

Fio_Laranja.png

É improvável que o surto de varíola dos macacos

leve a uma pandemia, diz OMS

WhatsApp Image 2022-05-30 at 15.17.01.jpeg

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma não acreditar que o surto de varíola dos macacos, fora da África, leve a uma pandemia. A avaliação é de uma autoridade que afirmou, que ainda não está claro se pessoas infectadas, que não apresentam sintomas podem transmitir a doença.

 

Mais de 300 casos suspeitos e confirmados de varíola dos macacos, uma doença geralmente leve que se espalha por contato próximo, causando sintomas semelhantes aos da gripe e uma erupção cutânea distinta, foram relatados em maio. A maioria dos casos ocorreu na Europa, e não nos países da África Central e Ocidental, onde o vírus é endêmico. Nenhuma morte foi relatada até o momento.

 

A OMS afirma que as investigações epidemiológicas estão em andamento e que a maioria dos casos notificados até agora não tem vínculos de viagem estabelecidos para uma área endêmica.

Fio_Laranja.png

Maior garrafa de uísque do mundo é vendida

por US$ 1,4 milhão em leilão

WhatsApp Image 2022-05-30 at 15.49.33.jpeg

A maior garrafa de uísque do mundo, chamada “The Intrepid”, foi vendida por cerca de US$ 1,4 milhão, segundo a casa de leilões Lyon and Turnbull. A garrafa, com 1,70, conquistou o recorde mundial do Guinness em setembro de 2021. Ela contém 82,16 galões americanos, ou 311 litros. Isso é o equivalente a 444 garrafas padrão.

 

O licor é um single malt Macallan de 1989 que passou 32 anos amadurecendo em barris de carvalho na destilaria Macallan’s Scotland antes de ser engarrafado em 2021. É ouro pálido e tem um sabor doce com notas de maçã, diz a casa de leilões.

 

Garrafa foi vendida na quarta-feira (25) para um colecionador internacional, de acordo com Lyon e Turnbull.

O projeto Intrepid foi criado como uma colaboração entre a Fah Mai, uma empresa de investimentos com sede na Tailândia, e a Rosewin Holdings, uma empresa com sede em Londres, que investe em uísque e outros destilados.

 

O fundador do projeto, Daniel Monk, foi inspirado pela “paixão por aventura, exploração” de seu pai, diz a casa de leilões. O rótulo da garrafa apresenta 11 exploradores, incluindo Ranulph Fiennes e Robin Knox-Johnston.

 

O leilão apoiará várias instituições de caridade, incluindo Marie Curie e Campaign Against Living Miserably (CALM), diz Lyon.

Fio_Laranja.png

+Milionária, nova loteria da Caixa, tem prêmio

mínimo de R$ 10 milhões

WhatsApp Image 2022-05-30 at 12.45.38.jpeg

A +Milionária, a nova loteria da Caixa Econômica Federal (CEF), realizou seu primeiro sorteio no último sábado (28), às 20h. Cada concurso vai distribuir o valor mínimo de R$ 10 milhões. A Caixa ainda não divulgou o rateio deste primeiro sorteio.

Veja os números sorteados: 01 – 03 – 07 – 15 – 23 – 44. Os trevos sorteados foram: 4 e 2.
A nova categoria marca o início das comemorações dos 60 anos das Loterias Caixa e chega no momento em que os brasileiros mais realizam apostas.

Ao todo, foram R$ 18,83 bilhões em apostas no ano passado, um aumento de 7,7% na comparação com 2020, segundo dados da CEF. A nova categoria chega no momento em que os brasileiros mais realizam apostas. Ao todo, foram R$ 18,83 bilhões em apostas no ano passado, um aumento de 7,7% na comparação com 2020, segundo dados da CEF.

