PERFIL SEMANAL
A arte de transformar: conheça mais
sobre a trajetória de um mestre da beleza
Por Kelly Garcia
Nosso entrevistado desse domingo é o talentoso e reconhecido coiffeur Walker Santiago. À frente do tradicional Walker Cabeleireiros há mais de 40 anos, coleciona troféus por sua trajetória irretocável em sua área de atuação. Entre os muitos destaques em sua trajetória, estão integrar o júri técnico da categoria Corte e Colorimetria no Beleza Experiência, realizado no Hotel Sheraton, em São Paulo.
Também participou da sexta edição do Prêmio Cabelos&Cia, realizado na Estação da Luz, em São Paulo — um verdadeiro “Oscar da beleza”. Outro momento marcante foi a homenagem de Honra ao Mérito pela Associação dos Cabeleireiros, uma contribuição à beleza, à cultura e ao desenvolvimento da associação dos cabaleireiros de Fortaleza e, claro, o troféu Tesoura de Ouro.
Saiba mais no nosso perfil.
Seu salão é conhecido como um dos mais tradicionais de Fortaleza. Nos conte como faz para se manter sempre atualizado no ramo da beleza?
O Walker Cabeleireiros se mantém firme no tempo porque, antes de tudo, respeita a beleza da mulher cearense em todas as suas fases. Para estar sempre atualizado, eu nunca deixei de estudar, de observar o mundo, de conversar com colegas — dos mais jovens aos mais experientes — e de ouvir as minhas clientes. A atualização vem do compromisso com a excelência, com o respeito à história da beleza e à vanguarda que ela exige.
A quais serviços as pessoas podem ter acesso no Walker Cabeleireiros?
No nosso salão, as clientes têm acesso a tudo o que há de mais completo em beleza: desde cortes, colorações, mechas e penteados sofisticados até maquiagem, estética facial e corporal, depilação e cuidados com as unhas. Cada serviço é realizado com técnica, bom gosto e amor.
Por conta do seu excelente trabalho desenvolvido em sua área, você alçou voos altos, chegando a ganhar várias homenagens. Qual delas foi mais emocionante?
Já recebi muitas homenagens ao longo desses anos, mas uma das mais emocionantes foi quando fui surpreendido por amigos e colegas em um evento em São Paulo, sendo reconhecido pela minha trajetória e contribuição ao setor. Não é o troféu em si — é a lembrança do caminho que trilhei até ali, e de quantas pessoas confiaram em mim. Outra homenagem que eu preciso destacar foi o troféu Tesoura de Ouro. Inesquecível!
Quais as principais mudanças que você presenciou no mercado da beleza em Fortaleza? Como é o perfil da mulher que procura os serviços de beleza hoje?
O mercado da beleza mudou muito. A mulher de hoje está mais consciente do seu estilo, mais exigente com o
atendimento e mais conectada com o mundo. Ela quer ser ouvida, acolhida e valorizada. E isso, nós sabemos fazer bem.
Tem algum sonho que ainda não realizou?
Sonhos? Sempre há. Um deles é registrar toda essa trajetória num livro que inspire quem vem depois de mim. Já estamos trabalhando nisso.
Que conselho daria para quem está começando na área?
Trate a profissão com seriedade, dedicação e respeito. Faça com amor. Aprenda com os mestres, com humildade. E nunca esqueça: o verdadeiro luxo é saber servir com elegância.
Cores e técnicas para uma arte
apaixonante e cheia de personalidade
Por Kelly Garcia
Trazemos no perfil dessa semana a artista plástica Cristina Cavalcante. Pesquisadora incansável em busca de novas cores, nuances e texturas, desenvolveu sua técnica através de pesquisas sobre a mistura de viscosidades, polímeros e pigmentos, respeitando os fenômenos obtidos através dessas fusões e o equilíbrio que algumas reações reversíveis realizam, resultando em uma exuberância cromática. Em suas obras, os elementos se misturam, tomam vida e o efeito disso é uma explosão de cores que desperta sensações, emoções e surpresa para os que observam.
Dona de uma técnica única inserida na atividade experimental, sua arte vem tendo reconhecimento mundo afora. A artista já expôs em vários países como Luxemburgo, França e Dubai. Agora, também transborda criatividade na escrita e assumiu, recentemente, uma cadeira na Academia de Letras e Artes de Caucaia. Suas obras retratam sua personalidade cosmopolita e audaciosa, que se revela em nossa entrevista.
Como a arte te fisgou?
A arte sempre fez parte da minha vida, é um oficio que conecta minha alma com o mundo e com as pessoas.
Antes de trabalhar com arte, qual era a sua profissão? Deu para conciliar?
Sou química e, no início, foi bem difícil. No entanto, nunca deixei de fazer arte. Quando ainda era bem jovem, fiz vários cenários de peças teatrais, vitrine de lojas e pinturas. Então, era algo que sempre integrou a minha trajetória.
Como se deu esse transbordar das artes também na escrita?
O amor pela leitura e a curiosidade em descobrir o mundo através das palavras .
Quais gêneros você gosta de explorar nessa área?