Fio_Laranja.png

Representantes do Grupo Mulheres do Brasil de Fortaleza

prestigiam exposição de Daniel Chastinet e Wilson Neto

 

Em agenda organizada pelo Comitê Comunicação, representantes do núcleo do Grupo Mulheres do Brasil realizam, na tarde deste sábado (28), uma visita à exposição Macedônia, no Espaço Cultural Unifor. Annette Reeves, Vera Lima e Aline Miranda, líderes do grupo, e Carol Barroso, do Comitê Comunicação, e demais voluntárias serão recepcionadas pelo artista plástico cearense Wilson Neto, unido à Daniel Chastinet para idealização da mostra.

 

A exposição "Macedônia" segue aberta ao público às terças e sextas-feiras, das 9h às 19h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18 horas.  Com apoio da Fundação Edson Queiroz e do Ministério do Turismo, a mostra evidencia a pluralidade cultural da Macedônia do Norte, através de fotografias, telas de pintura e textos literários.

 

Exposição artística foi inspirada na pluralidade cultural do país do sudeste europeu e segue com visitação gratuita no Espaço Cultural Unifor

Fio_Laranja.png

Prazo da declaração de imposto

de renda 2022 vai até 31 de maio

WhatsApp Image 2022-05-29 at 09.15.41.jpeg

O contribuinte que ainda não enviou a Declaração do Imposto de Renda de 2022 tem 16 dias para fazer a entrega. O prazo encerra no dia 31 de maio. Quem perde o prazo paga multa e fica sujeito a algumas restrições. A expectativa é que 34.100.000 declarações sejam enviadas até o final do prazo.

 

A multa para quem perde o prazo de envio é de 1% ao mês sobre o imposto devido. O valor mínimo é de R$ 165,74, podendo chegar, no máximo, a 20% do imposto de renda.

 

Além da multa, quem não entregar a declaração no prazo enfrenta restrições. Inicialmente, é feita a inclusão do CPF em uma condição de irregularidade. Com isso, o cidadão não pode fazer empréstimo em bancos ou prestar concurso público, por exemplo.

 

Um recurso disponibilizado pela Receita Federal para auxiliar o contribuinte a fazer a declaração de forma mais simples e ágil é a declaração pré-preenchida. Com a ferramenta, é possível recuperar os dados da declaração do ano anterior. A função está disponível em todas as plataformas para quem tem conta nos níveis ouro e prata no sistema gov.br. Antes, a facilidade era limitada a quem tinha certificado digital.   

 

A declaração é obrigatória para as pessoas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 em 2021. Para atividade rural, a obrigatoriedade é para quem teve receita bruta superior a R$ 142.798,50 no ano passado.

Fio_Laranja.png

Cidades de uma civilização perdida na Amazônia

são encontradas com a ajuda de radares

WhatsApp Image 2022-05-27 at 09.57.11.jpeg

Para identificar as ruínas, os pesquisadores do Instituto Arqueológico Alemão usaram uma tecnologia de radares conhecida como LIDAR, que possibilita o trabalho de mapeamento a partir do uso de laser aerotransportado. A área onde foi feita a descoberta abrange aproximadamente 4.500 km2. A arquitetura cívico-cerimonial desses grandes assentamentos inclui plataformas escalonadas sobre as quais se encontram estruturas em forma de U. Além disso, foram identificadas pirâmides cônicas com até 22 m de altura.


Com o uso de radares, pesquisadores alemães descobriram vestígios de uma civilização perdida pré-hispânica na Amazônia. As imagens, feitas com a ajuda de um helicóptero na região de Lianos de Mojos, na Bolívia, revelaram dois grandes assentamentos da cultura Casarabe, que viveu no local entre os anos 500 e 1400, aproximadamente. Um estudo sobre a descoberta foi publicado na revista Nature. 

 

Segundo os pesquisadores, os assentamentos são conectados por vias que se estendem por vários quilômetros. Por meio das imagens, também foi possível identificar a presença de uma infraestrutura maciça de gestão de água, composta por canais e reservatórios. "A disposição arquitetônica dos grandes assentamentos indicam que os habitantes desta região criaram uma nova paisagem social e pública através da monumentalidade", explicaram os pesquisadores.


Os pesquisadores disseram ainda que as ruínas encontradas se comparam favoravelmente às estruturas erguidas por culturas andinas. "Sua escala vai muito além dos assentamentos sofisticados e interconectados do sul da Amazônia, que carecem de arquitetura cívico-cerimonial monumental", afirmaram. Os resultados indicam claramente que o padrão de assentamento da cultura Casarabe representa um tipo de urbanismo tropical de baixa densidade que não havia sido observado anteriormente na Amazônia.

Fio_Laranja.png

IBGE divulga 1º levantamento sobre homossexuais e bissexuais no

Brasil Esta é a primeira vez que os dados são coletados

WhatsApp Image 2022-05-26 at 10.18.33.jpeg

No Brasil, 2,9 milhões de pessoas de 18 anos ou mais se declaram lésbicas, gays ou bissexuais. Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS): Orientação sexual autoidentificada da população adulta, divulgada hoje (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Esta é a primeira vez que esse dado é coletado entre a população brasileira e, na avaliação do instituto, ainda pode estar subnotificado.

 

Os dados, coletados em 2019, mostram que 94,8% da população adulta, o que equivale a 150,8 milhões de pessoas, identificam-se como heterossexuais, ou seja, têm atração sexual ou afetiva por pessoas do sexo oposto; 1,2%, ou 1,8 milhão, declaram-se homossexual, tem atração por pessoas do mesmo sexo ou gênero; e, 0,7%, ou 1,1 milhão, declara-se bissexual, tem atração por mais de um gênero ou sexo binário.

 

A pesquisa mostra ainda que 1,1% da população, o que equivale a 1,7 milhão de pessoas, disse não saber responder à questão e 2,3%, ou 3,6 milhões, recusaram-se a responder. Uma minoria, 0,1%, ou 100 mil, disse se identificar com outras orientações. Segundo o IBGE, quando perguntadas qual, a maioria respondeu se identificar como pansexual – pessoa cujo gênero e sexo não são fatores determinantes na atração; ou assexual – pessoa que não tem atração sexual.

Fio_Laranja.png

Cientistas de Harvard desenvolvem

novo tipo de vacina contra câncer

WhatsApp Image 2022-05-25 at 22.52.12.jpeg

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, desenvolveram uma nova tecnologia de vacina contra o câncer capaz de impedir que os tumores escapem da resposta imunológica conferida por outros métodos de combate à doença.  

 

Os resultados do estudo, feito em parceria com pesquisadores de outras universidades norte-americanas, foram publicados nesta quarta-feira (25/5), na revista Nature, uma das mais respeitadas pela comunidade científica.  

 

Ao contrário da maioria das vacinas testadas para combater uma recidiva da doença, que têm como alvo antígenos peptídicos, esta se concentra em induzir o ataque das células-T e das NK (natural killers, do inglês) aos tumores em formação. Com informações do site Metrópoles.

Fio_Laranja.png

 Câmara aprova projeto que limita a cobrança

de ICMS sobre combustíveis

 

WhatsApp Image 2022-05-25 at 22.37.43.jpeg

A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do projeto que limita a cobrança de ICMS sobre os combustíveis, gás natural, energia elétrica e transporte coletivo, considerados produtos e serviços essenciais.

 

De acordo com a proposta, os estados não poderão cobrar uma alíquota superior à taxa geral do ICMS, que varia entre 17% e 18%. O projeto prevê uma compensação do governo federal aos entes federados, até 31 de dezembro deste ano, se a perda de arrecadação passar de 5%.

 

A compensação será feita por meio de descontos em parcelas de dívidas dosestados junto à União. Os deputados ainda vão analisar os destaques apresentados pelos partidos.

 

O deputado Danilo Forte (União-CE), autor do projeto, acredita que não haverá queda na arrecadação de estados e municípios: "em momento algum haverá diminuição de arrecadação, muito pelo contrário, haverá redistribuição das fontes arrecadatórias, porque havia um conforto muito grande, principalmente por parte dos estados, que juntavam o recebimento da conta de energia e o da conta dos combustíveis". Com informações SBTNews.