A diversidade de gêneros literários me fascina. Costumo dizer que para os que querem ler mais, devem compreender o que mais ressoa com suas preferências pode tornar a leitura uma experiência mais envolvente e constante, criando conexões duradouras com determinados estilos narrativos.
E como se dá a interface entre as artes visuais e a Literatura?
As duas formas de fazer arte possuem em comum a intenção de representar simbolicamente a realidade e a ilusão, que tão bem representam meu trabalho. E que se misturam naturalmente de forma orgânica como uma manifestação do que sou e penso.
Por onde a arte já te levou?
Já expus em vários países mundo afora, o que significa muito para o meu trabalho e me qualifica, principalmente, em locais expressivos, como museus e embaixadas.
Quais são as delícias de seguir por esse caminho?
O grande desafio é acreditar e se entregar totalmente à arte, explorar várias possibilidades, podendo escrever minha própria narrativa. Uma verdadeira delícia.
Como cuida do seu bem-estar? E da espiritualidade?
Crio uma profunda conexão com minhas origens, com a natureza e uma busca constante pelo autoconhecimento.
Tendo Cristo como exemplo a ser seguido, o amor ao próximo, o respeito e a gratidão como norte.
Temos livro à vista?
Dois livros
Um infantil
E outro de poesias
Protagonismo
feminino na saúde
Por Kelly Garcia
Nossa entrevistada da semana é a médica obstetra e ginecologista Beatriz Porto, fundadora e CEO da Bloomie, clínica que vem se destacando por colocar a mulher no centro do cuidado, com um atendimento humano, respeitoso e acolhedor.
Com uma trajetória inspiradora, Dra. Beatriz, que tem Gabriela Sacramento como sócia, alia competência técnica e sensibilidade em um trabalho voltado para o bem-estar integral da mulher — da saúde íntima à maternidade consciente.
Uma conversa profunda sobre propósito, cuidado e empoderamento feminino que você não pode deixar de conferir!
Como surgiu em você o desejo de ser médica? E por quê a escolha pela obstetrícia?
Desde pequena, sempre fui movida pelo cuidado com o outro. Gostava de ouvir, acolher, tentar ajudar de alguma forma. Quando entrei na faculdade de Medicina, fui me encantando pelas diversas áreas, mas foi na Obstetrícia que meu coração bateu mais forte. Acompanhar o nascimento de uma vida é algo transformador — um privilégio que nunca perde a magia. A Obstetrícia une técnica, sensibilidade e presença, tudo o que eu mais valorizo na Medicina.
Como você conheceu sua sócia? De que forma surgiu a Bloomie? Qual o porquê do nome?
Conheci minha sócia numa clínica em que trabalhávamos, e desde então dividimos os mesmos sonhos: oferecer um atendimento verdadeiramente humano, respeitoso e acolhedor às mulheres. A Bloomie nasceu desse propósito — de florescer um novo modelo de cuidado, em que a mulher é protagonista. O nome vem de “bloom”, que significa florescer. Queríamos algo que traduzisse vida, leveza e crescimento — exatamente o que queremos proporcionar a cada paciente.
O que as pacientes podem encontrar na clínica?
A Bloomie é um espaço feito para acolher. Aqui, cada detalhe foi pensado para que a mulher se sinta confortável, segura e respeitada. Oferecemos um cuidado integral, com escuta ativa, equipe especializada, ambientes aconchegantes e serviços que vão desde o pré-natal e parto até o acompanhamento ginecológico e estético. Tudo com muito carinho e profissionalismo.
Qual a maior delícia da sua profissão?
Sem dúvida, acompanhar o nascimento de uma nova família. Estar presente em um dos momentos mais importantes da vida de uma mulher, ver o brilho nos olhos, as lágrimas de emoção, a força que ela descobre ter… é indescritível. Cada parto é único, e eu nunca deixo de me emocionar.
O que é um parto humanizado e de que forma as pacientes têm isso com o seu atendimento?
Parto humanizado não é sobre via de parto, e sim sobre respeito. É garantir que a mulher seja ouvida, informada e tenha autonomia para tomar decisões sobre seu corpo e seu bebê. No nosso atendimento, isso se traduz em escuta sem julgamentos, planos de parto personalizados, suporte emocional e físico durante todo o processo, e uma equipe preparada para acolher com empatia.
Qual o seu hobbie?
Amo estar com minha família, especialmente em momentos ao ar livre. Gosto de viajar aos fins de semana e descobrir cantinhos novos com as crianças. E quando sobra um tempinho só pra mim, nada como uma boa leitura com uma xícara de chá.
Nos indique um filme, um livro e uma série.
Filme: O Que Esperar Quando Você Está Esperando - uma comédia que aborda as diferentes formas de viver a gravidez, com humor e sensibilidade.
Livro: As 5 Linguagens do Amor
É um livro simples, prático e que gera muito insight — tanto para casais que estão esperando um bebê, quanto para quem busca melhorar a comunicação e conexão afetiva no dia a dia.
Série: This Is Us
um retrato lindo sobre família, escolhas e conexões profundas.