Lar.png

Usuários de maconha precisam de

mais sedação durante endoscopia

cb5bf269-8d58-4454-bbe4-9c6536993d27.jpg

Uma pesquisa divulgada pela Digestive Disease Week de 2022 afirma que usuários de Cannabis precisam de mais sedação durante endoscopias. Especialistas analisaram 419 pacientes submetidos a procedimentos endoscópicos e seus níveis de sedação em relação ao histórico pessoal de cada um. 

 

Os participantes da pesquisa foram instruídos a preencher dois formulários, um antes do procedimento, que contava com dados sobre o uso de Cannabis e outro depois, que indicava seus níveis de conforto e consciência durante a endoscopia. 

 

A endoscopia não é um procedimento cirúrgico e não necessita de altas doses de sedação, deixando os pacientes confortáveis, mas não inteiramente conscientes. De acordo com os especialistas, os pacientes não apresentaram altos níveis de desconforto durante o procedimento, mas precisaram de mais medicamentos para auxiliar na sedação. 

 

Os resultados da pesquisa indicaram que o uso de Cannabis foi associado a uma maior necessidade por sedativos, como mais de 5 mg de midazolam e mais de 100 mcg de fentanil. A necessidade de doses mais altas de medicamentos para a sedação foi observada em procedimentos endoscópicos, durante gastroscopias.

Lar.png

Fortaleza registra a maior

inflação do Brasil no mês de maio

141981ab-657e-41a1-8b90-7e8decebc4e0.jpg

Fortaleza registrou o maior Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 de 1,29% no mês de maio. O percentual é o maior do Brasil, que teve a média de 0,59%, 1,14 ponto percentual abaixo da taxa registrada em abril (1,73%). O registro nacional foi a maior variação para um mês de maio desde 2016, quando o índice foi de 0,86%. 

 

No ano, o IPCA-15 acumula alta de 4,93% e, em 12 meses, de 12,20%, acima dos 12,03% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em maio de 2021, a taxa foi de 0,44%.

 

Na Capital cearense a maior variação aconteceu por conta dos itens de higiene pessoal (3,59%) e do reajuste de 24,23% nas tarifas de energia elétrica (-2,18%), que ocasionou uma redução menor no subitem que a observada em outras áreas. O menor resultado foi verificado em Curitiba (0,12%), onde, além do recuo de quase 18% da energia elétrica (-17,62%), houve também queda nos preços de alimentos como a cenoura (-19,88%) e o tomate (-13,72%).

Lar.png

PEC 206 quer cobrar mensalidade em

em universidade pública; entenda o que mudaria

97d9fb77-71a9-4bca-98d1-cf69563e2bee.jpg

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/2019 propõe cobrar mensalidade em universidades públicas. A ideia é que as instituições usem os recursos captados para dívidas de custeio, como água e luz, e que a gratuidade seja mantida para alunos que não tenham condições socioeconômicas de arcar com os custos. O valor mensal seria definido pelo Ministério da Educação (MEC).

 

A PEC estava na pauta da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), da Câmara dos Deputados, desta terça-feira (24). Mas, segundo o relator, deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP), deve ser adiada para a semana que vem.

 

Caso seja admitida, tem mérito analisado por uma comissão especial, que pode alterar a proposta original – com prazo de 40 sessões para votação. Só então ela vai ao plenário da Casa Legislativa. Por ser uma PEC, a aprovação depende dos votos favoráveis de 3/5 dos deputados (308), em dois turnos.

Lar.png

Nestlé anuncia compra da Puravida,

empresa brasileira de produtos naturais

1d46b306-ef92-47c3-adcf-72fca3c9492e.jpg

A multinacional de alimentos Nestlé anunciou ontem a aquisição da empresa de produtos voltados à nutrição Puravida. Fundada em 2015 por Flávio Passos — que se uniu a Adrian Francisco, sócio e CEO da empresa —, a marca vende alimentos naturais e à base de plantas, assim como suplementos alimentares do segmento clean label — desenvolvidos com ingredientes naturais.    

 

 Segundo declaram os fundadores, a empresa registrou em 2021 uma receita de R$ 295 milhões. O número representa um crescimento de 42% em relação ao ano anterior.

 

Os produtos da Puravida complementam o cardápio de suplementos orais, proteína em pó e bebidas nutricionais que já integram o portfólio da Nestlé Health Science, divisão da companhia que fechou o acordo de aquisição da marca brasileira.

 

A compra da Puravida pela Nestlé — que não revelou o valor desembolsado na operação — será submetida ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A aprovação é prevista pelas empresas para o segundo semestre deste ano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Lar.png

III Workshop do Turismo

30 e 31 de maio. Formato: 100% Online

O evento que vai gerar negócios, conhecimento, capacitando e atualizando empresas e profissionais promovendo engajamentos de relevância para o mercado de trabalho dos eventos corporativos e do turismo, incluindo a inovação, tecnologias digitais e sustentabilidade.

 

HUB Turístico 01: Porto das Dunas/Beach Park , território indutor do turismo do Litoral Leste CE. 
Quer saber como o pensamento idealizador e criativo realizou múltiplas intervenções na década de ’70, criando a Praia do Porto das Dunas e implantando o Beach Park para desenvolver o turismo no litoral do Ceará? Participe da conversa com os promotores desse negócio de turismo de sol e mar, hospitalidade, entretenimento e eventos conhecendo desafios, experiências, e a visão de futuro que fazem do Beach Park Ceará, um destino da preferência nacional e o maior parque aquático da América Latina

 

 

HUB Turístico 02: Praia Canoé /Fortim - Negócios do desenvolvimento imobiliário para um Turismo com Sustentabilidade 

Venha assistir este encontro sobre uma experiência de negócios que reúne culturas internacionais - Espanha e Brasil/CE, com projetos imobiliários indutores  do turismo sustentável, transformadores  do território costeiro e ribeirinho no litoral leste do Ceará. Sustentabilidade, Hospitalidade e Desenvolvimento Local estão na pauta deste hub.

 

Hub Turístico 03: Aquiraz Riviera- O golfe como indutor do território turístico 
Convido você a conhecer o único investimento no Ceará que coloca o Golfe, como âncora na estruturação e ordenamento de um complexo de negócios de turismo, lazer, entretenimento e desenvolvimento imobiliário, potencializando o território para investimentos focados nos segmentos de sol e praia., esportes, eventos e lazer

 

Hub Turístico 04: Araripe Geopark Mundial da UNESCO- Um turismo diferenciado no Brasil. 
Já ouviu falar? Trata-se de um território com patrimônio natural de singular beleza e de grande importância cientifica e turística, que, sob os auspícios da UNESCO, trabalha o desenvolvimento territorial sustentável e o geoturismo. O Araripe Geopark Mundial da UNESCO, o primeiro das Américas, integra a Rede Global dos Geoparques e mantem, há 15 anos, o selo verde que lhe confere a qualidade de notável patrimônio geológico da natureza.

Lar.png

Bolsonaro troca presidente da Petrobras

pela 2ª vez em menos de 60 dias 

 

WhatsApp Image 2022-05-23 at 22.10.11.jpeg

O Ministério de Minas e Energia confirmou no início da noite desta segunda-feira que José Mauro Coelho não é mais presidente da Petrobras. A mudança na estatal já vinha sendo especulada há alguns dias, porque o então presidente da estatal era um nome de confiança do almirante Bento Albuquerque, que deixou o cargo de ministro de Minas e Energia há pouco mais de uma semana.

 

O presidente Jair Bolsonaro também afirmou nos últimos dias que novas mudanças poderiam acontecer na gestão da Petrobras. Bolsonaro está sendo pressionado a adotar medidas temporárias que possam conter a alta no valor cobrado pelos combustíveis. 

 

José Mauro Coelho ficou na estatal por pouco mais de um mês já que o general Joaquim Silva e Luna deixou a função no início do mês de abril. A mudança na estatal confirma a influência do ministro Paulo Guedes na gestão da estatal do gás e petróleo. O novo indicado para a presidência é homem de confiança de Guedes. O nome ainda precisa ser aprovado em assembleia dos acionistas que deverá ser convocada nos próximos dias. Fonte: SBTNews.

Lar.png

João Doria desiste de concorrer

à Presidência da República

 

João Doria durante coletiva de imprensa em São Paulo, nesta 2ª feira (23.mai) | Reprodução

João Doria (PSDB) anunciou, nessa 2ª feira (23.mai), que desistiu de concorrer à Presidência da República. O ex-governador do estado de São Paulo afirmou que não é "a escolha da cúpula do PSDB".  "Entendo que não sou a escolha da cúpula do PSDB. Me retiro da disputa com o coração ferido, mas a alma leve, com a sensação de dever cumprido", destacou. 

 

Doria iniciou o discurso de desistência relembrando do exílio político que viveu com seu pai, deputado federal João Doria, que foi cassado em abril de 1964, durante o golpe militar. O ex-governador fez um balanço dos mandatos de prefeito da cidade de São Paulo e da gestão no governo estadual. Além disso, agradeceu a equipe e todos que o apoiaram. 

 

"Fica aqui a minha gratidão aos brasileiros da cidade de São Paulo que me deram mais de 3 milhões de votos e aos quase 11 milhões de votos para o governo do estado de São Paulo. E aos mais de 17 mil militantes do PSDB que me escolheram como candidato à presidente do Brasil. Agradeço também aos mais de seis milhões de brasileiros que nas pesquisas de opinião pública já manifestaram a intenção de votar no meu nome para presidente antes mesmo do começo da campanha eleitoral", ressaltou. 

 

O ex-governador afirmou ainda que o Brasil precisa de uma outra opção para o cargo de presidente da República. "O Brasil precisa de uma alternativa para oferecer aos eleitores que não querem os extremos. Que não querem aquele que foi envolvido em escândalos de corrupção e nem aquele que não deu conta de salvar vidas, salvar a economia e envergonha o nosso país", disse. 

Lar.png

É questão de tempo até termos casos de

varíola dos macacos no Brasil, diz médico

bf7c4671-809e-4870-9889-61a7f5eb51a5.jpg

Para o médico infectologista do Hospital das Clínicas da USP Evaldo Stanislau, é uma “questão de tempo” até que o Brasil identifique casos da chamada varíola dos macacos, que começou a se espalhar pela Europa.

 

Em entrevista à CNN no domingo (22), ele afirmou que “um dos aspectos peculiares dessa crise atual é a maneira com que vem se espalhando”. “Os primeiros casos são relatados no Reino Unido, muito rapidamente para Portugal e Espanha, depois outros países na Europa, e já chegou na Austrália e na América do Norte. Em um mundo globalizado em que você pega um avião e 12 horas depois já está em outro país, é muito provável, questão de tempo, que façamos um ou mais diagnósticos aqui no Brasil”, avalia.

 

Segundo o médico, a varíola humana está erradicada desde 1980 graças à vacinação, mas o vírus que causa a varíola humana e o que leva à varíola dos macacos, que também circula em outros animais e esporadicamente em humanos, são muito parecidos.


“As doenças guardam semelhanças clinicas e do ponto de vista imunológico, terapêutico, e isso é bom porque abre o caminho para ter uma resposta rápida contra isso”, afirma.

 

Nesse sentido, a recomendação de Stanislau é manter a calma caso surjam lesões na pele, associadas à doença. “No extremo oposto, os médicos têm que estar alertas porque um caso que deva ser notificado como suspeito começa com a lesão na pele. Se sente quadro de febre, mal-estar, íngua, alguns gânglios aumentados em algumas regiões e viu manchas que começam vermelhas, viram bolinhas de água e que podem furar e ser múltiplas ou isoladas, isso é um caso que deve ser considerado como possibilidade de varíola”, explica.

 

A transmissão da doença envolve contato íntimo, no momento em que as lesões estão aparentes, ou então com objetivos usados pela pessoa, como roupa de cama. Há a opção, ainda, da transmissão por secreção respiratória, mas o uso de máscaras, comum durante a pandemia de Covid-19, reduz esse risco.

 

“Quem já se vacinou sobre a varíola, ainda não sabe se está protegido porque não se sabe a duração da imunidade da varíola. Em outras situações semelhantes, de surto, quem tinha histórico de vacinação tinha muito menos impacto que quem não tinha, então provavelmente tem proteção maior, mas é uma possibilidade ainda, não certeza”. diz.

 

O infectologista ressalta que já existe uma vacina contra esse tipo de varíola e um antiviral para combater sintomas. Em geral, porém, eles não tem um acesso disseminado, e só são disponibilizados para combater surtos pontuais.

Lar.png

Fortaleza libera vacina contra Covid 19 de

todas as deses, sem agendamento.

e152216c-4287-4e79-a3ad-cc54d4af6c68.jpg

Fortaleza liberou a vacina de todas as doses sem agendamento prévio. É necessário apenas ter o cadastro no site Saúde Digital e os pré-requisitos necessários, como idade e intervalo mínimo entre as doses. A nova estratégia foi publicada pela Prefeitura de Fortaleza que afirmou que a cidade está próxima dos 6 milhões de doses aplicadas.

 

Outra novidade é a alteração no atendimento do Centro de Eventos do Ceará (CEC). A partir do sábado, 21, o primeiro centro de vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza concentrará suas atividades na modalidade drive-thru, encerrando as atividades nos salões. O público sm veículo que desejar receber a vacinação naquela área poderá se dirigir ao Shopping Iguatemi, que fica a cerca de 1,5 km de distância do CEC.

 

Permanecem ativos cerca de 66 centros de vacinação instalados em todas as Regionais de Saúde. Eles estão distribuídos em quatro shoppings (Iguatemi, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy e Shopping Central), no Sesi Parangaba, no Centro de Eventos (drive-thru) e em 60 postos de saúde. A programação diária de cada local é divulgada no portal da Prefeitura de Fortaleza.

 

As equipes de saúde também estão realizando busca ativa por meio do contato direto com os usuários, identificando a necessidade da atualização do cartão de vacinação. Além disso, estão promovendo ações descentralizadas de vacinação conforme a necessidade de cada bairro.

Lar.png

Mito ou verdade: vaper é menos

prejudicial à saúde do que cigarro?

4e2be087-881c-409f-bb2f-db64ba0140ae.jpg

O cigarro eletrônico, também chamado de vaper, ganhou popularidade entre os jovens como uma alternativa menos nociva à saúde do que o cigarro convencional, partindo da premissa de que ele não queima tabaco para liberar nicotina.  

 

Embora não possua muitas substâncias tóxicas do tabaco, o caper tem grande concentração de nicotina- uma substância altamente viciante – e libera outros componentes.   

 

“O dispositivo tem um depósito onde é colocado um líquido concentrado de nicotina, que é aquecido e inalado. Esse líquido possui um produto solvente e um químico de sabor. Ou seja, não temos dúvidas de que o cigarro eletrônico faz mal”, afirma o oncologista Carlos Gil Ferreira, presidente do Instituto Oncoclínicas.    Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os cigarros eletrônicos podem causar doenças respiratórias, como o enfisema pulmonar, doenças cardiovasculares, dermatite e câncer.


Inalar vapores quentes também pode causar danos para a boca e a garganta. Outro problema é que, por não haver regulamentação para o uso de cigarros eletrônicos no Brasil, é impossível atestar a procedência e a padronização dos líquidos usados no dispositivo. Fonte: Metrópoles.

Lar.png